A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANO DE TRABALHO DOCENTE – PTD ENSINO RELIGIOSO 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANO DE TRABALHO DOCENTE – PTD ENSINO RELIGIOSO 2009."— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE TRABALHO DOCENTE – PTD ENSINO RELIGIOSO 2009

2 Turma: 6ª B – 4º Bimestre Conteúdo Básico: Vida e Morte Conteúdo Específico: Concepções de morte PLANO DE TRABALHO DOCENTE (PTD)

3 A morte é um conteúdo bastante complexo, por ser a finitude corpórea uma certeza inquestionável. JUSTIFICATIVA

4 Desse modo as tradições religiosas procuram explicar como acontece essa passagem da vida para a morte. JUSTIFICATIVA

5 Conceituar algumas perspectivas religiosas para vida e morte: OBJETIVO

6 Para que o estudante compreenda que as tradições religiosas possuem visões diferentes sobre vida e morte. OBJETIVO

7 Mobilização: Investigar as idéias que os estudantes já possuem sobre o conceito de morte. ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

8 Problematização: Partir do conto popular O Compadre da Morte. Principais causas de morte na região. ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

9 Conceituar: ancestralidade, ressurreição, reencarnação e a possibilidade do nada. ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

10 Ao tratar o Conteúdo Vida e Morte, serão abordadas as seguintes tradições religiosas: ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

11 Egípcios Índios Kaingang Madagascar na África Candomblé ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

12 Hinduísmo Doutrina Espírita Budismo Testemunha de Jeová Islamismo ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

13 Conto p. 108 do Caderno Pedagógico de Ensino Religioso. RECURSOS DIDÁTICOS

14 Folhas publicado no portal da professora Lucia Alma Muller. Lenda da Galinha D' Angola. A Lenda da Mandioca. RECURSOS DIDÁTICOS

15 História em quadrinhos – Penadinho em Céu x Inferno. RECURSOS DIDÁTICOS

16 Vídeo sobre ritual do Candomblé para homenagear seus ancestrais. RECURSOS DIDÁTICOS

17 Vídeo sobre Budismo. RECURSOS DIDÁTICOS

18 Música Epitáfio, na voz de Titãs. RECURSOS DIDÁTICOS

19 TV MULTIMÍDIA; (vídeo, música e imagens). CADERNO PEDAGÓGICO DE ENSINO RELIGIOSO. RECURSOS DIDÁTICOS

20 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO (específicos) Emprega conceitos adequados para as concepções de vida e morte nas diferentes tradições religiosas.

21 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO (específicos) Identifica que os rituais funerários são diferentes nas tradições religiosas.

22 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO (específicos) Respeitam as diferenças nas tradições religiosas.

23 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO (específicos) Reconhece que a finitude é um fenômeno natural.

24 INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO (específicos) Apresentação de trabalho em grupo. Avaliação escrita.

25 REFERÊNCIAS: BIACA, Valmir et al. O Sagrado no Ensino Religioso. Curitiba: SEED – Pr, KARDEC, Allan. O livro dos Espíritos. Araras: Instituto de Difusão Espírita, MÜLLER, Lucia Alma. Como as diferentes tradições religiosas explicam a passagem da vida para a morte ou apenas pela morte Disponível em: Acesso em: 14/10/2008.www.diaadiaeducacao.pr.gov.br


Carregar ppt "PLANO DE TRABALHO DOCENTE – PTD ENSINO RELIGIOSO 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google