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01. Estrutura (6 slides) 10. Nono e Décimo Mandamento 02. Primeiro Mandamento (20 slides) (9 slides) 03. Segundo Mandamento (7slides) 11. Virtudes (26.

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2 01. Estrutura (6 slides) 10. Nono e Décimo Mandamento 02. Primeiro Mandamento (20 slides) (9 slides) 03. Segundo Mandamento (7slides) 11. Virtudes (26 slides) 04. Terceiro Mandamento (5 slides) 05. Quarto Mandamento (11 slides) 06. Quinto Mandamento ( 23 slides) 07. Sexto Mandamento ( 20 slides ) 08. Sétimo Mandamento (12 slides) 09. Oitavo Mandamento (13 slides) Aulas previstas: Dez Mandamentos 01 Moral especial - Primeiro Mandamento

3 2/22 Os dez mandamentos dividem-se em dois rolos : os três primeiros referidos a Deus e os sete restantes referidos à conduta da própria pessoa e à sua relação com os outros. Jesus precisa: Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente. Este é maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a este: amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Mt 22, Profetas ( Mt 22, ). Moral especial - Primeiro Mandamento

4 3/22 Moral especial - Primeiro Mandamento Dar glória a Deus equivale a aceitar a sua grandeza e a adorá-Lo. O homem dá glória a Deus quando crê nEle, se nEle põe toda a sua confiança e se o ama sobre todas as coisas; quer dizer, quando vive a fé, a esperança e a caridade. O primeiro mandamento (amar Deus sobre todas as coisas) abarca estas três virtudes. É o próprio Deu que infunde na alma do cristão, no baptismo, estas virtudes teologais. A fé, a esperança e a caridade criam uma especial comunhão de vida com Deus e com o próximo.

5 4/22 Ilustrar a fé: esforçar-se por entender o que se crê (nem fideísmo – re- nunciar à razão -,nem fanatismo religioso); Responder à chamada de Deus: diálogo entre Deus que o inicia e o homem que responde livremente ; Defender a fé; Moral especial - Primeiro Mandamento CCE 155 CCE 155 : Crer é um acto do entendimento que assente à verdade divina por império da vontade movida por Deus mediante a graça. Deveres para com a fé Crer em todas as verdades que se encontram no Credo, com fé divina e católica os dogmas, e firmemente as verdades propostas de modo definitivo pelo Magistério; Conservar a fé: enriquecê-la mediante a oração e a recepção dos sacramentos ; Comunicar a fé: mandato de Jesus.

6 5/22 Dúvida : voluntária ou involuntária. Moral especial - Primeiro Mandamento Apostasia : o que abandona e impugna a fé que tinha professado. Pecados contra a fé Incredulidade : menosprezo da verdade revelada. Heresia : quando não somente se defende um erro contra a fé, mas também se desobedece à advertência da hierarquia. Cisma : separação da Igreja católica e não aceitação da autoridade e obediência ao Papa.

7 6/22 Moral especial - Primeiro Mandamento CCE 2090 CCE 2090 : Quando Deus se revela e chama o homem, este não pode responder plenamente ao amor divino pelas suas próprias forças. Deve esperar que Deus lhe dê a capacidade de devolver- -lhe o amor e de actuar de acordo com os manda- mentos da caridade. A esperança é aguardar con- fiadamente a divina bênção e a Bem-aventurada visão de Deus ; é também o temor de ofender o amor de Deus e de provocar o seu castigo. São Josemaria : A esperança não me separa das coisas desta terra, senão Amigos de Deus 305 que me acerca dessas realidades de um modo novo ( Amigos de Deus 305 ). Esperança

8 7/22 - Ter fé supõe também ter confiança em Deus e manter a esperança de que se alcançará a vida eterna; - A esperança em Deus requer a fé nEle, pois se está seguro de que Deus sempre é fiel à sua palavra e mantém as suas promessas; - Por isso, a fé integra a esperança e esta supõe a fé. Moral especial - Primeiro Mandamento Pecados contra a esperança: - por defeito, desespero ; - por excesso, presunção. Fé e esperança são duas virtudes diferentes, mas têm entre si uma grande afinidade e proximidade :

9 8/22 Moral especial - Primeiro Mandamento Os gregos distinguiam entre éros (amor sensível), filía (amor afectivo-sentimental) e agápe (estima e preferência totalmente desinteressadas que podem existir entre as pessoas). A caridade é a virtude teologal pela qual se ama a Deus, sumo bem e aos homens por Deus. O termo agápe traduz-se por caritas. Signi- fica o amor superior : emprega-se quando se diz que Deus é amor, quando se menciona o amor dos esposos, e com ele se designa o amor de Deus aos homens e o amor com que o homem deve amar a Deus.

10 9/22 A moral cristã é a moral do amor. Os seus preceitos reduzem-se a um só: amar (a Deus e ao próximo). Moral especial - Primeiro Mandamento Col 3, 14 Col 3, 14 : A caridade é o vínculo da perfeição. 1 Cor 13, 13 1 Cor 13, 13 : Agora perduram estas três virtudes: a fé, a esperança e a caridade; mas a mais excelente delas é a caridade. 1 Jo 3, Jo 3, :A mensagem que recebestes é esta: que nos amemos uns a outros (...). Filhos, não amemos de palavra nem com a boca, mas com obras e de verdade.

11 10/22 Moral especial - Primeiro Mandamento Tibieza (trata-se com negligência e descuido as coisas referentes a Deus); Pecados contra o amor a Deus Indiferença : (se descuida ou se repudia o amor a Deus); Ingratidão (não se reconhece o amor que Deus nos tem ou não se lhe devolve esse amor); Acedia (preguiça espiritual: despreza o gozo da entrega a Deus, sente-se tristeza em segui-lo); Ódio a Deus (razão última: orgulho, ocasião: costuma ser o facto de que Deus condene o pecado e o castigue); Ódio ao próximo (supõe um agravo directo a Deus, incluem-se murmuração, crítica, etc.); Escândalo (falta grave quando por acção ou omissão se induz deliberadamente outro a pecar).

12 11/22 Moral especial - Primeiro Mandamento II-II, q. 81, a. 5 Virtude da religião : É a virtude que postula e exige que se dê a Deus o culto devido ( II-II, q. 81, a. 5 ). A razão para dar culto a Deus é dupla : Por parte de Deus : a causa da sua imensa grandeza (manifesta na criação). O culto é o reconhecimento da majestade criadora divina. Por parte do homem :o culto é a aceitação agradecida a essa imensa grandeza. Leva a constatar que a nossa existência é dom de Deus ao qual voltaremos no final da vida terrena.

13 12/22 Moral especial - Primeiro Mandamento Religare (atar): o homem religioso é um ser estreitamente unido (re-ligado) a Deus. 1 Reeligere (re-eleger): o homem religioso é aquele que na sua existência sempre elege Deus, ao qual ama sobre todas as coisas. 2 Relegere (re-ler): a condição racional do homem permite-lhe interpretar (ler) as incógnitas da existência do ponto de vista de Deus. 3 Essa triple etimologia permite ver até que ponto a religião dá sentido à vida do homem.

14 13/22 Actos da virtude da religião : adoração, desagravo, acção de graças e petição. No AT abunda em apelos a que se adore o Senhor e se lhe dê culto. Para Jesus, os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em Jn 4, espírito e em verdade ( Jn 4, ). Convida os seus discípulos a que adorem Lc 4, 8 o Pai ( Lc 4, 8 ), e Ele mesmo é adorado Lc 5, 8-9 pelos seus discípulos ( Lc 5, 8-9 ). Os Apóstolos confessam a glória de Deus 1 P 4, 11 ( 1 P 4, 11 : Em tudo seja Deus glorificado por Jesus Cristo. Para Ele é a glória e o poder pelos séculos dos séculos). O Apocalipse rememora o culto a Deus e a Ap 15, 3-4 Jesus Cristo e termos solenes ( Ap 15, 3-4 ). Moral especial - Primeiro Mandamento Adoração

15 14/22 Moral especial - Primeiro Mandamento Ao reconhecer a grandeza de Deus e ao adorá-lo, homem reconhece os seus pecados e sente a necessidade de desagravar por eles. O desagravo pelos próprios pecados é uma prática generalizada no AT e no NT. Jesus inicia a sua pregação com a chamada à conversão Mt 4, 17 e à penitência ( Mt 4, 17 ). O Baptista apresenta-O como o cordeiro de Deus que tira Jo 1, 29 o pecado do mundo ( Jo 1, 29 ). Jesus adverte a miúdo acerca da necessidade de fazer penitência. Encarrega os Apóstolos de que preguem em Seu nome a penitência para a Lc 24, 47 remissão dos pecados a todas as nações ( Lc 24, 47 ). Desagravo

16 15/22 Moral especial - Primeiro Mandamento Quando o homem descobre a grandeza de Deus, se reafirma em que todas as suas coisas são um dom divino, pelo que entoa um hino de acção de graças. Ex 15, 1-20 No AT frequentes acções de graças: cânticos de Moisés ( Ex 15, 1-20 ), de Jue 52 Sam 22,2-51 Débora e Baruq ( Jue 5 ), de David ( 2 Sam 22,2-51 ), etc.. No NT : Magnificat, cântico de Simeão... Diversas acções de graças de Jesus : ressurreição Jn 11, 41 de Lázaro ( Jn 11, 41 ), ao Pai que tenha ocultado aquelas coisas aos sábios e prudentes e Lc 10,21 as tinha revelado aos humildes ( Lc 10,21 )... Também acções de graças nos escritos dos Apóstolos. Eucaristia. Acção de graças

17 16/22 Moral especial - Primeiro Mandamento Mt 7, 7 Mt 7, 7 : Pedi e vos será dado; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Porque todo aquele que pede, recebe, e quem busca encontra; e a quem bate, abrir-se-á. Muitos testemunhos de oração de Petição no AT ( Abraão a favor de Sodoma e Gomorra, Moisés pelo povo, Salmos, etc.). Jesus pede ao Pai que envie o Espírito Santo Jo 14, 16 ( Jo 14, 16 ), que os guarde em meu nome Jo 17, 6-9Jo 17, ( Jo 17, 6-9 ), que sejam um como nós ( Jo 17, ), etc.. Oração de petição

18 17/22 A chamada de Deus é individual e a resposta do homem é pessoal. Mas se expri- mem também com manifestações públicas : porque o homem é um ser social por natureza, e por a índole própria da religião que se manifesta em ritos, costumes, instituições, festas, etc., que correspondem a toda a sociedade. Moral especial - Primeiro Mandamento Esta dimensão social da religião requer que seja aceite e protegida pelo poder político. Corresponde à Constituição de uma nação declarar-se laica (não reconhecer oficialmente nenhuma religião concreta), mas o estado deve acolher, f avorecer e ajudar a que os indivíduos possam levar a cabo os seus direitos, entre os quais o de prestar culto a Deus também publicamente. Defender a liberdade religiosa.

19 18/22 Moral especial - Primeiro Mandamento Estado laico O Estado laico não professa oficialmente nenhuma religião, mas deve favorecer o culto privado e público dos cidadãos, quer se manifeste individualmente ou em grupo. Estado laicista O Estado laicista costuma adoptar posições beligerantes e inclusivamente hostis contra os grupos religiosos, opondo-se aos direitos fundamentais dos cidadãos.

20 19/22 Moral especial - Primeiro Mandamento Por defeito ( não se cumprem os preceitos relativos ao culto devido a Deus): ateísmo, agnosticismo, apostasia, heresia, dúvidas voluntárias, indiferentismo, pertencer à maçonaria (recordado em 1983 pela Sagrada Congregação da Doutrina da Fé). Por excesso (se se faz uso indevido do culto divino): idolatria, superstição, adivinhação, magia. Pecados contra a virtude da religião

21 20/22 Moral especial - Primeiro Mandamento Para evitar risco de politeísmo dos povos vizinhos, Deus proibiu que se Lhe representasse sob qualquer tipo de Dt 4, imagem ( Dt 4, ). Mas desde que Deus encarnou e se fez homem, tal perigo desaparece. A Igreja admite e fomenta que os mistérios cristãos se representem em imagens. A heresia iconoclasta que apareceu no século VIII foi 787 condenada pelo II Concílio de Niceia ( 787 ), que propõe que os fiéis venerem as imagens da Trindade, de Cristo, da Virgem e dos Santos. São Basílio: a honra da imagem se dirige ao original De Spiritu Sancto 18, 45, PG 32, 149 ( De Spiritu Sancto 18, 45, PG 32, 149 ).

22 21/22 Moral especial - Primeiro Mandamento Perante a majestade divina, o homem prostra- -se em atitude de profunda e total adoração. Mas só adora o que admira, e só são capazes de descobrir a admiração as pessoas humildes (pobres ou ricos): buscam resposta às perguntas últimas da existência humana e concluem que só em Deus se encontra a resposta adequada. Depois de descobrir o caminho, é preciso percorrê-lo: a humildade deve acompanhar a obediência.

23 22/22 Ficha técnica Bibliografia Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação Teológica da Editorial Rialp (editados em português pela editora Diel) Slides Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com


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