A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A utilização das TIC nos processos de ensino/ aprendizagem CRIE – ME

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A utilização das TIC nos processos de ensino/ aprendizagem CRIE – ME"— Transcrição da apresentação:

1 A utilização das TIC nos processos de ensino/ aprendizagem CRIE – ME
Acção de Formação A utilização das TIC nos processos de ensino/ aprendizagem CRIE – ME Formadora: Elsa Dionísio Abril/Junho -2006

2 MOODLE – uma plataforma de EAD
Funcionalidades desta Plataforma de Aprendizagem

3 Como fazer para aceder ao Moodle?
Existem várias opções: Verificar se a escola onde lecciona tem já a plataforma disponível para utilização; Contactar o Centro de Formação da zona para se informar da existência do Moodle; Contactar o Centro de Competências EDUCOM enviando um para Contactar a Associação Nacional de Professores de Informática ( Formadora: Elsa Dionísio

4 Formadora: Elsa Dionísio - 2006
Recursos Moodle O Moodle suporta uma gama variada de recursos, que permitem inserir num dado curso, praticamente qualquer tipo de conteúdo adaptado à Internet. Recursos são conteúdos informativos que o professor introduz na sua disciplina. Podem ser: Páginas de texto Páginas HTML Ficheiros e Páginas web Directórios Etiquetas Formadora: Elsa Dionísio

5 Formadora: Elsa Dionísio - 2006
Tipos de Recursos (1) Páginas de Texto Este tipo de recurso permite escrever uma página de texto simples sem qualquer formatação especial. Está disponível um conjunto de formatações que ajudam a transformar o texto simples num documento apropriado para a Internet. Formadora: Elsa Dionísio

6 Formadora: Elsa Dionísio - 2006
Tipos de Recursos (2) Página HTML Este tipo de recurso permite a construção de páginas web de forma simples, especialmente quando se utiliza o editor WYSIWYG* do Moodle. A página é guardada numa base de dados, mas não como ficheiro, ficando acessível apenas através da plataforma. Esta funcionalidade permite fazer quase tudo utilizando HTML, incluindo Javascript. * What You See Is What You Get Formadora: Elsa Dionísio

7 Formadora: Elsa Dionísio - 2006
Tipos de Recursos (3) Ficheiros e Páginas web Este recurso permite a ligação a qualquer página web ou ficheiro web. Permite também a ligação a páginas web ou ficheiros que foram enviados para a área de ficheiros a partir do seu computador. As páginas web são visualizadas tal como são, enquanto que os ficheiros multimédia integrados numa página web, tais como ficheiros MP3, filmes, animações em flash, etc., precisam de programas adequados, que existem normalmente nos computadores (caso não existam têm de ser descarregados da net). Formadora: Elsa Dionísio

8 Formadora: Elsa Dionísio - 2006
Tipos de Recursos (4) Directório Este recurso mostra um directório completo (e respectivos sub-directórios) a partir da área de ficheiros da disciplina. Os alunos podem assim navegar e visualizar todos os ficheiros existentes. Etiquetas As etiquetas são ligeiramente diferentes dos outros recursos, porque são textos e imagens que são directamente inseridos entre os outros links de actividades na página da disciplina. Podem funcionar como separadores. Formadora: Elsa Dionísio

9 Formadora: Elsa Dionísio - 2006
Actividades O Moodle contem vários módulos de actividades. Tipos de actividades: Livro Chats (salas de conversa) Fóruns Glossário Diários Trabalhos Mini-Testes Referendos Lições Hot Potatoes Wikis (…) Formadora: Elsa Dionísio

10 Tipos de Actividades (1)
Livro É um documento muito simples, constituído por diversas páginas de texto. Chat O módulo chat permite aos participantes ter em tempo real discussões síncronas através da internet. Trata-se de um meio útil para conhecer os participantes ou para discussão de tópicos; Este módulo permite ainda gerir e rever discussões realizadas. Formadora: Elsa Dionísio

11 Formadora: Elsa Dionísio - 2006
Tipo de Actividades (2) Fóruns Esta é uma das actividades mais importantes numa aprendizagem a distância, por permitir a discussão de temas entre os vários elementos de um grupo. Os Fóruns podem ser estruturados de diversas formas e as participações podem ser visualizadas em vários formatos e conter anexos. Ao subscrever um fórum, os participantes receberão cópias de todas as participações no seu . O professor pode sempre interferir corrigindo qualquer desvio ao tema proposto. No final, deverá ser pedido aos alunos uma síntese das participações efectuadas. Formadora: Elsa Dionísio

12 Formadora: Elsa Dionísio - 2006
Tipo de Actividades (3) Glossário Esta actividade permite aos participantes criar e manter uma lista de definições, tal como num dicionário. As entradas podem ser pesquisadas de várias maneiras diferentes. O glossário também permite ao professor exportar entradas para outros glossários dentro da mesma disciplina. É também possível criar links automáticos para o glossário a partir de outros documentos existentes na disciplina. Formadora: Elsa Dionísio

13 Formadora: Elsa Dionísio - 2006
Tipo de Actividades (4) Diários Este módulo constitui uma actividade de reflexão muito importante. O professor pede ao aluno para reflectir sobre um tópico particular e este pode editar um registo histórico das suas respostas. As respostas dadas são privadas e podem ser lidas apenas pelo professor, que pode acrescentar em cada alínea do diário os seus comentários e classificação. Sugere-se usar uma actividade de diário por semana. Formadora: Elsa Dionísio

14 Formadora: Elsa Dionísio - 2006
Tipo de Actividades (5) Trabalhos Este módulo permite ao professor distribuir tarefas que exigem que os alunos produzam conteúdo digital (em qualquer formato) e o façam chegar ao professor, enviando-o para o servidor. Exemplos de alguns trabalhos: ensaios, projectos, relatórios... Este módulo inclui opções para classificar os trabalhos. Formadora: Elsa Dionísio

15 Formadora: Elsa Dionísio - 2006
Tipo de Actividades (6) Mini-Testes Este módulo permite ao professor construir mini-testes com perguntas de escolha múltipla, verdadeiro ou falso, e de resposta curta. Estas perguntas são guardadas numa base de dados por categorias, podendo ser reutilizadas dentro da mesma disciplina ou em disciplinas diferentes. Os mini-testes podem permitir várias tentativas de resolução, sendo cada tentativa corrigida automaticamente. O professor pode optar por dar dicas ou mostrar as respostas correctas. Este módulo inclui opções para classificar os alunos. Formadora: Elsa Dionísio

16 Formadora: Elsa Dionísio - 2006
Tipo de Actividades (7) Referendos Esta é uma actividade muito simples - o professor faz uma pergunta e dá uma lista de possíveis respostas, que os alunos irão escolher. Pode ser útil como uma forma rápida de inquérito para estimular a reflexão sobre um tópico, para permitir que os alunos votem sobre a direcção que deverá tomar o curso ou para chegar a um acordo em termos de investigação. Formadora: Elsa Dionísio

17 Tipo de Actividades Moodle (8)
Inquéritos O módulo de inquéritos fornece algumas ferramentas que têm sido consideradas úteis para avaliar e estimular o ensino em ambientes Web. O professor pode usar estes inquéritos para obter informações dos seus alunos que lhes permitirão conhecer melhor a turma e reflectir sobre o seu método de ensino. Formadora: Elsa Dionísio

18 Tipo de Actividades Moodle (9)
Lições As lições, são uma forma interessante e flexível de apresentar os conteúdos. Consiste num conjunto de páginas, que terminam com uma questão e várias respostas possíveis. De acordo com a escolha do aluno, ele poderá ou não passar à página seguinte. A navegação pela lição poderá ser linear ou não, dependendo em grande medida da estrutura do material apresentado. Formadora: Elsa Dionísio

19 Formadora: Elsa Dionísio - 2006
Tipo de Actividades (10) Hot Potatoes Este módulo, "HotPot", permite ao professor administrar este programa através do Moodle. As questões são criadas no computador do professor e depois enviadas para a plataforma. Depois dos alunos realizarem as questões, vários relatórios são possíveis de obter, que apresentam toda a estatística e classificação obtida. Formadora: Elsa Dionísio

20 Formadora: Elsa Dionísio - 2006
Tipo de Actividades (11) Wikis Um Wiki (palavra havaiana que significa “muito rápido”), permite a autoria de documentos de forma colectiva, usando linguagem HTML. Ex: de um wiki - o Wikipédia. Torna-se muito fácil criar e actualizar páginas. Geralmente não há revisão prévia antes das modificações serem aceites, e a maior parte dos wikis estão abertos ao público em geral ou pelo menos àqueles que têm acesso a um servidor wiki. Este módulo permite aos participantes trabalharem juntos nas páginas web adicionando, aumentando ou alterando os conteúdos. As versões antigas nunca são apagadas e podem ser restauradas. Formadora: Elsa Dionísio

21 Formadora: Elsa Dionísio - 2006


Carregar ppt "A utilização das TIC nos processos de ensino/ aprendizagem CRIE – ME"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google