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CONSTRUINDO UM PLANO DE NEGÓCIOS Descrição do Produto / Serviço Empreendimentos em Informática / Alta Tecnologia.

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Apresentação em tema: "CONSTRUINDO UM PLANO DE NEGÓCIOS Descrição do Produto / Serviço Empreendimentos em Informática / Alta Tecnologia."— Transcrição da apresentação:

1 CONSTRUINDO UM PLANO DE NEGÓCIOS Descrição do Produto / Serviço Empreendimentos em Informática / Alta Tecnologia

2 AGENDA DA AULA DE HOJE 1.Aprofundar o entendimento dos conceitos de criação de valor e cadeia de valor 2.Fazer exercícios simples para aplicar os conceitos aprendidos 1.Aprofundar o entendimento dos conceitos de criação de valor e cadeia de valor 2.Fazer exercícios simples para aplicar os conceitos aprendidos

3 IDÉIA X OPORTUNIDADE Uma idéia vira uma oportunidade quando conseguimos explicar de forma clara e convicente como ela cria valor para cada um dos stakeholders envolvidos Quem são os stakeholders? (i.e., clientes, investidores, distribuidores, varejistas, fornecedores, bancos, parceiros e, é claro, você) Qual valor está sendo criado para cada um deles? Quem são os stakeholders? (i.e., clientes, investidores, distribuidores, varejistas, fornecedores, bancos, parceiros e, é claro, você) Qual valor está sendo criado para cada um deles? Diferença entre idéia e oportunidade Cuidado com as idéias me-too. Caso você não seja um first mover, considere a vantagem que os competidores possuem Analise o efeito de rede Analise o efeito de rede Considere os ganhos de escala dos competidores estabelecidos Considere os ganhos de escala dos competidores estabelecidos Pense na reação dos competidores (ex: preço, gastos em divulgação) Pense na reação dos competidores (ex: preço, gastos em divulgação)

4 EXEMPLO IDÉIA OPORTUNIDADE Grande incidência de roubo de senhas de Internet Banking Segurança nos PCs dos usuários é muito fraca: virus, warms, DNS hijacking, keyboard hijacking, etc Quem é prejudicado por isto? Qual é realmente o problema? Como você pode resolve-lo? ExistemOportunidades? Que valor sua solução cria? Contexto Atual EXEMPLO

5 FRAMEWORK SITUAÇÃO-IMPLICAÇÃO-SOLUÇÃO SoluçãoImplicaçãoSituação Descrição Quais são as raizes do problema que você está propondo a resolver Porque isto se torna um problema para o cliente / consumidor Qual solução proposta para a Implicação, não para o problema básico Exemplo Falhas de segurança em PCs dos clientes dos bancos permite instalação de programas espiões Setor bancário brasileiro perde R$56 milhões/ano devido a fraudes via Internet* Chaveiro eletrônico com geração dinâmica de senhas para evitar fraudes * Fonte: Febraban, IstoÉ Dinheiro 24/05/04

6 FRAMEWORK SITUAÇÃO-IMPLICAÇÃO-SOLUÇÃO SoluçãoImplicaçãoSituação Descrição Exemplo Quais são as raizes do problema que você está propondo a resolver Porque isto se torna um problema para o cliente / consumidor Qual solução proposta para a Implicação, não para o problema básico Falhas de segurança em PCs dos clientes dos bancos permite instalação de programas espiões Setor bancário brasileiro perde R$56 milhões/ano devido a fraudes via Internet* Chaveiro eletrônico com geração dinâmica de senhas para evitar fraudes * Fonte: Febraban, IstoÉ Dinheiro 24/05/04 Observe que a solução resolveu o problema das fraudes bancárias (implicação), e não o problema de segurança dos PCs (situação – os PCs do usuários continuam com programas espiões) Foco na criação de valor para o cliente

7 CRIAÇÃO DE VALOR - CARACTERÍSTICAS B2C B2B CaracterísticasExemplos Avaliação mais subjetiva do produto / serviço Avaliação mais subjetiva do produto / serviço Muito mais suceptível à imagem passada Muito mais suceptível à imagem passada Experiências, sensações Experiências, sensações Percepção de economia Percepção de economia Status Status Comodidade Comodidade Clientes B2B são mais analíticos em relação à proposta de valor oferecida Clientes B2B são mais analíticos em relação à proposta de valor oferecida Normalmente avalia opções pensando no lucro, vendas, retorno, etc Normalmente avalia opções pensando no lucro, vendas, retorno, etc Dinheiro: Dinheiro: * Capital de Giro – Redução de custos – Otimização de CG* – Aumento de vendas – Aumento de margem Princípios, valores Princípios, valores

8 EXEMPLO DE QUANTIFICAÇÃO DA CRIAÇÃO DE VALOR Total perdas fraude Internet Falhas de segurança na Infraestrutura Hijacking de Senhas Cliente: Banco Tabajara (B2B) R$ milhões/ano Fonte: fonte1, fonte2, Relatório anual Banco Tabajara EXEMPLO SIMPLIFICADO Custo da Solução Chaveiro Eletrônico Ganhos do Chaveiro Eletrônico 12,4 5,0 7,4 1,8 5,6 ~R$ 5,6 milhões/ano podem ser economizados com o uso do chaveiro eletrônico

9 ATUAÇÃO NA CADEIA DE VALOR EXEMPLO SIMPLIFICADO Exemplo cadeia de valor par ao setor bancário Você já realizou algumas análises sobre a criação de valor, e concluiu que existem interessados no Chaveiro EletrônicoVocê já realizou algumas análises sobre a criação de valor, e concluiu que existem interessados no Chaveiro Eletrônico Após fazer uma pesquisa de mercado e uma análise operacional, você chegou à cadeia de valor acimaApós fazer uma pesquisa de mercado e uma análise operacional, você chegou à cadeia de valor acima Sua empresa, XYZ, presta serviços de consultoria em segurança de TI, e vê isto como uma nova oportunidade de atuaçãoSua empresa, XYZ, presta serviços de consultoria em segurança de TI, e vê isto como uma nova oportunidade de atuação Em quais etapas é mais vantajoso atuar, para a XYZ?Em quais etapas é mais vantajoso atuar, para a XYZ? BancosClientes dos Bancos Serviço de implantação da solução de chaveiros Fabricação dos chaveiros eletrônicosDesenvolvimento e projeto dos chaveiros eletrônicos

10 FRAMEWORK PARA POSICIONAMENTO NA CADEIA DE VALOR + – –+ Competência Interna 2 Nível de desenvol- vimento do mercado Usar estrutura já existente Considerar atuação (mercado competitivo) Considerar atuação (mercado competitivo) Desenvolver parceiros 1 Atuar (nincho de mercado) Atuar (nincho de mercado) A matriz ao lado ajuda a decidir a estratégia da empresa para cada etapa da cadeia de valor 1 Caso existam empresas estabelecidas com know-how e ativos adequados 2 Atual e potencial. Inclui know-how, pessoas, instalações, etc SUGESTÃO

11 BancosClientes dos Bancos EXEMPLO ILUSTRATIVO Serviço de implantação da solução de chaveiros Fabricação dos chaveiros eletrônicosDesenvolvimento e projeto dos chaveiros eletrônicos EXEMPLO ATUAÇÃO CADEIA DE VALOR Estrutura da cadeia de valor Situação atual Empresa Israelense A Empresa Inglesa B Atualmente os chaveiros só podem ser importados destas empresas Não há empresas atuando neste mercado no Brasil Projeto tecnologicamente adequado Fabricação usa compontentes padrão – encontrados no mercado local Nota: Este exemplo é meramente ilustrativo, os dados aqui apresentados não são reais

12 EXERCÍCIO 1 BancosClientes dos Bancos Situação atual Serviço de implantação da solução de chaveiros Fabricação dos chaveiros eletrônicosDesenvolvimento e projeto dos chaveiros eletrônicos Empresa Israelense A Empresa Inglesa B Atualmente os chaveiros só podem ser importados destas empresas Não há empresas atuando neste mercado no Brasil Atuação proposta Posição Matriz Com a ajuda do framework apresentado, indique a atuação proposta para a empresa XYZ para cada etapa da cadeia de valor. Tempo: 5 minutos O mais importante não é a resposta, e sim suas análises e argumentos utilizados. Tenha eles em mãos.

13 SOLUÇÃO DE EXEMPLO Empresa XYZ - Setor Bancário BancosClientes dos Bancos Situação atual EXEMPLO SIMPLIFICADO Atuaçãoproposta Serviço de implantação da solução de chaveiros Fabricação dos chaveiros eletrônicosDesenvolvimento e projeto dos chaveiros eletrônicos Empresa Israelense A Empresa Inglesa B Atualmente os chaveiros só podem ser importados destas empresas Não há empresas atuando neste mercado no Brasil Empresa Israelense A Empresa Inglesa B Desenvolvimento de parceiro local para fabricação sob licença Atuação da XYZ

14 EXERCÍCIO 2 Nos grupos formados para o plano de negócio, elabore a proposta de valor do produto/serviço proposto e mostre em quais etapas da cadeia de valor sua empresa irá atuar. Tempo: minutos Guia Proposta de Valor Atuação na Cadeia de Valor Qual problema você se propoe a resolver? Para quem e porque isto é um problema? Como sua solução o resolve? Você pode quantificar o valor criado para seus clientes / consumidores? Qual a cadeia de valor? Como ela está estruturada atualmente? Onde você pretende atuar? Em cada etapa que você se propõe ou não a atuar, explique o porque da decisão

15 ANEXOS

16 EFEITO DE REDE Efeito de rede: vantagem competitiva que ocorre quando o fato de muitos clientes/consumidores utilizarem um determinado produto aumenta a atratividade do mesmo. Normalmente resulta no aprisionamento do mercado em uma empresa ou padrão. Muito comum no setor de alta tecnologia Exemplos: Betamax x VHS, Zip Disk, Microsoft Windows x Resto do Mundo, eBay x outros Mas cuidado: não sobreestime o efeito de rede; parte da supervalorização das empresas pontocom se deu devido a crença exagerada nele O Efeito de rede pode ser quebrado através de construção de pontes/ adaptadores. Ex: Java, Web Browsers, Windows Clients for Netware

17 DESCRIÇÃO DO PRODUTO / SERVIÇO Descrição Produto Proposta de valor Atuação na cadeia de valor Duas dimensões a serem abordadas: Qual o problema está sendo resolvido? Qual é o benefício de sua solução para o cliente / consumidor? Qual o problema está sendo resolvido? Qual é o benefício de sua solução para o cliente / consumidor? Quais são as etapas necessárias para seu produto chegar ao cliente? Em quais etapas sua empresa se propõe a atuar? Qual a essência do negócio? Quais são as etapas necessárias para seu produto chegar ao cliente? Em quais etapas sua empresa se propõe a atuar? Qual a essência do negócio?

18 DESCRIÇÃO DO PRODUTO / SERVIÇO Descrição Produto Exemplo de posicionamento na cadeia de valor: Ex 1: Serviço de segurança de dados Ex 2: Aparelhos de telefonia celular Varejo Consumidor Cliente DistribuiçãoFabricaçao Projeto SW Projeto HW Prestação serviço de segurança Desenvolv.ferramentas Pesquisa de vunerabilidades


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