A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO ALÉM DAS PALAVRAS MATEMÁTICA LÍNGUA PORTUGUESA INTERDISCIPLINARIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO ALÉM DAS PALAVRAS MATEMÁTICA LÍNGUA PORTUGUESA INTERDISCIPLINARIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO ALÉM DAS PALAVRAS MATEMÁTICA LÍNGUA PORTUGUESA INTERDISCIPLINARIDADE

2 E. E. SENADOR FILINTO MULLER EXTENSÃO

3 (...) Para uns, amar é sonhar. Para outros, amar é viver. Isso, já não sei explicar Pois, vivo amando e sonhando com alguém Que fez meu coração se encantar. Vivo por um belo sorriso E pela luz de um olhar. Prof. Luiz Eduardo Divino

4 É um projeto implantado para subsidiar a prática docente dos professores em Língua Portuguesa e Matemática, de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com vistas a melhorar o desempenho dos alunos, e na busca de garantia de uma educação de qualidade, apoia-se em alternativas para redimensionar o saber pedagógico dos professores.

5 Equipe Pedagógica Administrativa Direção Colegiada: Nélio Custódio de Almeida José Pereira das Vinhas Professora Coordenadora: Cinthya Maria Staut

6 Equipe Pedagógica Coordenadores de Área: Língua Portuguesa: Silene Aparecida dos Santos Matemática: Maria Lúcia Lopes Silva

7 Docentes 1º Ano C: Ana Fernandes 1º Ano D: Luciana Catarina 2º Ano B: Elisangela 2º Ano C: Arlete 3º Ano D: Rosangela 3º Ano E: Jeronimo 4º Ano C: Norma Sueli 5º Ano D: Bernadete Artes e PI: Ivani E. F.: Clailton, Jaqueline e Miltom STE: Claudemir

8 Anos Inicias do Ensino Fundamental Discentes: 156 Alunos Freqüentes- Julho de 2011

9 INTERDISCIPLINARIDADE Exercer a interdisciplinariedade é tecer um ambiente interativo, onde os participantes estão entrelaçados pelos saberes que são capazes de produzir coletivamente. costuma-se falar em interdisciplinaridade como se ela fosse um trabalho envolvendo várias disciplinas (português, matemática, geografia, história, ciências,...) Em torno de um projeto. Na verdade, é algo muito mais complexo: existe interdisciplinaridade quando se trata de mudança de atitude, de diálogo, de parceria, que se constitui exatamente na diferença, na especificidade da ação de equipes que querem alcançar objetivos comuns, que participam em posições diferentes num mesmo grupo dedicado a atingir uma meta.

10 Todo processo leva certo tempo, toda demanda certo investimento, exige muito de quem se envolve e até de quem não está muito disposto, mas em certo momento se vê obrigado a enfrentar tudo isso. Ai eu pergunto: Como haveria de ser diferente no processo educativo? Vejo que com a implantação do Projeto Além das Palavras em nossa escola a partir de 20 de Maio de 2010 uma metodologia diferenciada começa em nosso ensino aprendizagem, uma nova metodologia que exigia e exige muito do profissionais envolvidos, se haverá resultados positivos e/ou negativo ainda é cedo ao meu ver para afirmamos. Afirmo com toda certeza que hoje, mais do que nunca, o trabalho em equipe é mais completo, mais cativante, mais competente, mais envolvente e exigente. Acredito que nessa parceria, união, teremos futuramente, não muito distante, resultados satisfatórios, pois não é somente o estudante que está aprendendo uma nova maneira de estudar, mas os docentes também, a uma nova forma de ensinar (não que seja a correta), pois não existem receitas prontas. É necessário caminhar entre várias linhas de entendimento, abrir mão de fatores que compõem nossa bagagem profissional, ter uma visão mais ampla, talvez holística da situação, da pessoa e seu meio. Traçar metas, planejar situações, ter flexibilidade para rejeitar tudo quando necessário e inovar sempre que preciso for. Cinthya Maria Staut Profª Coordenadora

11 Projeto Além das Palavras (Matemática/Artes) Reproduzindo Obra de Tarsila do Amaral.. Segunda Fazenda (1998), um olhar interdisciplinar atento recupera a magia das práticas, a essência de seus movimentos,... Exercitar uma forma interdisciplinar de teorizar e praticar educação demanda, antes de qualquer coisa, o exercício de uma atitude ambígua.

12 No projeto interdisciplinar não se ensina, nem se aprende: vive-se, exerce-se (FAZENDA, 1991). Devemos enxergar a interdisciplinariedade enquanto atitude.

13 Língua Portuguesa Projeto Além das Palavras

14 Trabalhando receitas 3º Ano C - Matutino.....

15 A aprendizagem é um fenômeno extremamente complexo, envolvendo aspectos cognitivos, emocionais, orgânicos, psicossociais e culturais. A aprendizagem é resultante do desenvolvimento de aptidões e de conhecimentos, bem como da transferência destes para novas situações.

16

17 A interação que se estabelece entre o texto escrito e o leitor é diferente daquela estabelecida entre duas pessoas quando conversam, por exemplo. Nessa última estão presentes muitos aspectos, além das palavras, gesticulações, expressão facial, entonação da voz, repetições, perguntas que dão significados à fala.

18 Língua Portuguesa /Artes Alunos do 3º Ano C – Matutino

19 As situações problemas contidas na manipulação dos jogos e brincadeiras fazem a criança crescer através da procura de soluções e de alternativas. O desempenho psicomotor da criança enquanto brinca alcança níveis que só mesmo a motivação intrínseca consegue. Ao mesmo tempo favorece a concentração, a atenção, o engajamento e a imaginação. Como conseqüência a criança fica mais calma, relaxada e aprende a pensar, estimulando sua inteligência.

20 Brincando, a criança desenvolve seu senso de companheirismo. Jogando com amigos, aprende a conviver, ganhando ou perdendo,procurando aprender regras e conseguir uma participação satisfatória.

21 Roda de Leitura Quinto Ano C- Matutino

22 A Roda de Leitura é uma atividade que integra o projeto Além das Palavras. Esta é uma atividade simples e despretensiosa, cujo objetivo principal é levar os alunos a gostarem de ler e interagirem com o texto de modo bem prazeroso.

23 Como bem diz a mestra e poetisa Suzana Vargas, o interessante, nas Rodas, é que a responsabilidade didática ou acadêmica desaparece, dando lugar a um tipo de relação mais prazerosa com o que é lido.

24 O principal objetivo das aulas de Língua Português é desenvolver o gosto pela leitura e a capacidade de comunicação (oral e escrita), além do aprimoramento social e cultural. Uma das facilidades referentes ao trabalho na disciplina de Português, é a variedade de opções existentes para o desenvolvimento das aulas, tornando o conteúdo mais dinâmico e significativo. Como recursos, podem ser explorados: livros, jornais, revistas, filmes, pinturas, música, entre outros. Para vencer as dificuldades, vejo que o trabalho realizado nas oficinas, ou seja, nos grupos de estudos permite-nos organizar-se após o período de aulas em grupos de amigos, para rever os conceitos e textos debatidos em sala, e também para buscar complementação para o que foi visto, auxiliaria muito o estudante a encontrar significado nas propostas escolares. Essa tarefa, talvez estranha e confusa no início, em pouco tempo se tornaria hábito e proporcionaria um ganho bastante satisfatório para os envolvidos nesse processo. Professora Bernadete Costa Nunes – 5º Ano C - Matutino

25 A leitura e a escrita são instrumentos básicos para o ingresso e a participação na sociedade em que vivemos. Instrumentos esses necessários para a compreensão e a realização da comunicação do homem na sociedade contemporânea. Para tanto, é preciso repensar o processo de alfabetização, rever metodologias e enfrentar a nossa própria história aceitando os erros e o novo sem preconceitos, não abandonando os acertos e conquistas.

26

27 Sabemos que a leitura de poesias e poemas para as crianças se transforma em uma atividade lúdico-interpretativa, tarefa nem sempre simples, pois o termo poesia geralmente é tratado com uma conotação positiva. Mas a vivência da poesia, diferentemente, não goza de tanto prestígio (GEBARA,2002).

28

29 Produções Interativas Projeto Além das Palavras.... Terceiro Ano "D" - Vespertino...

30 Brincando de Stop

31 Trabalho de Artes e P.I. Ditado desenhado Terceiro Ano C- Matutino

32 Hora da Matemática O Material Dourado é um dos muitos materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori para o trabalho com matemática.

33

34 ....O jogo que além de ensinar o aluno a diferenciar o sistema de numeração decimal faz com que a aula fique descontraída.

35 4º Ano C - Matutino As crianças trabalhando a montagem de estruturas sólidas (sólidos geométricos) com canudos de refrigerante ou palitos de churrasquinhos e massa de modelar...

36

37 É importante provocar idéias. Dar a oportunidade para que os alunos desenvolvam conceitos matemáticos por conta própria. O aluno que aprende dessa forma, não espera o professor mostrar como fazer. É um jeito mais demorado de dar aula, mas pode ser mais eficaz para o desenvolvimento do raciocínio......

38 A proposta de trabalho de matemática contida no Projeto Além das Palavras tem como objetivo encorajar a exploração de uma grande variedade de idéias matemáticas relativas a números, medidas, geometria e noções rudimentares de estatística, de forma que as crianças desenvolvam e conservem um prazer e uma curiosidade acerca da matemática. A dificuldade apresentada é a falta de tempo em se trabalhar os conteúdos que são amplos e nossos estudantes ainda não se adaptaram com essas metodologias. Minha preocupação é chegar ao final do ano letivo sem ter trabalhado todos os quesitos mínimos. Profª Norma Sueli – 4º Ano C - Matutino

39 2º B – Matutino Aula Diferenciada

40 ...Cada classe é uma classe, um agrupamento social com uma realidade própria (social e lingüística) e com peculiaridades de comportamento que exigem muito da sensibilidade dos professores na seleção dos processos graduais e das estratégias pedagógicas eficazes(CENP, 1998).

41 O Projeto Além das Palavras proporciona a aprendizagem de maneira lúdica levando o aluno a construir seu conhecimento, porém há necessidade de capacitações de qualidade aos professores, onde estes possam adquirir conhecimentos e desenvolver de forma eficaz as atividades em sala de aula. Profª Elisangela Apª Bóis de Oliveira – 2º B

42 1 º Ano D - Vespertino PROMOVER A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL é promover a vida, é colocar a vida no centro das decisões, dos projetos e planos pessoais e institucionais.

43 O Projeto Além das Palavras desenvolve a capacidade de se expressar de forma oral e corporal, não só com o material de apoio, como também em atividades diversificadas e interdisciplinares. Profª Luciana Catarina de Oliveira -1º D

44 2º C – Vespertino Aula Diferenciada

45 Esta maneira de ver a alfabetização, em que a criança pode escrever de forma criativa e espontânea, reflete uma crença na necessidade da escola e do professores assumirem uma nova postura em relação a todo o processo.

46 A televisão e o vídeo - os meios de comunicação audiovisuais - desempenham, indiretamente, um papel educacional relevante. Passam-nos continuamente informações, interpretadas; mostram-nos modelos de comportamento, ensinam-nos linguagens coloquiais e multimídia e privilegiam alguns valores em detrimento de outros. (José Manuel Moran, 2002).

47 O Projeto Além das Palavras veio para nos proporcionar aulas com metodologias mais interessantes, dinâmicas e criativas. Através do projeto desenvolvemos a consciência fonológica, a competência de decodificação e o enriquecimento do vocabulário que muito contribui para o processo de alfabetização. Profª Arlete – 2º Ano C - Vespertino

48 5º C – Matutino Aula Diferenciada

49

50 Para que a escola ofereça um ensino de qualidade é necessário que o currículo seja elaborado segundo as condições sócio econômicas e culturais da sociedade atendida pela escola.

51 1º Semestre de 2011 Cinthya Maria Staut Profª Coordenadora E. E. Senador Filinto Muller - Extensão


Carregar ppt "PROJETO ALÉM DAS PALAVRAS MATEMÁTICA LÍNGUA PORTUGUESA INTERDISCIPLINARIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google