A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dione F. Peixoto dos Santos Vergínia Ramos Gimenes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dione F. Peixoto dos Santos Vergínia Ramos Gimenes"— Transcrição da apresentação:

1 Dione F. Peixoto dos Santos Vergínia Ramos Gimenes
Star Wars Dione F. Peixoto dos Santos Vergínia Ramos Gimenes

2 Star Wars (1977) Novidade; Inovador; Diferente; Pioneiro; Simples;
Com custo baixo; Sem muita tecnologia;

3 O filme Star Wars Contagiou o público com armas de raios, robôs, carros voadores e outras inovações que naquela época era uma grande novidade. Uma história que contrasta o BEM e o MAL, o principal objetivo que levou o autor do filme baseando – se na religiosidade. O clima de Guerra Fria influenciou como plano de fundo, ou seja, baseado em política também.

4 O filme Star Wars Um filme em ficção científica produzido numa série de seis filmes no total, caracterizada por ser uma “Space Opera” uma aventura que geralmente se situa no espaço exterior ou num planeta distante. Apresenta formas de vida exóticas como os alienígnas de elementos sobrenaturais como magia, cavaleiros Jedi e princesas, elementos mitológicos.

5 Star Wars e seus fãs O autor de Star Wars optou por compartilhar com os fãs da serie as remontagens de alguns capítulos, o que não impediu que o mesmo colocasse algumas restrições, mas mesmo assim não deixa de ser uma forma de satisfação para com os fãs. Enfim um mundo até antes não explorado, com personagens diferentes e intrigantes, uma ficção envolvente e nova.

6 Fan Fiction São vídeos feitos por fãs de determinado produto, no caso, filmes ou seriados e até mesmo música, uma espécie de montagem feita com o objetivo de demonstrar uma sátira, uma paródia, as vezes críticas e até mesmo redublagens dos atores, mudando totalmente o seu significado e claro deboches também.

7 O sucesso Fascinação sobre o que é ficção;
Gerou novas formas de produção cultural (cinema digital); Impulsionou uma nova forma de relacionamento entre mídia comercial e seus espectadores.

8 Amadorismo Os expectadores não aceitam prontamente o que lhes é apresentado; Existe o interesse em: Fazer, participar, sentir como é, dar um toque especial a história, enfim, estar em Star Wars; Com as releituras, conseguem realizar esse desejo.

9 Amadorismo Anonimato – não haviam meios de distribuição dessas releituras; Interatividade X Participação Interatividade Modo como as tecnologias respondem ao retorno dado pelos espectadores, porém com restrições tecnológicas num ambiente interativo. Participação Moldada pelos protocolos culturais e sociais; leva em conta muito mais as regras predeterminadas anteriormente do que regras fixas.

10 Amadorismo Web Poderoso canal de distribuição (youtube, theforce.net, entre outros); Popularizou a distribuição dessas releituras; Ferramentas de edição de imagem e áudio – produzir vídeos não é mais sinal de investimentos pesados nem de complicações técnicas;

11 Amadorismo Concursos:
Apesar do tempo que foi lançada a série, eles ainda recebem uma participação razoavelmente boa; Jurados são das empresas AtomFilms, Lucas Arts, entre outras -empresas de George Lucas-, indicam que mais que participar, os fãs querem a aceitação do seu trabalho como uma coisa boa, de qualidade; Proporcionou o surgimento de filmes completos, com seus próprios pôsteres e campanhas publicitárias;

12 Amadorismo Paródias Mais sucesso que a série original;
Ajudam seus “produtores” a entrar na industria comercial; Troops (1998) - Kevin Rubio; Trabalhou com George Lucas, desenhou desenhos para o Cartoon Network.

13 Amadorismo Star Wars Fãs, comentários, conhecido mundialmente; Permitir que os fãs produzam suas próprias versões é aceitável; Ameaça a indústria comercial Proibição de downloads de arquivos em mp3; Proibição de downloads de filmes (X-Men).

14 Reflexos RPG Espontaneidade das relações humanas se tornou mais importante do que a história propriamente dita; Necessidade de “posse” de tudo que há no jogo; SIMs Modders (do inglês modificar); Programar níveis adicionais no jogo Counter Strike (2002) – modificação de Half Life(1998): Sucesso comercial do ramo dos modders.

15 Reflexos Animes Materiais sem tradução, onde a explicação das histórias eram passadas de pessoa por pessoa; Fansubbing (1990) Tradução e legendagem amadoras Utilizam-se da internet para coordenar suas atividades e distribuir as séries a serem legendadas; Aliados importantes ao desenvolvimento de conteúdos novos e atraentes à ampliação do mercado.

16 Conclusão Web Mídia comercial
Representa um lugar de inovações e experiências; Podemos sondar o terreno para criar materiais para atrair seguidores que criam suas próprias condições; Mídia comercial Absorve os métodos mais viáveis; Produz inspiração para empreendimentos amadores subseqüentes; Impulsionando a cultura popular.

17 Conclusão “Os trabalhos dos fãs não podem mais ser encarados como simples derivados de materiais comerciais, e sim como sendo eles próprios passiveis de apropriação e reformulação pelas indústrias midiáticas.”

18 Conclusão Sucesso disso tudo não sabemos, mas os produtores conseguem conquistar mais fãs ao se preocupar legitimamente com seus interesses, que é o de participar, dar sua contribuição, reconhecendo os melhores trabalhos que surgirem.

19 Cultura da Convergência
É quando um produto (seja filme, música, série, etc.) torna – se um produto de consumo em massa, ou seja, fica popular, e diante disso uma cultura tradicional vai sendo substituída por um nova cultura intitulada comercial. No caso de Star Wars foi o que ocorreu, a partir do momento em que fãs começaram a desenvolver remontagens baseado no seriado, os chamados “fan fiction”.

20 Curiosidades Star Wars é uma série de tanto sucesso que o próprio governo dos EUA roubou seu título para o projeto de defesa anti – mísseis iniciado no governo de Ronald Reagan, na década de 80. A indústria da computação gráfica nasceu, praticamente da noite para o dia, por causa de Star Wars, computadores mais potentes foram desenvolvidos para as pesadas tarefas de efeitos especiais e softwares foram criados para acelerar o desenvolvimento.

21 Curiosidades O filme causou uma revolução tecnológica, pois as técnicas de filmagem e efeitos especiais usados simplesmente mudaram a história do cinema. Atualmente muitos cineastas amadores utilizam as musicas, os objetos, os figurinos, os sons e os jogos de Star Wars para desenvolver seus trabalhos.


Carregar ppt "Dione F. Peixoto dos Santos Vergínia Ramos Gimenes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google