A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL- UFFS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL- UFFS"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL- UFFS
“Educação Integral e Redes de Produção e Difusão do Conhecimento” Prof. Dr. Elsio José Corá CHAPECÓ, SC

2 DE ONDE VENHO?

3 Quem somos? O QUE POSSO ESPERAR DESTE EVENTO? Prefeitos
Secretários de Educação Diretores Coordenadores Professores Oficineiros O QUE POSSO ESPERAR DESTE EVENTO? Palestras Experiências Pesquisas Vivências

4 O QUE DEVEMOS FAZER? Formação pedagógica; Educação Fiscal; Estrutura física/arquitetônica; Superação de preconceitos (políticos, ideológicos, entre outros); Aproximar diretores, professores e oficineiros...

5 O QUE POSSO PARTILHAR? a) Nossas pesquisas; b) Nossas publicações;
c) As iniciativas da UFFS

6 Evento de Extensão: I Seminário Regional de Educação Integral
EDUCAÇÃO INTEGRAL – CHAPECÓ-SC ( ) Objetivo Geral Grade Curricular Contribuir para a formação de gestores e professores da educação básica, a partir do programa governamental relativo à educação integral, especialmente na integração entre universidades e escolas públicas de educação básica. Bases Teóricas e Históricas da Educação de Tempo Integral Espaço e Tempo na Escola de Tempo Integral Currículos e Métodos na Educação de Tempo Integral Metodologia da Pesquisa Legislação e Politicas de Educação de Tempo Integral A Docência na Escola de Tempo Integral Seminários Financiamento da Escola de Tempo Integral Cidade Educadora no Contexto da Educação Integral Gestão da Educação de Tempo Integral Evento de Extensão: I Seminário Regional de Educação Integral

7 EDUCAÇÃO INTEGRAL – LARANJEIRAS – PATO BRANCO – PR (2012 - 2013)
Objetivo Geral Grade Curricular Promover a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar pela formação continuada dos profissionais da educação, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica. Bases Teóricas e Históricas da Educação de Tempo Integral Espaços e Tempos na Escola de Tempo Integral Currículos e Métodos na Educação de Tempo Integral Metodologia da Pesquisa Legislação e Politicas de Educação de Tempo Integral A Docência na Escola de Tempo Integral Seminários de pesquisa: experiências em educação de tempo integral Financiamento da Escola de Tempo Integral Estado da Arte da Pesquisa em Educação em Tempo integral Gestão da Educação de Tempo Integral

8 EDUCAÇÃO INTEGRAL – ERECHIM – RS 2012 - 2013
Objetivo Geral Grade Curricular Promover e oportunizar espaços para formação e qualificação dos profissionais da educação desencadeando espaços de reflexão acadêmica sobre ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas para a melhoria da qualidade da educação básica. Bases Teóricas e Históricas da Educação de Tempo Integral Escola Integral: Espaços e Tempos Currículos e Métodos na Educação Integral Metodologia da Pesquisa Política Educacional: Planos, programas e legislação para a Educação Integral Estado da Arte da Pesquisa em Educação Integral Docência na Escola Integral Organização e Gestão da escola e das redes de ensino Seminários Financiamento da Escola de Tempo Integral Monografias

9 PROJETOS 2013 – UFFS MAIS EDUCAÇÃO – PEIF
CERRO LARGO - RS TÍTULO DO PROJETO: Curso de formação: Linguagens e Interculturalidade nas escolas da fronteira - San Javier (Misiones), Porto Xavier (RS) OBJETIVO GERAL: Desenvolver ações de formação continuada para professores, coordenadores, diretores de escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública, capacitando-os para atuar no Programa Escolas Interculturais de Fronteira.

10 Realeza , PR TÍTULO DO PROJETO: Curso de formação do PEIBF nas cidades trigêmeas: Dionísio Cerqueira (SC)/ Barracão (PR)/ Bernardo de Irigoyen (AR) OBJETIVO GERAL: Capacitar professores, coordenadores, diretores de escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública, para atuar no Programa Escolas Interculturais Bilingues de Fronteira. Priorizar a formação de professores, visando atualizar aqueles que já desenvolvem o projeto nas cidades trigêmeas: Dionísio Cerqueira (SC)/Barracão (PR)/ Bernardo de Irigoyen (AR).

11 Chapecó, SC – SC TÍTULO DO PROJETO: Curso de aperfeiçoamento em saúde e prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas OBJETIVO GERAL: Qualificar educadores, gestores da educação e saúde e profissionais de saúde inseridos nas escolas para atuarem coletivamente na promoção da saúde e prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas.

12 Chapecó, SC TÍTULO DO PROJETO: Curso de Extensão “Educação para a Saúde: formação de educadores e acompanhamento de ações nos Anos Iniciais da Rede Pública Estadual de Chapecó (SC)”. OBJETIVO GERAL: Contribuir para a formação de educadores/multiplicadores de uma concepção de saúde enquanto um direito de cidadania, tomando a escola como instância social privilegiada para fomentar saberes, hábitos e atitudes favoráveis à promoção de uma vida saudável, desde a infância.

13 Chapecó, SC TÍTULO DO PROJETO: Curso de Extensão “Educação Integral e em Tempo Integral: formação e acompanhamento da implementação no município de Vitorino/PR. OBJETIVO GERAL: Desenvolver estudos e oficinas para a formação dos gestores e professores da rede pública municipal do município de Vitorino/PR, envolvidos com a implantação da escola de tempo integral.

14 Chapecó, SC TÍTULO DO PROJETO: Curso de Extensão “Educação Integral e em Tempo Integral: formação e acompanhamento da implementação no município de Chapecó/SC. OBJETIVO GERAL: Desenvolver estudos e oficinas para a formação dos gestores e professores da rede pública municipal do município de Chapecó/SC, envolvidos com a implantação da escola de tempo integral.

15 Erechim, RS TÍTULO DO PROJETO: Curso de Extensão “Currículo e docência em experiências de ampliação da jornada escolar: acompanhamento da implementação do Programa Mais Educação no município de Erechim/ RS”. OBJETIVO GERAL: Desenvolver estudos e oficinas de capacitação para os educadores que atuam no programa Mais Educação na rede pública municipal de Erechim/RS, com vistas ao estabelecimento de uma interlocução com as instituições escolares que estão em processo de implementação e implantação de políticas de escolarização em tempo integral.

16 Laranjeiras do Sul, PR TÍTULO DO PROJETO: Curso de Extensão “Educação Integral e em Tempo Integral: formação e acompanhamento da implementação nos municípios de Laranjeiras do Sul/PR e Rio Bonito do Iguaçu/ PR. OBJETIVO GERAL: Desenvolver estudos e oficinas para a formação dos gestores e professores das redes públicas municipais dos municípios de Laranjeiras do Sul/PR e Rio Bonito do Iguaçu/ PR, envolvidos com a implantação da escola de tempo integral.

17 Realeza, PR TÍTULO DO PROJETO: Curso de Extensão “Formação de professores em alimentação e nutrição para o ensino fundamental nas escolas municipais da microrregião de Capanema, PR” OBJETIVO GERAL: Formar professores em alimentação e nutrição no ensino fundamental, nas escolas dos municipais da microrregião de Capanema – PR.

18 Chapecó, SC TÍTULO DO PROJETO: Editoração de duas obras referentes a Educação Integral: contextos educativos da Escola em Tempo Integral OBJETIVO GERAL: Historicizar as experiências produzidas em Educação Integral no Brasil e no contexto da UFFS.

19 MUITO OBRIGADO!!! Prof. Dr. Elsio José Corá
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Telefone: ou 1516


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL- UFFS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google