A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO O prazer de ler COLÉGIO NACIONAL 2 0 0 7.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO O prazer de ler COLÉGIO NACIONAL 2 0 0 7."— Transcrição da apresentação:

1 GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO O prazer de ler COLÉGIO NACIONAL 2 0 0 7

2 Introdução Introdutores Repórteres Secretários Socializadores Sintetizadores Bibliotecários

3 Reflexão “As pessoas aprendem a gostar de ler quando, de alguma forma, a qualidade de suas vidas melhora com a leitura” Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa, Secretaria de Educação Fundamental – Brasília p. 36.

4 Provocações Que coisa absurda era fazer aquilo. Leitura difícil e textos complicados. Lembro-me que, a cada novo livro, existiam duas perguntas básicas. A primeira era: quantas páginas tem o livro? E a segunda: qual o tamanho da letra? Se a letra fosse grande e tivesse poucas páginas, dava pra tentar encarar. Se tivesse muitas páginas ou a letra fosse pequena, nem pensar, a idéia era copiar "diferente" de alguém ou pedir pra quem já leu fazero bendito resumo do livro. Muitos professores com sua boa intenção de "ensinar" acabam cometendo erros gravíssimos quando o assunto é "ensinar a ler". Boa parte, com sua formação intelectual, acham que livros de Machado de Assis, Lima Barreto ou Euclides da Cunha são e devem ser lidos por estudantes do ensino fundamental, como um "estímulo" para a prática da leitura. O mundo gira e dá voltas, nós mudamos e as coisas também. Hoje não, mas quando pequeno lembro-me que ODIAVA LER qualquer coisa, principalmente livros chatos que aqueles professores adoravam passar para "fazer resumo".

5 Questionamentos Qual o objetivo da leitura? Como costumamos trabalhar a leitura na escola? Como devemos trabalhar a leitura na escola? Como despertar o prazer pela leitura?

6 Estímulos Estímulos éticos e estéticos: Não são permitidos qualquer conteúdo ou trabalho (músicas, danças, textos ou qualquer manifestação artística, etc.) dentro da escola ou em eventos docolégio que façam apologia a pornografia, sensualidade, violência, piadas ou mensagens que estimulem qualquer tipo de preconceito racial, social, estético e/ou sexual, conteúdos contendo ambigüidades de cunho racista ou sexual sejam em qualquer idioma, maledicência (fofocas), etc. Casos omissos serão resolvidos pelo comitê diretor.

7 Reflexão Características de quem não pensa: – Acredita em tudo que lê; – Acredita em tudo o que falam; – Reproduz tudo o que vê, ouve, etc; – Escolhe e toma decisões em função do que sente, gosta; – Costuma ressaltar as partes engraçadas de um estudo e não o seu conteúdo; – Dá mais importância a aparência do que a essência; – Age emocionalmente, implsivamente.

8 Reflexão Características não muito presentes mas que podem estar em quem não pensa: – Reproduz as coisas com muita efusividade; – Acha que tudo deve ser divertido; – Repara muito nos outros: estilo, fora de falar, de vestir, etc; – Busca ser admirado.

9 Mitos “O adolescente nã lê porque tem preguiça” “O brasileiro não lê porque os livros são muito caros” “As crianças não lêem porque não entendem as palavras”

10 Questionamentos O que é uma má leitura? O que é uma boa leitura


Carregar ppt "GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO O prazer de ler COLÉGIO NACIONAL 2 0 0 7."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google