A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências O lixo – cap. 8 (6ª série) Professora: Alexsandra Ribeiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências O lixo – cap. 8 (6ª série) Professora: Alexsandra Ribeiro."— Transcrição da apresentação:

1 Ciências O lixo – cap. 8 (6ª série) Professora: Alexsandra Ribeiro

2 Destino do lixo As prefeituras são responsáveis pela limpeza pública, o que inclui fazer a coleta e o transporte do lixo e dar-lhe uma destino adequado. Os tipos de destino do lixo são: lixão, aterro sanitário, compostagem, incineração e reciclagem. Você deve saber as características, vantagens e desvantagens de cada destino do lixo.

3 Tipos de destino do lixo
Características Vantagens Desvantagens Lixão O lixo é colocado em um terreno a céu aberto sem nenhum tipo de proteção. Diminui a quantidade de lixo nas ruas; É barato Polui o ar com mau cheiro; Atrai animais causadores de doenças; Contamina o solo e o lençol freático com o chorume. Aterro sanitário O lixo é colocado em trincheiras abertas no solo e forradas com material impermeável. Não polui o ar com mau cheiro; Não atrai animais causadores de doenças; Não contamina o solo e o lençol freático com o chorume. Alto custo; Apresenta um tempo de vida útil. Incineração É a queima do lixo hospitalar ou industrial em aparelhos e usinas especiais. Diminui a quantidade de lixo que vai para o aterro; Mata os organismos causadores de doenças. Pode poluir o ar se não for colocado filtro nos aparelhos; Alto custo. Compostagem É a transformação da matéria orgânica do lixo em adubo. Produz adubo e biogás. Desperdício de dinheiro devido o adubo que não é vendido. Reciclagem É o reaproveitamento de certos materiais do lixo (papel, metal, vidro e plástico) Evita a poluição do solo e da água com produtos tóxicos; Gera emprego. Nem todo material do lixo pode ser reciclado.

4 Destino do lixo O aterro sanitário é diferente do aterro controlado.
No aterro controlado o lixo é simplesmente enterrado para diminuir o mau cheiro e dificultar o acesso de ratos e insetos, mas o terreno não é impermeabilizado nem há tratamento dos gases e do chorume. Para haver a reciclagem é necessário que haja a coleta seletiva, que é a separação dos materiais do lixo que podem ser reciclados.

5 Consciência e ação A seguir algumas ações que cada pessoa pode fazer para diminuir a quantidade de lixo produzida: Evite usar produtos descartáveis; Não jogue lixo nas praias e nas ruas; Não jogue fora roupas, brinquedos antigos e utensílios que ainda puderem ser reaproveitados. Separe vidros, jornais, latas e embalagens de papel para dar aos catadores de rua, se não houver coleta seletiva na cidade. FAÇA SUA PARTE!!!!!


Carregar ppt "Ciências O lixo – cap. 8 (6ª série) Professora: Alexsandra Ribeiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google