A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Reinaldo Gomes Ribela

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Reinaldo Gomes Ribela"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Reinaldo Gomes Ribela
Fotossíntese Prof. Reinaldo Gomes Ribela Iniciar

2 Fotossíntese Classificação do Reino Vegetal Fotossíntese
Fotossíntese e a Energia Etapas da Fotossíntese Equações Químicas da Fotossíntese Você Sabia? Amazônia: o pulmão do mundo?

3 Classificação do Reino Vegetal

4 FOTOSSÍNTESE

5 Todo ser vivo precisa de energia para continuar existindo
Todo ser vivo precisa de energia para continuar existindo. É por isso que nos alimentamos. O alimento fornece o "combustível" necessário para nosso corpo realizar atividades fundamentais, como respirar, manter os ritmos dos batimentos cardíacos, etc. Com as plantas acontece o mesmo. Elas precisam de energia para crescer e continuar vivas. Só que, ao contrário dos animais, as plantas são capazes de produzir seu próprio alimento. Isso é feito pela fotossíntese.

6 Na fotossíntese, as plantas absorvem uma parte da luz do Sol, que é armazenada pela clorofila, pigmento verde existente nas folhas. Mesmo as plantas que possuem outras cores, como vermelho ou amarelo, também possuem clorofila. Essa energia luminosa "estocada" é usada para transformar o gás carbônico presente no ar e a água absorvida pelas raízes em glicose, um tipo de açúcar usado como alimento pelas plantas.

7 Quando respiramos, consumimos o oxigênio (O2) presente na atmosfera e liberamos gás carbônico (CO2). Como o oxigênio é vital para a existência da maioria dos seres vivos, sua manutenção na atmosfera é fundamental para a sobrevivência da vida na Terra. Para isso dependemos de um processo químico chamado fotossíntese, feito pelas folhas das plantas. A fotossíntese é responsável pela contínua "purificação" do ar do planeta.

8 A fotossíntese e a energia
Como as plantas aproveitam a energia solar para se desenvolverem ? As plantas verdes possuem uma substância, a clorofila, capaz de absorver a radiação luminosa. A energia absorvida é usada para transformar o gás carbônico do ar (CO2) e a água (absorvida pelas raízes) em glicose (um açúcar), através de um processo chamado fotossíntese. O açúcar produzido é utilizado de várias maneiras. A glicose (o açúcar que é produzido pela planta) sofre muitas transformações, nas quais ocorre liberação de energia, que o vegetal utiliza para diversas funções.

9 Pode-se dizer que a energia solar fica "armazenada" nas plantas
Pode-se dizer que a energia solar fica "armazenada" nas plantas. Quando necessitam de energia, substâncias como a glicose se transformam, fornecendo a energia que a planta necessita. Os seres vivos que não são capazes de "armazenar" a energia luminosa dependem exclusivamente do uso de energia fabricada pelos organismos que fazem fotossíntese, alimentando-se desses organismos. Dessa forma, as plantas estão na base da cadeia alimentar, pois delas dependem a sobrevivência dos animais herbívoros, que, por sua vez alimentam os animais carnívoros. Animal que come outro animal (carnívoro) Animal que come planta (herbívoro) Planta

10 Fábricas de energia  - As folhas contém um pigmento chamado clorofila, responsável pela fotossíntese

11 As etapas da fotossíntese
Podemos resumir o mecanismo da fotossíntese da seguinte maneira: 1) Os pêlos existentes nas raízes das plantas absorvem a água e os sais minerais do solo. Esse material é chamado de seiva bruta. 2) A seiva bruta percorre os minúsculos vasos que saem da raiz, seguem pelo caule e chegam até as folhas. 3)Enquanto a seiva bruta faz esse trajeto, o gás carbônico existente na atmosfera penetra na planta através de poros microscópicos (estômatos) existentes na superfície das folhas. 4) Na folha, graças à energia solar acumulada pela clorofila, a água e o gás carbônico reagem entre si, produzindo alimento (glicose). 5)A glicose é conduzida ao longo dos canais existentes na planta para todas as partes do vegetal. Ela utiliza parte desse alimento para viver e crescer; a outra parte fica armazenada na raiz, caule e sementes, sob a forma de amido.

12 1 2 6 3 5 4 1 – A fotossíntese somente ocorre onde há luz solar.
O fenômeno da fotossíntese neutraliza o carbono em um ambiente. Por isso, as árvores são plantadas para ajudar na absorção do gás carbônico. 1 1 – A fotossíntese somente ocorre onde há luz solar. 2 – O gás carbônico vem do ar e entra através das folhas. 2 6 3 – As folhas contém um pigmento chamado clorofila que “guarda” a energia do sol. 4 – A raiz da planta reúne a água sugada pelo solo. 3 Clorofila – pigmento verde das folhas Produção de alimento (ou açúcar) 5 5 – As folhas usam a clorofila e a luz do sol para trocar a água e o gás carbônico em comida ou açúcar para as plantas. 4 6 – O oxigênio é liberado para o ar.

13 Equação Bioquímica da Fotossíntese
luz 6 CO H2O Kcal C6H12O6 + 6 H2O + 6 O2 Energia Equação Bioquímica da Respiração C6H12O6 + 6 H2O + 6 O CO H2O Kcal Energia

14 Metabolismo Energético:
Reações Nível de energia Reagentes Produtos Exotérmica Endotérmica

15 ATP, " a moeda energética" REAÇÕES ACOPLADAS ATP Calor Calor
ADP + Pi ATP C B D Reação exotérmica Reação endotérmica Reação endotérmica Reação exotérmica REAÇÕES ACOPLADAS

16 AMP, ADP & ATP Adenina NUCLEOSÍDEO
Fosfato Ribose NUCLEOSÍDEO NUCLEOTÍDEO = adenosina monofosfato (AMP) Adenosina difosfato (ADP) Adenosina trifosfato (ATP)

17 Fotossíntese: estruturas envolvidas
Parede celular Célula clorofilada Folha Núcleo Vacúolo Cloroplasto Esquema da molécula de clorofila Tilacóide Membrana externa Granum Membrana interna Cloroplasto Complexo antena Membrana do tilacóide Tilacóide Granum Estroma DNA

18 Fotossíntese: equação geral
6 CO H2O C6H12O6 + 6 H2O + 6 O2 Energia luminosa Clorofila

19 Fotossíntese: etapas H2O CO2 H2O C6H12O6 O2 Etapa II QUÍMICA ADP ATP
Luz H2O CO2 C L O R P A S T ADP NADP H2O C6H12O6 E S T R O M A Tilacóide ATP NADPH2 O2 Etapa II QUÍMICA Etapa I FOTOQUÍMICA Glicose

20 Etapa fotoquímica Fotólise da água: quebra da molécula de água em presença de luz Luz O2 2 H2O 4 H e- + Clorofila 4 H+ + 2 NADP 2 NADPH2 Fotofosforilação: adição de fosfato em presença de luz ADP ATP

21 6C O2 + 12NADPH2 + nATP C6 H12 O6 + 6 H2 O + nADP + nP
Etapa química: um resumo 6C O2 + 12NADPH2 + nATP C6 H12 O6 + 6 H2 O + nADP + nP

22 Você sabia?

23 A descoberta da fotossíntese
Até o século XVII, os cientistas imaginavam que o solo era o responsável pelo fornecimento de todos os nutrientes necessários para o crescimento dos vegetais. Foi nessa época em que o médico e alquimista Jan Baptist van Helmont ( ) concluiu que essa idéia não era verdadeira. Durante cinco anos, ele forneceu água a um pequeno salgueiro. Passado esse tempo, verificou que a terra perdeu 57 gramas, enquanto a planta saltou de 2 para 75 quilos. Van Helmont concluiu que era a água que fornecia os nutrientes necessários para o crescimento da planta.

24 Amazônia: o pulmão do mundo?
E aí...... Amazônia: o pulmão do mundo? Você já ouviu dizer que a Amazônia é o pulmão do mundo? Até algum tempo atrás, acreditava-se que, pelas dimensões da floresta, a região Amazônica seria a grande responsável pela manutenção dos níveis de oxigênio da Terra. Pesquisas recentes, no entanto, descobriram um novo "pulmão": as algas marinhas. Apesar de existirem nas cores azul, verde, marrom, amarelo e vermelho, todas as algas têm clorofila e fazem fotossíntese. Esses organismos são tão numerosos, que se atribui à sua fotossíntese a maior parte do oxigênio existente no planeta.

25 Algas marinhas

26 Energia solar Oxigênio (O2) Gás carbônico (CO2) Água e sais minerais

27 FIM


Carregar ppt "Prof. Reinaldo Gomes Ribela"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google