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Setor Petroquímico NME Humberto Lilian Myllene 1.

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Apresentação em tema: "Setor Petroquímico NME Humberto Lilian Myllene 1."— Transcrição da apresentação:

1 Setor Petroquímico NME Humberto Lilian Myllene 1

2 Indústria Petroquímica - Caracterização Caracteriza-se por suas matérias-primas básicas: Nafta (Petróleo) e Gás Natural. Distinção da Cadeia Petroquímica Química em 3 estágios: Fontes: ABIQUIM; APPE. Petróleo Nafta Gás Natural 1ª Geração OLEFINAS Eteno Propeno Butadieno AROMÁTICOS Benzeno Tolueno Xilenos Metano 2ª Geração RESINAS TERMOP. Polietilenos Polipropilenos INTERMEDIÁRIOS Estireno Fenol Etanol Ácido Acético Óxido de Eteno Acetato de Vinila Acrilonitrila... 3ª Geração Produtos dos Intermediários PVC Poliestireno ABS Nylon PET Solventes Acetona Bisfenol Etilenoglicol Surfactantes... Outros Derivados : Diesel, Gasolina, Alactrão, Asfalto, Querosene, GLP, Lubrificantes e Parafina.

3 Indústria Petroquímica – Cadeia de Valor ExploraçãoRefino1ª Geração2ª Geração 3ª Geração / Uso Gás Natural PetróleoNafta Olefinas Eteno Propeno Butadieno Aromáticos Benzeno Tolueno Xilenos Polietilenos Polipropilenos Estireno Ác. Acético Fenol Acrilonitrila Etanol... Embalagens (PE, PET) Construção Civil (PVC) Autopeças (PA, PP, ABS) Eletro- eltrônicos (PS) Têxteis (PA, PET)... Diesel Gasolina Querosene GLP Alcatrão Parafina... Indústria do Petróleo Indústria Petroquímica Fontes: ABIQUIM; APPE.

4 Indústria Petroquímica – Características Faturamento – US$ 10 bilhões Tecnologia P&D Tendência de Internacionalização Oligopólio

5 Indústria Petroquímica – Perspectivas Plantas Deslocamento para Oriente e Ásia (86%) Matéria-prima,mão-de-obra e demanda Cadeia Integração – otimização processos Tecnologias Mercado Aumento da demanda do plástico Investimentos da América Latina

6 Indústria Petroquímica – Perspectivas - Ampliação da Produção

7 Indústria Petroquímica – Fatores Chave 1ª e 2ª Gerações

8 Plásticos de Engenharia S1 2010

9 Organization Silcea 16% of Net Sales Energy Services 5% of Net Sales Eco Services 6% of Net Sales Acetow 10% of Net Sales Polyamide 38% of Net Sales Novecare 20% of Net Sales The Corporate & Others activities represent 5 percent of Net Sales

10 Produtos para o mercado Automotivo Coletor de Admissão Tampa Comando Válvulas Tampa do Motor Hélice/Defletor Pedais Peças Interiores Estrutura de Espelhos Calotas Sistema de Combustível Conectores e Sensores Body Parts

11 Produtos para o mercado Eletro-Eletrônico Disjuntores Porta Fusível Contactores Acionamentos e Timers Conectores Blocos Terminais Conexões Eletrônicas

12 Produtos para o mercado Bens de Consumo e Industrial Perfil para janela Termoformados Abraçadeiras Clips Ferramentas Elétricas Equipamentos de Limpeza Isqueiros Válvulas Artigos Esportivos

13 Principais Clientes E&ECIG AUTO

14 Análise SWOT Forças Fraquezas Oportunidades Ameaças Economia de escala – cadeia petroquímica de 2 ª e 3ª geração integradas – Preço dos produtos; Líder de mercado (imagem, tradição, solidez, etc); Qualidade dos produtos; Inovação; Baixos custos fixos industriais; Grande poder de negociação em compras (custos variáveis); Cultura de excelência operacional (PPQG, etc). Reação a mudanças de mercado poderia ser mais rápida – mudança de cultura; Red Lines corporativos inibem problemas, mas ao mesmo tempo também novas oportunidades (análise de crédito de clientes rigorosa, mercados não sustentáveis, etc). Concorrentes multinacionais entrando no mercado da América Latina; Concorrência com outros bases poliméricas; Concorrência por investimentos com plantas do grupo na Ásia. Aumento da demanda dos principais mercados; automotivo e eletro-eletrônico; Condição financeira permite grandes investimentos industriais; Queda da demanda na Europa permite transferência de ativos, ou importação de produtos; Implementação da gestão por processos tal qual outras unidades do grupo.

15 GAPs Zona de Excesso Zona Apropriada Zona de Melhoramento Zona de Ação Urgente Desempenho Importância Melhor Pior Menor Maior Inovação Custo Qualidade Flexibilidade Competitividade

16 Rhodia EP&P – Presença Global Qingdao Shanghai Onsan Mississauga Sao Paulo Detroit Freiburg Ceriano Lyon Gorzow Manufacturing Plant Application & Technology Development Centre R&D centre Worldwide Headquarter Regional Headquarter EuropeAsiaNorth/Latin America

17 Management Cockpit

18 Estratégias e Ações Definição da Missão; SIPOC (mapeamento dos fluxos); Avaliar responsabilidades; Quais os Requisitos dos clientes; Definir Indicadores de desempenho; Quais serão as práticas de monitoramento? Quais serão as práticas para execução das atividades? Análise sistemática do desempenho dos processos; Tomada de decisões, ações corretivas; Gerenciamento Visual para que toda organização possa identificar os pontos chave e responsabilidades. MAPEAMENTOMONITORAR

19 Estratégias e Ações Melhorar Avaliar a maturidade da gestão por processos; Elencar as forças e fraquezas constantes da gestão Benchmarking; Definição e Implementação de ações de melhoria


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