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Comunicação Empresarial – U2

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Apresentação em tema: "Comunicação Empresarial – U2"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Empresarial – U2
Prof. Marcopolo Marinho Cultura corporativa nas organizações e relacionamento interpessoal. Plano de Comunicação: identidade corporativa, imagem, slogan e logomarca. a Objetividade na Comunicação Empresarial. Plano de Comunicação: comunicação interna e dirigida. Plano de Comunicação: Marketing. Aprendendo a se Comunicar com Habilidade e Clareza.

2 Cultura corporativa nas organizações

3 Cultura corporativa nas organizações
A Cultura Corporativa consiste nas crenças, valores, regras de conduta, morais e éticas, e ainda pelos princípios e políticas de gestão implantadas pela organização. Uma empresa é composta essencialmente por pessoas, e estas devem ser orientadas por sua cultura organizacional.

4 Ex. Elaboração de um planejamento estratégico
A cultura organizacional de uma empresa deve ser o alicerce de suas ações e práticas de gestão de pessoas e resultados. Toda empresa, seja qual for seu tamanho, tem sua política organizacional, e ainda que ela não seja clara, é a partir desta cultura que os colaboradores são orientados para a realização de suas tarefas. Ex. Elaboração de um planejamento estratégico

5 Para Schein (1992, p.12), a definição de Cultura é:
Um padrão de premissas básicas compartilhadas que o grupo aprendeu à medida que resolvia seus problemas de adaptação externa e integração interna, que funcionou suficientemente bem para ser considerada válida e, portanto, para ser ensinada aos novos membros como o meio correto de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas.

6 Para Sashkin e Kiser (1994, p.102)
[...] a cultura é a percepção cumulativa de como as organizações lidam com as pessoas e como as pessoas esperam tratar umas às outras. Essa cultura fundamenta-se em atitudes gerenciais consistentes e persistentes, vistas pelos funcionários, fornecedores e clientes. A cultura é construída e reforçada pelos líderes e gerentes da organização com suas ações, sendo criada por suas decisões e comportamentos do cotidiano; somente por meio da liderança é que a cultura se estabelecerá por meio de valores definidos e discutidos. Os líderes devem reunir as pessoas sob uma visão comum, onde os valores e as crenças culturais serão modelados por meio de um comportamento coerente e constante. Os proprietários devem fazer do dia a dia da empresa uma comunicação constante e proativa, realimentando sempre os canais culturais e cristalizando, assim, nos colaboradores da organização uma conduta focada nos objetivos determinados.

7 Papel do Líder na Cultura Organizacional

8 O Papel do Líder na Cultura Organizacional
O líder é o principal fomentador da cultura organizacional de uma empresa, uma vez que está em contato direto com os stakeholders e, é o responsável por transmitir a estes os preceitos, visões e os valores da empresa. Esta orientação permite direcionar e condicionar os comportamentos dos colaboradores, para que sua conduta dentro da organização seja condizente com aquilo que a organização considera ideal.

9 O Papel do Líder na Cultura Organizacional
Qual é o melhor tipo de cultura organizacional? Cada empresa tem sua própria cultura organizacional, e esta é adequada às suas necessidades. Respeitar estas regras é parte fundamental para a manutenção dos colaboradores, e as lideranças devem orientar as condutas e estarem atentas aos comportamentos dos profissionais que desrespeitam estas regras, uma vez que sem acompanhamento, estas atitudes podem se multiplicar.

10 TIPOS DE CULTURA ORGANIZACIONAL
Cultura que respeita a marca Esta é a cultura organizacional que mantêm profissionais que “vestem a camisa da empresa”. A ideia dessa política é que os colaboradores realmente acreditem nos valores e na ética da empresa, assumindo um compromisso com o trabalho e a busca constante por bons resultados.

11 TIPOS DE CULTURA ORGANIZACIONAL
Cultura da liderança enriquecida Esta é uma cultura organizacional que prioriza profissionais de alta performance, que apresentam bom desempenho e eficácia no cumprimento de suas tarefas e obrigações. Os profissionais são comprometidos e engajados em produzir mais e com maior qualidade.

12 TIPOS DE CULTURA ORGANIZACIONAL
Cultura viva e deixe viver Este tipo de cultura vive na estagnação e zona de conforto. Os profissionais não se preocupam em estimular a criatividade e inovar sua maneira de trabalhar, pelo contrário, produzem sempre mais do mesmo e apenas cumprem sua rotina de trabalho diária. Falta motivação e visão de futuro nos processos de trabalho.

13 TIPOS DE CULTURA ORGANIZACIONAL
Cultura da culpa Caracterizada por disseminar conflitos e desconfiança dentro do ambiente de trabalho. Os colaboradores não têm a cultura de assumir riscos e responsabilidades, e costumam culpar uns aos outros pelos erros, falhas e maus resultados, em vez de assumir seus próprios erros e procurar aprender com eles.

14 TIPOS DE CULTURA ORGANIZACIONAL
Cultura da culpa Caracterizada por disseminar conflitos e desconfiança dentro do ambiente de trabalho. Os colaboradores não têm a cultura de assumir riscos e responsabilidades, e costumam culpar uns aos outros pelos erros, falhas e maus resultados, em vez de assumir seus próprios erros e procurar aprender com eles.

15 TIPOS DE CULTURA ORGANIZACIONAL
Cultura Multidirecional Neste tipo de cultura organizacional não existe colaboração e cooperação entre profissionais e equipes. O que existe são departamentos com rixas entre si e profissionais que só pensam no individual e não conseguem compreender a importância do trabalho em equipe. Profissionais pertencentes a este tipo de cultura pensam sozinhos e mantêm boa convivência apenas com outros colaboradores da mesma equipe. Não existe cocriação, e há presença de conflitos e boatos constantes.

16 Prós e Contras da Cultura Organizacional
Prós: A cultura organizacional também previne e pode ajudar a resolver conflitos internos, já que apoia na gestão efetiva do capital humano, na dissolução de problemas interpessoais, além de mostrar para a sociedade quais são os valores, as visões e crenças seguidas pela organização. Contras: Por outro lado, se a cultura organizacional, não estiver clara, e contiver elementos que impossibilitem o crescimento dos colaboradores e da empresa, esta será um obstáculo a mais para o desenvolvimento sistêmico, e deve ser urgentemente revista.

17 A Objetividade na Comunicação Empresarial
O maior objetivo da gestão de comunicações dentro de um projeto é que as mensagens sejam transmitidas de forma apurada, pontual e para as pessoas certas. Para isso, devemos nos perguntar: Com quem precisamos nos comunicar e qual é o perfil das partes interessadas? Quais são os objetivos dessa comunicação? Em que formato a informação precisa ser transmitida?

18 Relacionamento interpessoal

19 Relacionamento interpessoal
Segundo Rocha (2010), “relacionar-se é dar e receber ao mesmo tempo, é abrir-se para o novo, é aceitar e fazer-se aceito, buscar ser entendido e entender o outro. A aceitação começa pela capacidade de escutar o outro, colocar-se no lugar dele (Empatia) e estar preparado para aceitar o outro em seu meio”. Dinâmica do nó

20 Características das pessoas de uma equipe
Os colaboradores são diferentes entre si e têm competências e habilidades que se complementam e são interdependentes, o que favorece que sejam atingidos os objetivos empresariais previamente definidos;

21 Características das pessoas de uma equipe
Os colaboradores são agregadores de valor e introduzem inteligência, conhecimento e talento que resultam em crescimento próprio e de cada organização;

22 Características das pessoas de uma equipe
os colaboradores são parceiros únicos, capazes de levar empresas ao sucesso. Sucesso significa atingir os objetivos empresariais propostos.

23 CAUSAS DE CONFLITO - Competição - Preconceito
- Distorções na comunicação - Luta por status ou poder - Vaidade desmedida - Preconceito - Grosseria - Teimosia - Sensibilidade exagerada - Diferença de percepções - Diferença de valores - Diferença de interesses

24 Aprendendo a se Comunicar com Habilidade e Clareza

25 A excelência na comunicação depende de:
- compreender o comportamento do outro; - ser sensível à comunicação não verbal; - ver, ouvir e sentir o que está sendo dito; - ser autêntico, sem magoar o outro; - manter debates abertos; - elucidar e desenvolver ideias; - compartilhar informações; - usar dados reais como base para decisões; - decidir consensualmente.

26 BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO
São problemas que interferem e dificultam a comunicação, chamados também de ruídos: diferenças de percepção (colaboradores com conhecimentos e experiências distintos costumam perceber a mesma comunicação de forma diferente);

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31 BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO
São problemas que interferem e dificultam a comunicação, chamados também de ruídos: diferenças de linguagem (uso de palavras que possibilitam diferentes interpretações e de termos técnicos para pessoas leigas em determinados assuntos);

32 BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO
São problemas que interferem e dificultam a comunicação, chamados também de ruídos: reações emocionais (qualquer tipo de emoção que possa influenciar na maneira com que vamos compreender ou passar a mensagem);

33 BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO
São problemas que interferem e dificultam a comunicação, chamados também de ruídos: inconsistência na comunicação verbal e não-verbal (as mensagens são fortemente influenciadas por fatores não verbais como os movimentos do corpo, a postura, os gestos, as expressões faciais, o contato físico etc);

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35 BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO
São problemas que interferem e dificultam a comunicação, chamados também de ruídos: desconfiança (a confiança na mensagem pode gerar credibilidade para o emissor).

36 A excelência na comunicação empresarial propicia:
informação e compreensão para que as pessoas possam conduzir suas tarefas; - atitudes que promovem motivação, cooperação e satisfação nos cargos.

37 Plano de Comunicação: identidade corporativa, imagem, slogan e logomarca
A identidade corporativa, diferentemente da imagem ou da reputação, representa o conjunto de produtos, significados, valores, marcas, princípios etc de uma organização e que contribui para distingui-la do mercado, inclusive dos seus concorrentes. A identidade incorpora a sua missão e visão, sua forma de gestão, o seu capital intelectual, e também a sua identidade visual.

38 Plano de Comunicação: identidade corporativa, imagem, slogan e logomarca
A imagem de uma organização consiste na forma pela qual ela é percebida por pessoas individualmente , por grupos organizados na sociedade e pode-se inclusive admitir que determinadas organizações ou empresas têm uma imagem na comunidade, na sociedade ou na opinião pública de maneira geral. Na verdade, a imagem de uma organização é uma construção mental e se forma, ao longo do tempo, a partir de experiências concretas ou de informações transmitidas por pessoas, grupos e particularmente pelos meios de comunicação.

39 Plano de Comunicação: identidade corporativa, imagem, slogan e logomarca
é uma curta mensagem usada em publicidade como uma identificação de fácil memorização agregando a um produto ou serviço.

40 Fazendo sua vida mais doce A primeira impressão é a que fica
Se é Bayer, é bom Não esqueça a minha Caloi Quem pede um, pede bis Tem 1001 utilidades Não tem comparação Só ele é assim Uma boa idéia Um raro prazer Abuse, use C&A É impossível comer um só Dê férias para seus pés Se a marca é Cica, bons produtos indica Emoção pra valer Sorriso saudável.Sorriso Colgate Deu duro, tome Dreher Põe na Consul Vale por um bifinho Parece mas não é Tomou Doril, a dor sumiu A diferença é que o Estadão funciona Alguma coisa a gente tem em comum A verdadeira Maionese O sucesso Uma grande cerveja É gostoso e faz bem Você faz maravilhas com Leite Moça A meia da loba O caldo nobre da galinha azul Venha para onde está o sabor Bons momentos pedem um bom café Energia que dá gosto Eu sou você amanhã Tão bonitinho O sabor da nova geração Tem coisas que só a Philco faz pra você Faz do leite uma alegria As amarelinhas Sempre cabe mais um quando se usa Rexona Abra a boca é Royal Legítimas só Havaianas Terrível contra os insetos. Contra os insetos Desperte o tigre em você O sol na medida certa Fresquinho porque vende mais. Vende mais porque é fresquinho O melhor amigo do carro e do dono do carro Sensível diferença Você conhece, você confia 752 é da Vulcabrás

41 Fazendo sua vida mais doce Açúcar União
A primeira impressão é a que fica Axe Se é Bayer, é bom Bayer Não esqueça a minha Caloi Bicicletas Caloi Quem pede um, pede bis Bis Tem 1001 utilidades Bombril Não tem comparação Brastemp Só ele é assim Campari Uma boa idéia Caninha 51 Um raro prazer Carlton Abuse, use C&A C&A É impossível comer um só Cheetos Dê férias para seus pés Chinelos Rider Se a marca é Cica, bons produtos indica Cica Emoção pra valer Coca-Cola Sorriso saudável.Sorriso Colgate Colgate Deu duro, tome Dreher Conhaque Dreher Põe na Consul Consul Vale por um bifinho Danoninho Parece mas não é Denorex Tomou Doril, a dor sumiu Doril A diferença é que o Estadão funciona O Estado de São Paulo Alguma coisa a gente tem em comum Free A verdadeira Maionese Helmann’s O sucesso Hollywood Uma grande cerveja Kaiser É gostoso e faz bem Kibon Você faz maravilhas com Leite Moça Leite Moça A meia da loba Lupo O caldo nobre da galinha azul Maggi Venha para onde está o sabor Marlboro Bons momentos pedem um bom café Nescafé Energia que dá gosto Nescau Eu sou você amanhã Orloff Tão bonitinho Ortopé O sabor da nova geração Pepsi Tem coisas que só a Philco faz pra você Philco Faz do leite uma alegria Quick As amarelinhas Ray-O-Vac Sempre cabe mais um quando se usa Rexona Rexona Abra a boca é Royal Royal Legítimas só Havaianas Sandálias Havaianas Terrível contra os insetos. Contra os insetos SBP Desperte o tigre em você Sucrilhos O sol na medida certa Sundown Fresquinho porque vende mais. Vende mais porque é fresquinho Tostines O melhor amigo do carro e do dono do carro Turbogás Cofap Sensível diferença Vinólia Você conhece, você confia Volkswagen 752 é da Vulcabrás Vulcabrás

42 Plano de Comunicação: identidade corporativa, imagem, slogan e logomarca
Logomarca é todo elemento visual que identifica e diferencia de outros iguais ou semelhantes, ou certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas. Quanto à origem, marcas podem ser brasileiras ou estrangeiras, quanto ao uso, podem ser de produtos, de serviços, coletivas ou e de certificação. Tanto a "marca" (um símbolo), o "logotipo" (letras) e as "logomarcas" (símbolo+logotipo), todos são marcas e atendem a públicos diversos, como profissionais liberais, empresas, associações, produtos, eventos, etc. No mercado competitivo moderno e atual, baseado cada vez mais em signos visuais e de design, uma boa logomarca é fundamental na diferenciação, reconhecimento e visibilidade de um empreendimento.

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50 Plano de Comunicação: comunicação interna e dirigida
Os principais objetivos da comunicação interna são: Difundir dentro da empresa os conhecimentos adquiridos pelos empregados, diretores e proprietários; Divulgar as ações da empresa de forma direta e transparente; Envolver a equipe de trabalho da empresa nas metas da organização. Pontos que devem ser reforçados na comunicação interna: Sintonia das informações com os objetivos estratégicos da empresa; Disposição dos dirigentes em abrir informações essenciais para todos; O propósito de se considerar as diferenças individuais, para assegurar um relacionamento adequado do empregado com a empresa; O compromisso de se desenvolver competências básicas em comunicação; A intenção de propiciar uma comunicação rápida e eficaz; A busca da adequação entre as técnicas de divulgação e as necessidades dos empregados. Por que? O que? Quem? Como? Quando? Onde?

51 Plano de Comunicação: Marketing

52 REFERÊNCIAS INSTITUTO RASILEIRO DE COACH. Importância da Cultura Organizacional de uma Empresa. Disponível em: pessoas/importancia-da-cultura-organizacional-de-uma-empresa/ SCHEIN, E. Organization culture and leadership: a dynamic view. San Francisco: Jossey Bass, p. SASHKIN, M.; KISER, K.J. Gestão da Qualidade Total na Prática. Rio de Janeiro: Campus, ROCHA, Elizângela Bispo. Relações interpessoais: uma análise empresarial e social. Disponível em: SEBRAE. Disponível em: rel-interpessoais.pdf SEBRAE. A importância da comunicação interna nas empresas. Disponível em: empresas


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