A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Providência de Deus A Providência pode descrever-se como conjunto de ações e disposições pelas quais Deus leva a cabo as suas relações contínuas com o.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Providência de Deus A Providência pode descrever-se como conjunto de ações e disposições pelas quais Deus leva a cabo as suas relações contínuas com o."— Transcrição da apresentação:

0 Aula 5 Providência de Deus
A Criação Aula 5 Providência de Deus

1 Providência de Deus A Providência pode descrever-se como conjunto de ações e disposições pelas quais Deus leva a cabo as suas relações contínuas com o mundo e o homem, com o fim de conduzi-los até à sua perfeição final. Consiste, assim, num governo do mundo, que abarca o que acontece na natureza e na história, o que afeta as comunidades humanas e o que tem a ver com a vida de cada indivíduo. Vaticano II fala dela como o “poder misterioso que está presente no desenrolar das coisas e nos acontecimentos da vida humana” (Nostra aetate 2).

2 Providência de Deus A Providência (cuidado contínuo que Deus tem com as suas criaturas) “é uma verdade inseparável da fé em Deus Criador: Deus age em toda a ação das suas criaturas” (CIC 308). “A Igreja anuncia a Divina Providência, não por invenção sua, mas porque Deus se mani- festou assim, quando revelou, na história do seu povo, que a sua ação criadora e a sua intervenção de salvação estavam indissoluvel- mente unidas, faziam parte de um único plano projetado nos séculos eternos” (João Paulo II, Catequese sobre a Providência 4).

3 Providência de Deus A Providência divina é um dado constante da Escritura. Deus conduz tudo o que foi criado para o Bem, para o fim para o qual as criaturas existem. Sal 145, 9: “Deus é bom com todos, e a sua misericórdia estende-se a todas as suas obras”. “Deus guarda e governa pela sua providência tudo o que criou, ‘alcançando com força de um extremo ao outro do universo e dispondo tudo retamente’ (Sb 8, 1). Porque ‘tudo está nu e descoberto a seus olhos’ (Hb 4, 13), inclusive o que a ação livre das criaturas produza” (Vaticano I, Dei Filius 1).

4 Providência de Deus CIC 303: “A solicitude da divina Providência é concreta e imediata; cuida de tudo, desde os mais insignificantes pormenores até aos grandes acontecimentos do mundo e da história”. Esta convicção implica que as coisas não sucedem por acaso ou por casualidade, e que a ordem causal do universo não advém de uma força anônima ou de agentes que atuem à margem de Deus. Exclui-se especialmente a fatalidade - é dizer, a ideia supersticiosa de que o homem se encontra dominado por energias ocultas no cosmos, que exerceriam sobre a existência humana uma influência negativa e inexorável. Visão fatalista e não providente na bruxaria.

5 Providência de Deus “No seu poder Infinito, Deus poderia sempre
criar algo melhor” (S. Tomás, S. Th. I, q. 25, 6). Preferiu o mundo tal como é: um mundo que deve alcançar a sua perfeição. “Portanto, com o bem físico existe também o mal físico, enquanto a Criação não tiver alcançado a sua perfeição” (Idem, Suma contra os Gentios 3, 71). Estudaremos o problema do mal mais adiante. CIC 308: Deus “é a causa primeira, que opera nas e pelas causas segundas: ‘É Deus que produz em nós o querer e o operar, segundo o seu beneplácito’ (Flp 2, 13). Longe de diminuir a dignidade da criatura, esta verdade realça-a”.

6 Providência de Deus Pela sua providência, Deus previu que o homem fosse participante livremente da vida bem aventurada, e saiu-lhe ao encontro. Mas o homem pode não aceitar o chamamento a tal vida bem aventurada, e considerar os acontecimentos históricos como resultado exclusivo das acções do homem, sem reparar na sua dimensão de eternidade. No entanto, estes aconteci- mentos dão-se nas mãos amorosas de Deus, que não quer o mal na história, mas permite-o, por respeito à liberdade criada e porque desses males pode tirar bens. A providência infalível de Deus não força a acção livre das criaturas racionais. Não saberemos o sentido pleno da história até ao final dos tempos.

7 Providência de Deus A presença providente de Deus invade
absolutamente tudo. Nem os lugares recônditos são problema para o seu olhar, porque Deus vê a partir do interior do ser. Esta presença de Deus chama-se “presença de imensidade”. Sal 139, 7-10: “Para onde irei, longe do teu sopro? Para onde fugirei, longe da tua presença? Se subo ao céu, Tu estás lá; se desço ao abismo, lá Te encontro. Se levanto voo para as margens da aurora, se emigro para os confins do mar, aí me alcançará a tua esquerda, e a tua direita me sustentará”.

8 Providência de Deus “Jesus reclama um abandono filial à Providência do Pai celeste, que cuida das mais pequenas necessidades dos seus filhos: ‘Não vos inquieteis, dizendo: que havemos de comer? Que havemos de beber? (...). Bem sabe o vosso Pai celeste que precisais de tudo isso. Procurai primeiro o Reino de Deus e sua justiça, e tudo o mais vos será dado por acréscimo’ (Mt 6, 31-33)”. Em Cristo, os cristãos aprendem a ter confiança no seu Pai Deus. Não há nada para um cristão que não provenha da mão amorosa de Deus, porque nem sequer os momen- tos mais duros da existência estão afastados da vontade de Deus. Rom 8, 28:“Todas as coisas concorrem para o bem dos que amam a Deus”.

9 Providência de Deus Os santos, ante as adversidades mais extremas, não deixam de invocar Deus para que se possam ver livres da ameaça, mas sobretudo para que se cumpra o desígnio amoroso de Deus. Por isso, não têm temor perante a dor, nem pe- rante a morte, porque as adversidades da terra não podem senão uni-los ao corpo sofredor do Senhor. São Tomás More, pouco antes do seu martírio, para consolo da sua filha: “Nada pode aconte- cer-me que Deus não queira. E tudo o que Ele quer, por muito mau que nos pareça, é, na verdade, muito bom” (cfr CIC 313).

10 Ficha técnica Bibliografia Slides
Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação Teológica da Editorial Rialp (editados em português pela editora Diel) Slides Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com


Carregar ppt "Providência de Deus A Providência pode descrever-se como conjunto de ações e disposições pelas quais Deus leva a cabo as suas relações contínuas com o."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google