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Uso de Ambientes Digitais 3D como Estímulo ao Letramento Digital Jorge Ferreira Franco 1. Escola de Ensino Fundamental do Município de São Paulo 2. Laboratório.

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1 Uso de Ambientes Digitais 3D como Estímulo ao Letramento Digital Jorge Ferreira Franco 1. Escola de Ensino Fundamental do Município de São Paulo 2. Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo 3.Universidade Federal da Bahia Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação musiquarium_2000@yahoo.com 1 Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015

2 Programa Contexto Caracterização do Problema Conceituando Instrumentos de Ação Trabalhos Correlatos Trabalho Experimental Fundamentação Teórica Perguntas de Pesquisa Objetivo Metodologia Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 2

3 Contexto Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 3 Investigar formas de melhorar os processos de letramentos tradicional, digital e visual no contexto de uma escola pública

4 Contexto Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 4 São crescentes os usos e impactos da cultura eletrônica, através das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) contemporâneas e seus recursos técnicos, nos modos de vida dos indivíduos: Entretenimento, Comunicação, Pesquisa e desenvolvimento acadêmico e militar

5 Contexto Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 5 Desafio Como fazer para que o contexto escolar de escolas públicas de ensino básico acompanhe o processo evolutivo das TIC contemporâneas e contribua para preparar cidadãs e cidadãos mais capazes do ponto de vista de formação humana, científica e tecnológica necessárias aos indivíduos do século XXI?

6 Contexto Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 6 Pesquisas e observações indicam A necessidade de estimular letramento/alfabetização digital durante os processos de ensino e aprendizagem dos cidadãos e cidadãs (DCMS, 2011; WILSON et al., 2013) para compreenderem e aplicarem TIC contemporâneas e suas técnicas, com consciência, na vida cotidiana (FREIRE, 2011).

7 Contexto Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 7 O percentual da população alfabetizada funcionalmente foi de 61% em 2001 para 73% em 2011, mas apenas um em cada 4 brasileiros domina plenamente as habilidades de leitura, escrita e matemática. INAF - Indicador de Alfabetismo Funcional, (2012) http://www.ipm.org.br/ipmb_pagina.php?mpg=4.02.0 1.00.00&ver=por

8 Problema Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 8 Como estimular multiletramentos (CAZDEN; COPE; FAIRCLOUGH, NORMAN; GEE; et al, 1996) e ou alfabetização midiática e informacional com suporte de TIC contemporâneas e avançadas na educação básica (WILSON et a., 2013; ) de modo integrado com os tópicos das ciências do currículo (SÃO PAULO SME – SP, 2010)?

9 Conceituando Instrumentos de ação Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 9 Pesquisando soluções para reduzir o problema Sistemas de hipermídia Ambientes digitais 3D com base no conceito de realidade virtual e recursos técnicos de baixo custo Ex: sistemas computacionais e recursos educacionais abertos da web

10 Trabalhos Correlatos Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 10 The NICE Project: Learning Together in a Virtual World (Johnson et al. 1998) Web-based – Virtual Reality Modelling Language (VRML) https://www.evl.uic.edu/moher/papers/vrais98.pdf

11 Trabalhos Correlatos Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 11 Trabalho de pesquisa de usos e impactos de realidade virtual na educação (36, 37p. James Cook University aplicação para reconhecimento de letras no processo de alfabetização de crianças ) e reflexões sobre a integração do conceito de RV e da web via navegadores. YOUNGBLUT, C. Educational Uses of Virtual Reality Technology, Tech. Report IDA Document D-2128, Institute for Defense Analyses, Alexandria, Va., (1998). Disponível em: http://www.hitl.washington.edu/scivw/youngblut- edvr/D2128.pdf Acessado em: 25/03/2013.http://www.hitl.washington.edu/scivw/youngblut- edvr/D2128.pdf

12 Trabalhos Correlatos Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 12 Baily, F. and Moar, M. The Vertex Project: Exploring the creative use of shared 3D virtual worlds in the primary (K-12) classroom Uma estudante modelando com o software Studio Max

13 Trabalho Experimental Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 13

14 Trabalho Experimental Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 14

15 Trabalho Experimental Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 15

16 Trabalho Experimental FRANCO, J. F.; LOPES, R. D. Usando tecnologias interativas como suporte para autoria e construção colaborativa de conhecimento. In: Revista Renote Novas Tecnologias na Educação CINTED- UFRGS, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2005. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/13837/8020. Acessado em 28/03/2013. Franco, J. F., et al., 2006, Computer graphics, interactive technologies and collaborative learning synergy supporting Individuals’ Skills development, In: Proceedings of The 33 International Conference And Exhibition on Computer Graphics and Interactive Techniques, SIGGRAPH 2006, 30 July–03 August 2006, Educators Program, Boston Massachusetts Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 16

17 Trabalho Experimental Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 17

18 Trabalho Experimental Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 18

19 Trabalho Experimental Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 19 Franco e Lopes (2009) – SIGGRAPH ASIA Estudantes experimentando com modelagem 3D através do software Blender

20 Trabalho Experimental Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 20 Franco e Lopes (2009) – SIGGRAPH ASIA Apresentando tecnologias digitais da web 3D para professores

21 Trabalho Experimental Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 21 Franco e Telles (2014) – Edulearn 2014 Apresentando tecnologias digitais da web 3D para professores

22 Trabalho Experimental Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 22 Apresentando tecnologias digitais para estudantes em 2013

23 Trabalho Experimental Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 23 Apresentando tecnologias digitais para estudantes em 2013

24 Trabalho Experimental Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 24 Apresentando tecnologias digitais para estudantes em 2013 – na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE

25 Trabalho Experimental Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 25 Estimulando educação continuada com recursos on-line http://856585.blogspot.com.br/2013/03/galeria.html http://856585.blogspot.com.br/2013/03/galeria.html

26 Trabalho Experimental Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 26 Estimulando educação continuada com recursos da Web3D

27 Trabalho Experimental Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 27 Trabalho de modelagem realizado por ex-aluno https://www.facebook.com/photo.php?fbid=409796252421487&set=a.219 572064777241.56476.100001733467735&type=1&theater

28 Trabalho Experimental Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 28 Trabalho de modelagem realizado por ex-aluno https://www.facebook.com/photo.php?fbid=409796252421487&set=a.219 572064777241.56476.100001733467735&type=1&theater

29 Fundamentação Teórica Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 29 Vygotsky (2007) – Zona de desenvolvimento proximal Papert (1993) – construcionismo Del Nero, (1997) - Ciências cognitivas Wilson et al – (2013) – Alfabetização midiática e informacional Freire (2011) - Desenvolvimento de conhecimento técnico dialógico e consciência no uso de técnicas

30 Perguntas de Pesquisa Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 30 Que procedimentos iniciais e contínuos são adequados para estimular o uso de tecnologias 3D como suporte ao letramento digital de modo integrado com o ensino de ciências? Que tecnologias digitais 3D de baixo custo podem ser usadas, nos âmbitos da escola e de casa, para promover letramento e inclusão digital sustentáveis?

31 Perguntas de Pesquisa Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 31 Que tipos de práticas pedagógicas com suporte de ambientes 3D podem incentivar aprimoramento de habilidades cognitivas dos indivíduos? Em que extensão, práticas pedagógicas exploratórias podem aprimorar letramento digital e visual tanto quanto estimular aprendizagem permanente de estudantes e educadores?

32 Objetivo Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 32 Analisar prática de uso de técnicas de programação e de visualização de informação aplicadas na construção de ambientes digitais 3D, como suporte a uma abordagem pedagógica transversal para estimular letramento digital, no ensino de ciências, na educação fundamental, a partir da aplicação dessas técnicas, no ensino de conceitos de geometria.

33 Metodologia Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 33 Pesquisa ação com abordagem qualitativa (GIL, 1991; MILLS, 2014) Coleta de dados será através de trabalho de campo envolvendo educadores e estudantes, em estudo piloto Análise dos dados será qualitativa, com observações do autor, captação de vídeos, áudio gravação, entrevistas e ou opiniões de indivíduos que vivenciaram oficinas,

34 Obrigado Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 34 Perguntas?

35 Referencias Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 35 WILSON, C. et al. Alfabetização midiática e informacional: currículo para a formação de professores, Brasília, 2013, 194p. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single- view/news/media_information_literacy_curriculum_for_teachers_in_ portuguese_pdf_only/#.VGnvsMkR9JQ, Acesso em 17/11/2014http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single- view/news/media_information_literacy_curriculum_for_teachers_in_ portuguese_pdf_only/#.VGnvsMkR9JQ CAZDEN, C; COPE, B.; FAIRCLOUGH, N.; GEE, J.; et al Harvard Educational Review; Spring 1996; 66, 1; Research Library pg. 60. Disponível em. Acessado fev 2015http://vassarliteracy.pbworks.com/f/Pedagogy+of+Multiliteracies_New+L ondon+Group.pdf LOWE, D.; HALL, W. Hypermedia & the web: an engineering approach. England: John Wiley & Sons, 1999.

36 Referencias Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 36 WILSON, C. et al. Alfabetização midiática e informacional: currículo para a formação de professores, Brasília, 2013, 194p. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single- view/news/media_information_literacy_curriculum_for_teachers_in_ portuguese_pdf_only/#.VGnvsMkR9JQ, Acesso em 17/11/2014http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single- view/news/media_information_literacy_curriculum_for_teachers_in_ portuguese_pdf_only/#.VGnvsMkR9JQ CAZDEN, C; COPE, B.; FAIRCLOUGH, N.; GEE, J.; et al Harvard Educational Review; Spring 1996; 66, 1; Research Library pg. 60. Disponível em. Acessado fev 2015http://vassarliteracy.pbworks.com/f/Pedagogy+of+Multiliteracies_New+L ondon+Group.pdf LOWE, D.; HALL, W. Hypermedia & the web: an engineering approach. England: John Wiley & Sons, 1999.

37 Referencias Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 37 FREIRE, P. Extensão ou comunicação. 15º edição. Brasil: Paz & Terra, 2011 FRANCO, J. F.; LOPES, R. D. Three-dimensional digital environments and computer graphics influencing k-12 individuals‟ digital literacy development and lifelong learning. In: Proceedings of The 2nd ACM SIGGRAPH. Conference and Exhibition in Asia: the pulse of innovation – SIGGRAPH ASIA 2009, Educators Program, Yokohama, Japan 16-19, December, p. 8, 2009. FRANCO, J. F.; TELLES, E. O. Using Advanced Web3D based Information Visualization Technology to Support an Exploratory Hands-on Workshop for K-12 Educators In: Proceedings 6th International Conference on Education and New Learning Technologies, Barcelona - 7th - 9th of July, Espanha: IATED, 2014. Disponível em: http://library.iated.org/view/FRANCO2014USI. Acessado em: 15/11/2014. http://library.iated.org/view/FRANCO2014USI

38 Referencias Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 38 FRANCO, J. F.; LOPES, R. D. Usando tecnologias interativas como suporte para autoria e construção colaborativa de conhecimento. In: Revista Renote Novas Tecnologias na Educação CINTED-UFRGS, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2005. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/13837/8020. Acessado em 28/03/2013 http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/13837/8020. Acessado em 28/03/2013 FRANCO, J. F.; LOPES, R. D. Novas tecnologias em ambientes de aprendizagem; estimulando o aprender, transformando o curriculum e ações, In: Revista Renote Novas Tecnologias na Educação CINTED-UFRGS, III Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, março de 2004, Porto Alegre, Disponível em: Brasil http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo3/IIICicloPrograma.htm Acessado em: 23/03/2013. http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo3/IIICicloPrograma.htm

39 Referencias Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos - 2015 39 FRANCO, J. F., FARIAS, R. A; LOPES, R. D. Using 3D Web-based graphics and information visualization technology for supporting collaborative learning. In: Barros E. A. R. et al. (org) Anais Congresso Alice Brasil, 2010. Em: http://www.alicebrazil.org/fileadmin/Graduacao/EE/Eventos/Alice_Brasil/ anais/Alice_2010.pdf. Acessado em: 23/03/2013 http://www.alicebrazil.org/fileadmin/Graduacao/EE/Eventos/Alice_Brasil/ anais/Alice_2010.pdf SÃO PAULO SME-SP. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações curriculares: proposições de expectativas de aprendizagem - Tecnologias de Informação e Comunicação / Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME / DOT, 2010a. 126p. SÃO PAULO SME-SP. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações curriculares: proposições de expectativas de aprendizagem para o ensino Fundamental: ciclo II: matemática. 2º Ed. / Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME / DOT, 2010b. 124p.


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