A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Se destruir enquanto lagarta para se construir enquanto borboleta.” Edigar Morin.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Se destruir enquanto lagarta para se construir enquanto borboleta.” Edigar Morin."— Transcrição da apresentação:

1 “Se destruir enquanto lagarta para se construir enquanto borboleta.” Edigar Morin

2 Escolas Sustentáveis Qual o poder da palavra sustentável? Quais são seus significados? Qual o peso que ela tem nas ações planejadas pelas Escolas?

3 Acúmulo de conhecimentos Distante de processos sociais. Escola Fragmentada Fábrica “Linha de montagem”

4 Papel da Escola Soluções da Educação Energia Habitação Trabalho Renda Sociedade Saúde Água Alimentação Natureza

5 F N D E O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE tem como principal função prover recursos e executar ações para o desenvolvimento da educação. Seus recursos são direcionados aos estados, ao Distrito Federal, aos municípios e organizações não-governamentais para atendimento às escolas públicas de educação básica. Tem como objetivo captar recursos e realizar ações para o desenvolvimento da educação através de vários programas que envolvem a Educação Básica.

6 http://www.fnde.gov.br/

7 http://pdeinterativo.mec.gov.br/

8 PDDE – Escolas Sustentáveis Para as escolas priorizadas pelo programa, o MEC repassa recursos financeiros destinados a apoiar a execução do Plano de Ação elaborado pela Comunidade Escolar. 305 Escolas do Tocantins Priorizadas de 16.416 Escolas de Todo Brasil

9 Etapas o Cadastro ou atualização das Unidades Executoras (UEX); o Preenchimento do Diagnóstico, que possibilitará à escola perceber onde se encontram as suas principais fragilidades; o Elaboração do Plano de Ação – Comunidade Escolar; o Avaliação e aprovação;

10 Comunidade Escolar Pai ou mãe de aluno(a), Estudante, Equipe docente, Coordenação pedagógica, Supervisão pedagógica, Diretor(a), Vice-diretor(a), Conselho Escolar, Associação de pais e mestres, Equipe de assistência ou auxiliar da educação, Orientação educacional, Com-Vida da escola, Outros profissionais da educação.

11  2013: Resolução FNDE nº 18/2013 (critérios e manual de adesão)  Plano de ação inserido no http://pdeinterativo.mec.gov.br  2014: Aguardar publicação de nova Resolução pelo FNDE.

12 Itens Financiáveis I – Contratação de serviços de terceiros (pessoa física ou pessoa jurídica); II – Aquisição de materiais diversos para adequações ou manutenção no espaço físico da Escola; III – Aquisição de equipamentos e ou material permanente; IV – Produção e ou aquisição de materiais didático- pedagógicos;

13 Itens Financiáveis Preferência à compra de materiais e equipamentos não poluentes e/ou com reduzida toxicidade, em parte ou no todo, reciclados ou recicláveis, que minimizem o consumo de água ou energia elétrica, provenham da ECONOMIA LOCAL, entre outros atributos que concorram para a sustentabilidade socioambiental na escola, considerando os processos de produção, transporte, utilização e descarte.

14 Práticas Criativas  Mobilização social  Fortalecimento da cidadania  Mudança de comportamento  “extinguir o pensamento naturalista”  Tecnologia social  Buscar parcerias e exemplos que deram certo

15 Mobilização Social Nenhuma causa se sustenta sem a composição de razões que a justifiquem, sem a exposição pública dessas razões e sem um apelo que possa de alguma forma convencer os outros de que a questão à qual se refere: (a)é concreta; (b)é de interesse público; (c)é passível de transformação e (d)aponta para valores mais amplos Um processo de mobilização social é um processo comunicativo!

16 Comunicação A coletivização distingue-se da divulgação porque espera-se que as pessoas não apenas tomem conhecimento da informação, mas incorporem-na de alguma forma, utilizem-na, compartilhem-na e tornem-se elas próprias fontes de novas informações O processo de mudança de valores é lento, mas pode ser orientado pela comunicação, que possui uma função referencial e organizadora e é capaz de coordenar ações.

17 Ideias para o Plano de Ação  Captação de água da chuva  Captação de óleo para sabão  Horta comunitária  Coleta seletiva  Trilhas ecológicas  Visitas a empreendimentos ambientais

18 É preciso compromisso politico e engajamento dos professores, dirigentes, pais e alunos para construir a própria identidade da escola como instituição social e assumir compromissos para criar futuro melhor que o presente.

19 Educar pelo exemplo e irradiar sua influencia para a comunidade escolar.

20 SOLO ÁGUA AR DEGRADAÇÃO DESMATAMENTO DESFLORESTAMENTO DESERTIFICAÇÃO DESORDEM DESCUMPRIMENTO DESPERDICIO DESRESREITO!!!!!

21

22

23

24

25

26

27

28

29 Marcela Pultrini - mutambacriativa@gmail.com (63) 81019711


Carregar ppt "“Se destruir enquanto lagarta para se construir enquanto borboleta.” Edigar Morin."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google