A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NRE CURRÍCULO EM AÇÃO NRE ITINERANTE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NRE CURRÍCULO EM AÇÃO NRE ITINERANTE."— Transcrição da apresentação:

1 NRE CURRÍCULO EM AÇÃO NRE ITINERANTE

2 1. Dimensão Histórica Período Jesuítico: 1. Evangelização NRE

3 1. Laicidade X Confessionalidade
1.1 Dimensão Histórica Período Republicano: 1. Laicidade X Confessionalidade NRE

4 1. Caráter Obrigatório e Caráter Facultativo
1.2 Dimensão Histórica Era Vargas: 1. Caráter Obrigatório e Caráter Facultativo 2. Confessional NRE

5 1. Supressão do caráter confessional
1.3 Dimensão Histórica Período Ditatorial: 1. Supressão do caráter confessional NRE

6 1. Caráter Obrigatório e Caráter Facultativo
1.4 Dimensão Histórica Redemocratização: 1. Caráter Obrigatório e Caráter Facultativo 2. Aconfessional NRE

7 1. Modo do homem ser no Mundo
2. Fundamentos Teóricos-Metodológicos Definição de Sagrado: 1. Modo do homem ser no Mundo NRE

8 2. Manifestação de algo sobrenatural
2.1 Fundamentos Teóricos-Metodológicos Definição de Sagrado: 2. Manifestação de algo sobrenatural NRE

9 DEB 2.2 Fundamentos Teóricos-Metodológicos Considerações do Sagrado:
1. Tratamento Religioso objeto de fé DEB

10 DEB 2.3 Fundamentos Teóricos-Metodológicos Considerações do Sagrado:
2. Tratamento Escolar objeto de estudo DEB

11 DEB 3. Conteúdo Estruturantes 1. Paisagem Religiosa
2. Universo Simbólico Religioso 3. Texto Sagrado DEB

12 DEB 4. Conteúdo Básicos - 5ª 1. Organizações Religiosas
2. Lugares Sagrados 3. Símbolos Religiosos 4. Textos orais ou escritos DEB

13 DEB 4.1 Organizações Religiosas Organizações/Líderes
1. Igreja Universal do Reino de Deus/ Pastor 2. Igreja Ortodoxa Ucraniana/ Padre 3. Islamismo/Xeique ou Califa 4. Budismo/ Monge DEB

14 4.2 Lugares Sagrados Sinagoga de Curitiba
DEB

15 4.3 Lugares Sagrados Mesquita de Curitiba
DEB

16 4.4 Símbolos Religiosos Om Yin-Yang DEB Roda da Lei

17 DEB 4.5 Textos orais ou escritos 1. Bíblia 2. Corão 3. Vedas
4. (Tradição Oral Indígena) DEB

18 DEB 4.6 Conteúdos Básicos - 6ª 1. Festas Religiosas 2. Ritos
3. Temporalidade Sagrada 4. Vida e Morte DEB

19 DEB 4.7 Festas Religiosas 1. Ramadã 2. Pessach 3. Festival de Krishna
4. Natal DEB

20 DEB 4.8 Ritos 1. (Ritos Indígenas) 2. Batismo
3. Esbat (rituais wicca da Lua) DEB

21 DEB 4.9 Temporalidade Religiosa 1. Kumb Mela
2. Losar (passagem do ano tibetano) 3. Hanamatsuri (Festival das Flores) DEB

22 DEB 5. Vida e Morte 1. Reencarnação 2. Ressurreição 3. Ancestralidade
4. Niilismo DEB

23 6. Encaminhamento Metodológico
1. Problematização DEB

24 É SAGRADO PORQUE EU RESPEITO, OU EU RESPEITO PORQUE É SAGRADO?
6.1 Exemplo É SAGRADO PORQUE EU RESPEITO, OU EU RESPEITO PORQUE É SAGRADO? Islamismo Africanas Indígenas Hinduísmo Judaísmo Budismo Cristianismo Taoísmo DEB

25 1. Abordagem Teórica do Conteúdo
7. Encaminhamento Metodológico 1. Abordagem Teórica do Conteúdo DEB

26 7.1 Exemplo Na religião Hindu existem milhares de deuses (Politeísmo). DEB

27 7.1.1 Exemplo Os mais conhecidos são Brahma, Vishnu e Shiva, que são representações diferentes de um único Ser. DEB

28 7.2 Exemplo Os adeptos dessa religião acreditam que o Ser habita dentro de cada uma das pessoas e que estas devem procurar por toda vida o caminho para descobri-lo. DEB

29 8. Encaminhamento Metodológico
3. Contextualização DEB

30 8.1 Exemplo A religião existe como um sistema de significados, ritos, normas e papéis que pretende oferecer um caminho de salvação [...] DEB

31 8.2 Exemplo para seus adeptos. A religião, para alguns, é vista como algo eminentemente social e, ao mesmo tempo, [...] DEB

32 8.3 Exemplo com função social, ou seja, como uma forma de organizar o mundo e estabelecer as regras e funções de convivência. DEB

33 9. Avaliação 1. Função: diagnosticar a apropriação do conhecimento por parte dos alunos DEB

34 9.1 Avaliação 2. Função: diagnosticar os resultados das práticas pedagógicas propostas pelo professor DEB

35 DEB 9.2 Exemplo Formem grupo de cinco pessoas e pesquisem:
1. Qual é o significado do Rio Ganges para os Hinduístas? DEB

36 9.3 Exemplo 2. Por que a vaca é considerada um animal sagrado para os hinduístas? DEB

37 O processo avaliativo deve constar no Livro Registro de Classe
9.4 Avaliação O processo avaliativo deve constar no Livro Registro de Classe DEB


Carregar ppt "NRE CURRÍCULO EM AÇÃO NRE ITINERANTE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google