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Caracterização de Produto

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Apresentação em tema: "Caracterização de Produto"— Transcrição da apresentação:

1 Caracterização de Produto
Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Projeto de Implementação de Sistemas Arquivísticos Prof.: Lillian Alvares Caracterização de Produto

2 Produto É algo que pode ser oferecido em um mercado para satisfazer a um desejo ou necessidade.

3 Produto É algo que pode ser oferecido em um mercado para satisfazer um desejo ou necessidade. É muito mais do que apenas um objeto físico. É o pacote completo de benefícios ou satisfação que os compradores percebem que eles obterão se adquirirem o produto. É a soma de todos os atributos físicos, psicológicos, simbólicos e de serviço.

4 Tipos de Produtos BENS FÍSICOS: furadeiras, livros
ORGANIZAÇÕES: Greenpeace, Exército da Salvação EVENTOS: concertos, desfiles PESSOAS: Pelé, George Bush IDÉIAS : Planejamento Familiar, Direção Defensiva

5 Tipos de Produtos Bens não procurados: vagas em cemitérios, seguros.
Bens perecíveis: bens que se deteriorarão rapidamente mesmo sem uso. Bens duráveis: bens que sobrevivem à ocasiões de múltiplo uso. Bens não-duráveis: bens que serão consumidos em um única oportunidade. Partes e materiais: bens que são agregados a um produto final. Abastecimento e serviços: bens que facilitam a produção. Commodities: trigo, ouro, açúcar. Produtos intermediários: resulta da fabricação de outro produto.

6 Gestão de Produto Quais produtos produzir e vender, quais novos produtos acrescentar, quais abandonar, em que estágio do ciclo de vida o produto se encontra, quantos produtos o portfólio deve ter, são apenas algumas das preocupações encontradas na Gestão de Produto

7 Gestão de Produto O consumidor optará pelo produto que considerar como o de maior valor, e para isso levará em consideração aspectos tangiveis e intangiveis que merecem a atenção dos profissionais de marketing.

8 Gestão de Produto A gestão de produtos envolve o desenvolvimento de estratégias e táticas que aumentaram a demanda do produto em relação ao Ciclo de Vida do Produto.

9 Classificação de Produtos
Uma técnica útil para entender um produto é o Sistema de Classificação Aspinwall. Ele classifica e atribui nota ao produtos baseado em quatro variáveis:

10 Classificação de Produtos
Taxa de reposição: qual a frequência que o produto é recomprado. Margem bruta: quanto lucro é obtido de cada produto (preço médio de venda menos custo unitário médio). Ajuste de objetivo do comprador: qual a flexibilidade dos hábitos de consumo dos compradores em relação à esse produto. Duração da satisfação do produto: por quanto tempo o produto irá produzir benefícios ao usuário.

11 Aspectos Tangíveis Tamanho Durabilidade Cor Peso Gastos Embalagem
Rotulagem Limpeza Variedade Personalização Design

12 Aspectos Intangíveis Qualidade Reputação Capricho Posicionamento Marca
Instalação Pós-Venda Informações Manutenção Garantias Devoluções Status

13 3 características básicas
Qualidade Tem a ver com o quão perfeitamente seu produto satisfaz um desejo ou necessidade do cliente. Pesquisa e Desenvolvimento podem colaborar com a crescente qualidade de um produto. Eliminação de deficiências e fortalecimento de pontos fortes influênciam a qualidade percebida de seu produto favorecendo sua aceitação.

14 3 características básicas
Apresentação A apresentação pode ser o diferencial numa escolha entre concorrentes. Um produto não só deve ter qualidade como deve também aparentar ter qualidade. Cores, embalagem, exposição, sem dúvida alguma influenciam na decisão de compra. A apresentação não deve apenas ser esteticamente agradável, mas deve também ser coerente com seu público- alvo.

15 3 características básicas
Marca A construção de uma marca forte para seu produto é consequência de um relacionamento satisfatório com seu mercado-alvo. Quando esta identificação positiva se torna forte o bastante, sua marca passa a valer mais do que o próprio produto oferecido. Branding é como é chamado o conjunto de práticas e técnicas que visam a construção e o fortalecimento de uma marca.

16 Estratégias de desenvolvimento
As estratégias para o desenvolvimento de novos produtos podem ser de quatro tipos:

17 Estratégias de desenvolvimento
Estratégias ofensivas: Para manter a liderança no mercado, estando sempre à frente dos concorrentes. É necessário investimento em pesquisa e desenvolvimento.

18 Estratégias de desenvolvimento
Estratégias defensivas: Para as empresas que seguem as empresas líderes. Evita custos com desenvolvimento e não corre riscos entrando em novos mercados.

19 Estratégias de desenvolvimento
Estratégias tradicionais: Adotadas por empresas que atuam em mercados estáveis, sem grande demanda por mudanças.

20 Estratégias de desenvolvimento
Estratégias dependentes: Adotadas por empresas que não têm autonomia para lançar seus próprios produtos. Isto ocorre com subdisiárias ou empresas que produzem para outras (terceirização).

21 Gestão de produto Que produtos produzir Que novos produtos acrescentar
Que produtos existentes deverão ser abandonados De quanto tempo um produto necessita para se consolidar Quantos produtos ter Como equilibrar um portfólio de produtos

22 Gestão de produto Que marca usar
Deve-se usar uma marca individual ou uma marca genérica de família de produtos Que logotipo usar Considerações do Ciclo de Vida do Produto Considerações da obsolescência planejada

23 Ciclo de Vida do Produto

24 Ciclo de Vida do Produto
Um conhecimento profundo de cada um destes estágios é essencial para a gestão do projeto, pois cada estágio requer estratégias diferentes de finanças, produção, logística e promoção em cada um de seus ciclos de vida.

25 Ciclo de Vida do Produto
Por vezes não é fácil identificar com precisão quando cada estágio começa e termina, por este motivo a prática é caracterizar os estágios, quando as taxas de crescimento ou declínio se tornam bastante pronunciadas. Ainda assim, as empresas devem avaliar a sequência normal do ciclo de vida e a duração média de cada estágio.

26 CVP - Crescimento Neste estágio há uma rápida aceitação do produto. Apresenta uma abertura à expansão que deve ser explorada. Estratégias para a fase de crescimento:

27 CVP - Crescimento melhoria da qualidade e adição de novas características acrescentar novos modelos entrar em novos segmentos de mercado aumentar a cobertura de mercado e entrar em novos canais de distribuição mudar o apelo de propaganda de conscientização sobre o produto para preferência do produto reduzir preços para atrair novos consumidores

28 CVP - Maturidade É o momento de redução no crescimento das vendas, porque o produto já foi aceito pela maioria dos consumidores potenciais. Este estágio fica evidente quando alguns concorrentes começam a deixar o mercado, a velocidade das vendas é dramaticamente reduzida e o volume de vendas se estabiliza. O lucro estabiliza-se até entrar em declínio graças ao aumento das despesas de marketing em defendê-lo da concorrência.

29 CVP - Maturidade Estratégias para a fase de maturidade:
Modificação do mercado Expansão dos consumidores , expansão da taxa de consumo Modificação do produto Melhoria da qualidade , melhoria de características , melhoria de estilo (design)

30 CVP - Declínio Período de forte queda na demanda pelo produto. Este estágio pode ser causado por uma competição feroz, condições econômicas desfavoráveis, mudanças nas tendências ou outros fatos. É o momento de desaceleração, eliminação ou revitalização, com a introdução de um novo produto/serviço. As estratégias nessa fase são:

31 CVP - Declínio Identificação dos produtos fracos
Manter, modificar, abandonar Manter o nível de investimento Aumentar o investimento Reduzir o investimento Recuperar ao máximo Desacelerar rapidamente


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