A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Português Professora: Pollyanna Mattos. INTERTEXTUALIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Português Professora: Pollyanna Mattos. INTERTEXTUALIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 Português Professora: Pollyanna Mattos

2 INTERTEXTUALIDADE

3 Observe as imagens a seguir para entendermos o que é intertextualidade

4

5

6

7 Imagem original Imagem intertextual

8 Conceito: Intertextualidade ou diálogo entre textos é a utilização de um elemento de um texto, ou de uma obra de arte em geral, em outro texto ou obra de arte.

9 Intertextualidade com a Bíblia (I Coríntios 1:1-13) Letra da Música Monte Castelo da Legião Urbana Ainda que eu falasse A língua dos homens E falasse a língua dos anjos Sem amor, eu nada seria... É só o amor, é só o amor Que conhece o que é verdade O amor é bom, não quer o mal Não sente inveja Ou se envaidece... O amor é o fogo Que arde sem se ver É ferida que dói E não se sente É um contentamento Descontente É dor que desatina sem doer... Exemplo de texto Intertextual Intertextualidade com um soneto de Camões

10 Principais tipos de intertextualidade

11 Epígrafe Trata-se de uma citação utilizada para introduzir uma obra.

12 Citação Trata-se da utilização de um trecho literal de um texto em outro. Deve vir sempre marcada por aspas ou itálico e conter a fonte. Ex.: Penso, logo existo (Descartes)

13 Alusão Trata-se da utilização de um elemento de um texto em outro sem usar as palavras exatas do original. Ex.: Descartes achava que, como pensava, existia.

14 Paráfrase Trata-se da reprodução integral do conteúdo de um texto, alterando-lhe somente as palavras e as estruturas sintáticas. Ex: resumos de livros

15 Paródia Trata-se da utilização de um texto como base para outro cujo conteúdo tenha um efeito de humor ou crítica. Ex: paródias de novela feitas pelo programa Casseta e Planeta.

16 Plágio Trata-se da cópia total ou parcial de um texto e a mudança de seu autor original. O plágio é crime. Ex: alguns trabalhos acadêmicos feitos a partir de sites como wikipedia.com e sem constar a fonte dos textos.

17 Pastiche Trata-se da cópia não do conteúdo de uma obra, mas de seu formato, ou seja, de sua estrutura de enredo, personagens, temática, etc. Ex: novelas ou filmes que têm a mesma história básica.

18 Versão ou Adaptação Trata-se da adaptação de um tipo de obra de arte a outro tipo de arte. Ex: livros que se tornam filmes

19 Bricolagem Trata-se da mescla de elementos advindos de vários textos ou de várias obras de arte em geral. Ex: o filme infantil Shrek


Carregar ppt "Português Professora: Pollyanna Mattos. INTERTEXTUALIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google