A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva"— Transcrição da apresentação:

1 SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina Gularte Villalba; Suzane Becker. CURSO: Pedagogia COORDENADORA de ÁREA: Clarice Pires

2 Portfólio referente as atividades desenvolvidas no mês de outubro: confecção dos materiais para a montagem da biblioteca infantil e leitura complementares sobre a temática “Biblioteca Infantil".

3 Dados de Identificação Introdução e Cronograma
SUMÁRIO Dados de Identificação Introdução e Cronograma Processo de Investigação: Execução e Análise Planejamento das ações Reflexão e análise Referências

4 INTRODUÇÃO No mês de outubro as acadêmicas bolsistas confeccionaram as almofadas que serão utilizados na biblioteca infantil, assim como realizaram a disposição dos caixotes que serão utilizados como prateleiras para os livros. Como complemento as ações as bolsistas realizaram leituras que corroboraram para realização das ações, leituras essas que foram fornecidas pela supervisora de área. 4

5 CRONOGRAMA DATA: ATIVIDADES: LOCAL: 01/10/14
Montagem do portfólio de setembro C.E.I TIA ANA 04/10/14 Reunião com supervisores e bolsistas UNIFEBE 07/10/14 Pintura das almofadas 16/10/14 Organização dos livros e leitura complementares 24/10/14 Elaboração do portfólio de outubro

6 OBJETIVOS Aperfeiçoar o conhecimento sobre biblioteca infantil a partir de leituras; Adequar o espaço tornando-o ideal para as crianças na Biblioteca Infantil; Elaborar os materiais destinados a biblioteca infantil.

7 PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO, EXECUÇÃO E ANÁLISE
Durante o mês de outubro, as bolsistas continuaram a construção de materiais e à adequação da biblioteca infantil. As bolsistas durante o processo de construção dos materiais puderam constatar a importância de um espaço lúdico e atraente para as crianças que frequentarão esse espaço. A biblioteca infantil é um espaço lúdico por excelência, pois é o lugar de brincar com os livros e com as letras, do faz de conta, do contar e ouvir histórias . É o local onde se pode dançar, desenhar e ouvir músicas, ela deve ser um convite a brincadeiras, viajar no mundo da imaginação (MELO; NEVES; 2005, p.02 ). 7

8 PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO, EXECUÇÃO E ANÁLISE
Assim como a prática na organização da biblioteca é importante para a adequação do espaço que será destinado as crianças da educação infantil (pufs, almofadas, prateleiras, disposição dos livros, etc...), a leitura também é necessária para que as bolsistas tenham base teórica para a construção do conhecimento. Com isso a supervisora de área disponibilizou os seguintes artigos: “Espaço e Tempo de Leitura na Educação Infantil”, “A importância da biblioteca infantil” e “A importância da literatura infantil para formação de leitores letrados”.

9 PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO, EXECUÇÃO E ANÁLISE
Diante das ações realizadas no mês de outubro, concluímos que a disposição dos materias disponíveis na biblioteca infantil bem como os caixotes que serão utilizados para a exposição dos livros, são de extrema importância para o ambiente infantil, e de acordo com Melo e Neves,

10 Tem como finalidade conduzir o freqüentador da biblioteca a conhecer livros ou assuntos existentes desconhecidos do leitor. As exposições de livros constituem elemento de atração da criança abrindo-lhe a curiosidade por determinados livros. Dando-lhe completo domínio sobre a escolha infantil. A exposição deverá ser realizada em um ponto estratégico, para que possa ser facilmente percebida e manuseada (2005, p.3).

11 REFLEXÃO E ANÁLISE A biblioteca infantil possui especificidades, desde aspectos físicos como lúdicos. A seleção e as disposições dos livros, são importantes para o bom funcionamento de uma biblioteca infantil. A biblioteca infantil tem como objetivo primordial familiarizar as crianças com os diversos materiais que poderão enriquecer suas horas de lazer. Visa a despertá-las para os livros e a leitura, desenvolvendo sua capacidade de expressar-se (MELO; NEVES, 2005, p. 02). As acadêmicas constataram durante o mês de outubro que a organização da biblioteca é essencial assim como o planejamento de ações que concretizem a finalidade que ela têm.

12 Almofadas e puff confeccionado para a biblioteca infantil.

13 Pintura e confecção das almofadas.
Organização dos livros nas prateleiras.

14 REFERÊNCIA SILVA, Sariane da. Espaços e Tempos de Leitura na Educação Infantil. Disponível em: acesso em 01de out LOPES, Camila Lorena; NAVARRO, Elaine Cristina. A importância da literatura na educação infantil para formação de leitores letrados. Disponível em: Acesso em: 16 de out MELO, Maurizeide Pessoa de; NEVES, Dulce Amélia de Brito. A importância da biblioteca infantil. Disponível em: Acesso em: 16 de out 14


Carregar ppt "SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google