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2 Olha só o que o Dr Miguel Nicolelis diz pra gente: Veja só a piadinha que me deixa possesso, de quem não acredita nem em si mesmo. É completamente ridículo porque o sujeito ri de si mesmo, se diminui e nem se dá conta. É a piada mais infeliz que já vi!! Deus criou esse maravilhoso país, mas deixa ver o povinho que vou pôr lá. Isso é rir de nós mesmos... E quantas vezes fazemos isso, sem nos darmos conta! E o que é pior, continuamos fazendo! É colocar na nossa cabeça um complexo de inferioridade. É dizer que somos menos, legal mesmo é o outro... De preferência do Primeiro Mundo!

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4 Povos Indígenas no Brasil Olimpíadas na China X Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa... Né ?... Ou não é ??? Um estudo da profª Malu Pinto / 2008

5 Dois países... Quantas línguas.... Quantas culturas... Somos todos iguais?Somos todos diferentes? Quem somos? Brasil - China Iguais a quem?Diferentes de quem?

6 Quantas línguas são faladas no Brasil?

7 Quantas línguas são faladas na China? Le Monde Diplomatique Brasil

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9 A oportunidade oferecida pelas Olimpíadas (aos apoiadores ocidentais pró Tibete) não é algo que esses manifestantes pretendam deixar escapar. José Tadeu Arantes Editor do Le Monde Diplomatique Brasil Mas é ingenuidade imaginar que os protestos venham a produzir uma mudança radical no status quo. Poderão empurrar chineses e tibetanos para a mesa de negociações, porém a independência total com que sonham alguns militantes não estará na pauta

10 Se a lógica dos manifestantes fosse estendida a todos os países que oprimem ou limitam direitos de outros povos, não haveria Olimpíadas, nem agora, nem daqui a muitos anos. José Tadeu Arantes Editor do Le Monde Diplomatique Brasil Os EUA seriam boicotados pela ocupação do Iraque, que já ocasionou cerca de 650 mil mortes; Israel pelos palestinos; a Russia pelos chechenos; o Reino Unido, pelos irlandeses, escoceses e galeses; a Espanha pelos bascos, catalães e galegos; a Turquia pelos curdos; a Índia pelos tâmeis e adivasis; o Japão, pelos ainus; e assim sucessivamente. Até o Brasil Brasil, que se ufana de ser uma democracia racial, teria uma grande conta a saldar com sua população negra negra e suas minorias indígenas indígenas.

11 É possível estudar o nosso país sem prestar atenção no resto do mundo? Luiz Inácio Lula da Silva/ Brasil Evo Morales / Bolívia Hugo Chávez / Venezuela Fernando Lugo / Paraguai E o que o resto do mundo tem a ver com os povos indígenas do Brasil ?

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15 Em 2003, quando construímos o Almanaque Indígena do Brasil – Hoje! (http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/03almanq/index.htm),http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/03almanq/index.htm descobrimos muita coisa interessante e que não conhecíamos, seja por desinteresse ou por ignorância mesmo. Nosso povo – Povo brasileiro, é formado pela miscigenação de vários povos. Miscigenação de Português, negro e índio, né? NÃO, NÃO É !!! Primeiro que português não é o povo branco. Segundo que negro não é um povo. Terceiro, que índio também não é um povo. Até aí tudo bem... Isso nós já sabíamos!

16 Então, se cada um deles não é um povo, nem representa um povo, como entender tudo isso? Simples, é só ver como é que cada um fala. Será que é a mesma língua? Como é a cultura de cada um. Como que cada um vê o mundo? As coisas mais básicas de nossas vidas, como nascer e morrer; ter ou não filhos; viver em comunidade ou se separar dela;...

17 Então, assim vamos, aos poucos, percebendo que não existe POVO NEGRO, nem POVO ÍNDIO, nem POVO BRANCO, e sim povos, diversos povos, com diferentes línguas e culturas.

18 Indígena ou aborígine, como ensina o dicionário, quer dizer "originário de determinado país, região ou localidade; nativo". Só no Brasil existem mais de 200 povos indígenas e eles não são todos iguais, não tem a mesma língua, nem a mesma cultura. Então não é possível colocar todos os povos misturados num lugar apertado em que não é possível desenvolver suas crenças, seus valores.

19 Antes de tudo, o fato de cada qual se identificar como coletividade específica, distinta de outras com as quais convive e, principalmente, do conjunto da sociedade do país onde está. O que todos os povos indígenas têm em comum?

20 Falar, hoje, em povos indígenas no Brasil significa reconhecer, basicamente, seis coisas: 1.nestas terras colonizadas por portugueses, onde viria a se formar um país chamado Brasil, já havia populações humanas; 2.não sabemos exatamente de onde vieram; dizemos que são "originárias" ou "nativas" porque estavam por aqui antes da ocupação européia; 3.certos grupos de pessoas que vivem no território brasileiro atual estão historicamente vinculados a esses primeiros povos; 4.os índios que estão hoje no Brasil têm uma longa história, que começou a se diferenciar daquela da civilização ocidental ainda na chamada "pré-história"; a história "deles" voltou a se aproximar da "nossa" há cerca, apenas, de 500 anos (com a chegada dos portugueses); 5.como todo grupo humano, os povos indígenas têm culturas que resultam da história de relações que se dão entre eles próprios e entre eles e o meio ambiente; foi, e continua sendo, drasticamente alterada pela realidade da colonização; 6.a divisão territorial em países (Brasil, Venezuela, Bolívia,...) não coincide, necessariamente, com a ocupação indígena do espaço geográfico; em muitos casos, há povos que vivem dos dois lados de fronteiras internacionais, criadas muito depois de eles já estarem na região; é por isso que faz mais sentido dizer povos indígenas "no Brasil" do que "do Brasil".

21 Posse de Evo Morales na Bolívia jan/2006

22 Os processos de colonização e de constituição de novos países foram extremamente violentos: extinção de povos inteiros, dizimação demográfica, tomada de terras, comprometimento dos meios tradicionais de sobrevivência física e cultural, dissolução de identidades étnicas particulares na nova sociedade nacional em formação... Depois de tanto tempo passado, de tanta opressão e, muitas vezes, miscigenação, surge um problema: Como identificar grupos de pessoas que são originários ou nativos desses lugares?

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24 Essa não é uma questão fácil de responder, mas é fundamental. Tem a ver com reconhecimentos de direitos especiais, luta por compensações de dívidas históricas e conflitos de interesses quanto à posse de determinados territórios ou à utilização de recursos naturais. Situa-se, enfim, no campo da política: de cada país e também daquela que se desenrola em organismos internacionais como a ONU, a OIT ou a OEA. Documentos de épocas, países e instituições diferentes apresentam critérios também diferentes para identificar quem é indígena, baseados em idéias como raça, traços culturais ou desenvolvimento econômico.

25 No Brasil, o critério mais aceito, atualmente, é o da auto-identificação étnica. Ou seja: é indígena um grupo de pessoas que se identifica como coletividade distinta do conjunto da sociedade nacional em virtude de seus vínculos históricos com populações de origem pré-colombiana (antes que Cristóvão Colombo chegasse à América). Todo indivíduo que se reconhece como parte de um grupo com essas características e é pelo grupo reconhecido como tal pode ser considerado um índio.

26 Karipuna - Equador

27 Há mais de 20 anos, a maior parte dos índios de Roraima luta pela homologação da Raposa-Serra do Sol em área contínua, e não em ilhas, como querem os agricultores que invadiram as terras na década de 90 e que atualmente contam com o apoio de uma parte dos povos indígenas que ali habitam. Além disso, a existência do município de Uiramutã, criado em 1996, e cuja sede está na terra indígena é outro entrave no caminho da homologação. A homologação em área contínua, é a última etapa de um processo que começa com estudos de identificação e delimitação do território. A Raposa- Serra do Sol, última grande Terra Indígena da Amazônia que aguarda reconhecimento, está pronta para ser homologada desde a edição da Portaria 820/98.

28 Com a homologação os invasores têm de ser retirados. Por isso, eles querem a homologação fracionada. Ou seja, que sejam excluídas da Terra Indígena as áreas produtivas, as estradas, as vilas e a cidade de Uiramutã. A Raposa-Serra do Sol fica a noroeste de Roraima, na fronteira com a Guiana e a Venezuela. É habitada por aproximadamente 15 mil índios das etnias Macuxi, Tauarepang, Patamona, Ingarikó e Wapixana, que ocupam 152 aldeias. O Estado de Roraima tem 32 terras indígenas, o que corresponde a 46% do território estadual e uma população estimada de 40 mil índios, uma das maiores populações indígenas do Brasil.

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30 Le Monde Diplomatique Brasil – nº 10 – maio / acesso 24/maio/2008 Atlas Geográfico escolar IBGE 2002 Caros Amigos – - nº 134 -maio / 2008

31 http://www.ideti.org.br/blog/default.asp?view=archives&month=6&year=2006http://www.ideti.org.br/blog/default.asp?view=archives&month=6&year= http://www.moderna.com.br/moderna/didaticos/projeto/2007/1/personagens? cod_origem=eihttp://www.moderna.com.br/moderna/didaticos/projeto/2007/1/personagens? cod_origem=ei 5.. vendenhttp://www.vieiros.com/nova/62549/a-auga-e-a-vida-dereitos-que-non-se- venden 6..http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/03almanq/index.ht mhttp://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/03almanq/index.ht m Atlas Geográfico escolar IBGE Le Monde Diplomatique Brasil – nº 10 – maio / jornal 11.. jornal 12.. jornal 13.. jornal 14..http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/03almanq/index.ht mhttp://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/03almanq/index.ht m 15..http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/03almanq/index.ht mhttp://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/03almanq/index.ht m 16..http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/03almanq/index.ht mhttp://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/03almanq/index.ht m 17..http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/03almanq/index.ht mhttp://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/03almanq/index.ht m 18..http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/03almanq/index.ht mhttp://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/03almanq/index.ht m http://www.socioambiental.org/pib/portugues/quonqua/quemsao/indexqu.sht mhttp://www.socioambiental.org/pib/portugues/quonqua/quemsao/indexqu.sht m 25..http://www.pime.org.br/mundoemissao/teologiaindia2.htmhttp://www.pime.org.br/mundoemissao/teologiaindia2.htm 26..http://www.dhnet.org.br/dados/relatorios/dh/br/jglobal/jglobal2000/situacaodh.htmlhttp://www.dhnet.org.br/dados/relatorios/dh/br/jglobal/jglobal2000/situacaodh.html 27.http://projeto-bolivia.blogspot.com/2007/08/evo-morales.htmlhttp://projeto-bolivia.blogspot.com/2007/08/evo-morales.html 28.http://projeto-bolivia.blogspot.com/2007/08/evo-morales.htmlhttp://projeto-bolivia.blogspot.com/2007/08/evo-morales.html 29.http://karipuna.blogspot.com/2007/11/declarao-de-ilal.htmlhttp://karipuna.blogspot.com/2007/11/declarao-de-ilal.html serra-do-sol-firmam.htmlhttp://brasileirosdemallorca.blogspot.com/2007/09/lideranas-da-raposa- serra-do-sol-firmam.html http://www.amazonoticias.com/noticias.php?idTipoNoticia=6&idNoticias=2194http://www.amazonoticias.com/noticias.php?idTipoNoticia=6&idNoticias= http://www.rogeriosilveira.jor.br/reportagem2007_10_23_educacao_indigena _aldeia_guarani_aguapeu_mongagua.phphttp://www.rogeriosilveira.jor.br/reportagem2007_10_23_educacao_indigena _aldeia_guarani_aguapeu_mongagua.php 54.http://www.rogeriosilveira.jor.br/reportagem2007_10_23_educacao_indigena _aldeia_guarani_aguapeu_mongagua.phphttp://www.rogeriosilveira.jor.br/reportagem2007_10_23_educacao_indigena _aldeia_guarani_aguapeu_mongagua.php

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