A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AM020: Crise, Desafios e Universidade Agosto de 2013 Prof. Dr. Enrique Ortega DEA, FEA, Unicamp Laboratório de Engenharia Ecológica Necessidades humanas:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AM020: Crise, Desafios e Universidade Agosto de 2013 Prof. Dr. Enrique Ortega DEA, FEA, Unicamp Laboratório de Engenharia Ecológica Necessidades humanas:"— Transcrição da apresentação:

1 AM020: Crise, Desafios e Universidade Agosto de 2013 Prof. Dr. Enrique Ortega DEA, FEA, Unicamp Laboratório de Engenharia Ecológica Necessidades humanas: alimentação e outras coisas

2 Aula 01 folha#1 Questões:  O que é Alimentação?  Qual a importância do Beneficiamento e a Industrialização dos alimentos? Discussão  Os alimentos através da história.  O que é o Mercado?

3  É a provisão diária dos nutrientes e da água necessários para o metabolismo endógeno (consumo basal). A composição, a quantidade, e a preparação dos alimentos são importantes.  Além de alimentos, o ser humano tem outras necessidades: água (higiene pessoal), ar limpo, convívio com outros seres, moradia, segurança, educação, atividades prazerosas e criativas (trabalho, esportes, arte, lazer,....). Este consumo se denomina metabolismo exógeno. O que é Alimentação?

4 Pirâmide de Maslow http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hierarquia_das_necessidades_de_Maslow.svg

5 De 10 até 100 vezes o consumo diário de 2500 kcal/dia Diagrama do metabolismo humano

6 Diagrama do metabolismo social

7 Aumentar a vida útil do recurso, por diversos meios: desidratação, uso de substâncias que inibem o crescimento de microrganismos (sal, ácidos orgânicos, nitritos), fermentações, uso de vasilhames etc. O beneficiamento pode ser artesanal ou industrial, este ocorre quando se utilizam equipamentos mecânicos, energia elétrica, combustíveis e produtos químicos industriais nas ações de beneficiamento. Qual a importância do Beneficiamento e a Industrialização dos alimentos?

8 Diagrama da produção e o beneficiamento de alimentos

9 Os alimentos através da história

10 Cada região do mundo desenvolveu uma cultura diferente que apreendeu a utilizar os recursos locais, por exemplo: Os alimentos através da história 1.Plantas (arroz, centeio, aveia, cevada, trigo, milho, frutas, hortaliças, algas, cogumelos); 2.Animais (cabras, porcos, lhamas, cervos, veados, bovinos, cachorros, patos, galinhas, cerdos, larvas e insetos, peixes, moluscos, crustáceos); 3.Minerais (sal e calcário, se não houver esses recursos no local eles tem que ser trazidos de longe) 4.Produtos derivados do beneficiamento

11 Alimentos no mundo antigo. Inserir figuras

12

13 Pimenta do reino: Utilizada para disfarçar o gosto dos alimentos em decomposição. Inserir figuras Idade média Cebola: Utilizada como forma de pagamento ou presente de casamento. Trigo: produção de pães entre outros Bacalhau: facilidade de armazenamento e consumo devido ao salgado e secagem Alimentação: pobre, pouco variada, de baixa qualidade Também se comia carne de baleia, mariscos e crustáceos, peixe fresco, peixe seco, salgado e defumado.

14 Alimentos no mundo moderno. Inserir figuras

15 A alimentação mudou muito nos últimos 1000 anos. Porque? Precisamos visualizar, de forma sistêmica, os processos econômicos e ecológicos que existiram ao longo da história humana para fazer uma interpretação correta do que ocorreu no passado, do que ocorre no presente e do que nos depara o futuro.


Carregar ppt "AM020: Crise, Desafios e Universidade Agosto de 2013 Prof. Dr. Enrique Ortega DEA, FEA, Unicamp Laboratório de Engenharia Ecológica Necessidades humanas:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google