A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BIBLIOLOGIA IV II Coríntios e Gálatas. II CORINTIOS 2Co reflete, de várias maneiras, o tratamento de Paulo com a Igreja de Corinto durante o período da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BIBLIOLOGIA IV II Coríntios e Gálatas. II CORINTIOS 2Co reflete, de várias maneiras, o tratamento de Paulo com a Igreja de Corinto durante o período da."— Transcrição da apresentação:

1 BIBLIOLOGIA IV II Coríntios e Gálatas

2 II CORINTIOS 2Co reflete, de várias maneiras, o tratamento de Paulo com a Igreja de Corinto durante o período da fundação, por volta de 50 dC, até a redação desta epístola, em 55 ou 56 dC. Os vários episódios na interações entre Paulo e os coríntios podem ser resumidos conforme a seguir:

3 A visita de Fundação a Corinto durou cerca de dezoito meses. At 18 Paulo escreveu uma epístola anterior a 1Co (1Co 5.9) Paulo escreveu 1Co em Éfeso por volta de 55 dC Uma breve porém dolorosa visita a Corinto causou tristeza a Paulo e à igreja (2Co 2.1; 13.2)

4 Depois dessa dolorosa visita, Paulo escreveu um epístola severa, entregue por Tito (2Co 2.4; 7.6-8) Paulo escreveu 2Co da Macedônia, durante seu caminho de volta a Corinto, em 55 ou 56 dC A visita final de Paulo a Corinto (At 20), provavelmente, tenha ocorrido quando ele escreveu Rm, pouco antes de voltar a Jerusalém. A visita dolorosa, que At não registra, e a carta severa fornecem pano de fundo imediato para a redação de 2Co.

5 CARACTERÍSTICAS 2Co é a mais autobiográfica das epístola de Paulo, contendo inúmera referências às dificuldades que ele enfrentou no curso de seu ministério ( ). Paulo as menciona para estabelecer a legitimidade de seu ministério e para ilustrar a natureza de verdadeira espiritualidade.

6 Ao defender seu ministério, Paulo abre seu coração, mostrando sua profunda emoção. Ele revela o seu forte amor pelos coríntios, seu zelo ardente pela glória de Deus, sua lealdade inflexível à verdade do evangelho e sua indignação implacável ao confrontar aqueles que rompem o companheirismo da igreja.

7 Sua vida estava inseparavelmente ligada à de seus convertidos, e ele não era profissionalmente frio em seu ministério ( 1.6; 5.13; 7.3-7;11.2; ).

8 CONTEÚDO 2Co consiste de três partes principais. Os primeiros sete capítulos contêm a defesa de Paulo sobre a sua conduta e o seu Ministério. A segunda parte, caps. 8-9, trata da oferta sendo levantada por Paulo para os santos pobres da Judeia e a Terceira parte, os caps 10-13, contêm uma mensagem de reprimenda aos caluniadores existentes na igreja.

9 GÁLATAS Gálatas é a única carta que Paulo endereçou especialmente a uma grupo de Igrejas. A Galácia não era uma cidade, mas uma região da Ásia Menor, que incluía várias cidades. Paulo enviou esta carta para as igrejas na província da Galácia, uma área que incluía as cidades de Antioquia, Icônia, Listra e Derbe.

10 GALÁTAS Gálatas contém divisões biográficas, doutrinárias e práticas de dois capítulos cada. Na primeira seção (caps. 1-2), Paulo defende sua autoridade apostólica. Na segunda seção, doutrinária, (caps 3-4), Paulo apresenta uma série de argumentos e ilustrações para provar a inferioridade da lei em relação ao evangelho e para estabelecer o verdadeiro propósito da Lei.

11 Na terceira, aplicação prática da doutrina ( caps. 5-6), Paulo exorta os gálatas pra usarem adequadamente sua habilidade cristã e para não abusarem da mesma. Ao invés de dar lugar ao pecado, o evangelho fornece meios para se obter a justiça que a Lei exige.

12 TEMA O eixo em torno do qual Gálatas gira é o seu posicionamento em relação ao evangelho. Paulo investiga a verdade do evangelho(2.5,14): origem, conteúdos, seu recebimento pela justificação pela fé em Cristo.

13 Versículo Chave 2.16 O homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus.

14 Já no início (1.1) o apóstolo declarou sua posição fundamental com respeito à ressurreição de Jesus Cristo, que validava a obra redentora de Cristo e a libertação dos crentes (1.4).

15 As boas-novas da justificação somente pela fé em Cristo e sua morte (3.1-2) são o único meio de salvação. De igual modo, a fé nas promessas de Deus sempre tem sido o meio divino de perdoar e de abençoar (3.6- 4,31)

16 Depois de tornar-se cristão, a necessidade de crer em Cristo não diminui. Na vida diária, pela fé, o poder de Cristo (2.2) e seu Espírito (4.6) permite aos crentes receber orientação de Deus (5.18) e evitar o comportamento pecaminoso incentivado pela carne (5.13, 16, 19-21).

17 Viver pela fé aciona o poder do Espírito Santo (5.5) para uma vida amorosa e radiante (5.6) que produz uma colheita enorme a curto prazo ( ) e também por toda a vida (6.8-9).

18 ESBOÇO I. Introdução Saudação Deserção dos gálatas Denúncia contras os judaizantes Declaração da integridade de Paulo 1.10 II. Biografia: Paulo defende sua autoridade A fonte de sua autoridade O reconhecimento de sua autoridade A manifestação de sua autoridade

19 III. Doutrina: Paulo defende seu evangelho Com discussão Por apelo Por alegoria IV. Prática: Paulo exorta os gálatas Para usar adequadamente sua liberdade cristã Para caminhar através do Espírito Para carregar os fardos dos outros

20 V. Conclusão advertência contra os legalistas Centralidade da cruz Marcas de um apóstolo 6.17 Bênção 6.18

21 Cristo Revelado Paulo ensina que Jesus coloca aqueles que têm fé nele (1.16; 3.26) em uma posição de liberdade (2.4; 5.1), libertando-os da servidão ao legalismo e à libertinagem. A principal ênfase do apóstolo está na crucificação de Cristo como base para a libertação do crente da maldição do pecado (1.4; 6.14), do próprio eu (2.20) e da lei (3.12; 4.5).

22 Paulo também descreve uma dinâmica união de fé com Cristo (2.20), visivelmente retratada no batismo (3.28). Em relação à pessoa de Cristo, Paulo declara tanto sua divindade (1.1,3,16) quanto sua humanidade (3.16; 4.4), que ele próprio revelou a Paulo (1.12).


Carregar ppt "BIBLIOLOGIA IV II Coríntios e Gálatas. II CORINTIOS 2Co reflete, de várias maneiras, o tratamento de Paulo com a Igreja de Corinto durante o período da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google