A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

* Justificativa A proposta da presente oficina, justifica-se quando reconhecemos o "Lugar Sagrado" em suas manifestações, como sendo um local de profunda.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "* Justificativa A proposta da presente oficina, justifica-se quando reconhecemos o "Lugar Sagrado" em suas manifestações, como sendo um local de profunda."— Transcrição da apresentação:

1 * Justificativa A proposta da presente oficina, justifica-se quando reconhecemos o "Lugar Sagrado" em suas manifestações, como sendo um local de profunda e intensa emanação espiritual, onde os indivíduos realizam práticas de cunho religioso e buscam o

2 Justificativa: desenvolvimento de sua espiritualidade, onde a existência de diferentes credos, com seus respectivos lugares sagrados, reforça nossa necessidade de respeito a diversidade cultural e religiosa.

3 * Problematização: A partir da configuração física e religiosa da cidade de Apucarana, norte do Paraná e sobre o entendimento que a cultura religiosa faz do culto ao transcedente e ao sagrado, buscou-se uma parceria junto a Secretaria do Meio Ambiente, através do Projeto Turismo Religioso, onde a Secretaria

4 Problematização Municipal do Meio Ambiente, com o Projeto Caminho das Águas - Circuito da Fé, procura-se demostrar alguns dos principais lugares sagrados da comunidade, observando-se os diferentes aspectos culturais, sociais e religiosos existentes.

5 Descrição da Metodologia da Oficina
Diálogo Sensibilizador (Mobilização) : 1-Apresentação de slides na Tv multimidia, referentes aos locais sagrados existentes no mundo, nas principais religiões: -CRISTIANISMO, ISLAMISMO, BUDISMO, HINDUISMO, RELIGIÕES INDIGENAS E RELIGIÕES AFRO-DESCENDENTES.

6 Descrição da Metodologia da Oficina
Problematização e Contextualização: 1-Demonstração do banner e apresentação do DVD (aproximadamente 4 min) sobre o Projeto Caminho das Águas - Circuito da Fé da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Apucarana.

7 Descrição da Metodologia da Oficina
2. Distribuição do material pedagógico como fonte de pesquisa e apoio. (Revista Guia Sócio-econômica Caminhos do Vale, com dados recentes dos municípios do Vale do Ivaí - Novembro/2009) e Revista As Devoções do Paraná - Festas Tradicionais e Locais de Peregrinação com fotos e dados sobre as principais festas tradicionais religiosas do estado.

8 Descrição da Metodologia da Oficina:
Avaliação - Proposta de trabalho de Tour Religioso, com visitação ao Projeto Caminho das Águas - Circuito da Fé, com guia da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Apucarana (aproximadamente 3 horas), como forma de verificação da apropriação dos conhecimentos.

9 Materiais e Recursos Pedagógicos.
Banner e DVD do Projeto Caminho das Águas - Circuito da Fé. -Revistas Guia Sócio-econômica dos Caminhos do Vale (novembro/2009). Grupo Tribuna de comunicação - 26 municípios do Vale do Ivaí-PR e As devoções do Paraná - Festas Tradicionais e Sociais de Perigrinação. (Secretaria de Estado do Turismo- Paraná). -Tv multimidia -Pendrive -Slides -Ônibus -Guia Turístico

10 * Referências Secretaria Estadual de Educação do Paraná. Diretizes Curriculares de Ensino Religioso para a Educaçao Básica . Curitiba, INCONTRI, Dora; BIGHETO, Alessandro , Coleção Todos os Jeitos de Crer. Ática, JUNQUEIRA,S; WAGNER, R- (orgs) . Fundamento Epistemológico do Ensino Religioso - O Ensino Religioso no Brasil - Curitiba, Revistas - Guia Sócio-econômica dos Caminhos do Vale - novembro/ Grupo Tribuna de Comunicação - 26 municípios do Vale do Ivaí-Pr e As Devoções do Paraná - Festas Tradicionais e Locais de Peregrinação. (Secretaria de Estado do Turismo- Paraná).

11 Links


Carregar ppt "* Justificativa A proposta da presente oficina, justifica-se quando reconhecemos o "Lugar Sagrado" em suas manifestações, como sendo um local de profunda."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google