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ETIQUETA NO MUNDO DOS NEGÓCIOS. Conjunto de regras cerimoniosas de trato entre as pessoas e que são estabelecidas a partir do bom senso e do bom gosto;

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1 ETIQUETA NO MUNDO DOS NEGÓCIOS

2 Conjunto de regras cerimoniosas de trato entre as pessoas e que são estabelecidas a partir do bom senso e do bom gosto; Autoconfiança e a elegância tanto na maneira de se vestir, como na postura e apresentação pessoal; *Quem é você, o que faz, qual sua imagem perante os outros, o que tenho a oferecer, quais meus pontos fortes, quais são meus pontos fracos. 1. CONCEITO

3 Respeito mútuo Seja como entrevistado, entrevistador ou funcionário; Na entrevista, esteja sempre com seu curriculum vitae; Sempre ter bom conhecimento sobre a empresa que trabalha, ou que deseja trabalhar; Respeitar sempre o horário imposto, se possível sempre ser adiantado de 15 a 20 minutos; 2. NO TRABALHO

4 2.1. Como vestir-se Adequar-se ao estilo de cada empresa; Atenção ao cabelo, unhas, barba/maquiagem; Esteja sempre antenado com a moda; Higiene pessoal;

5 2.2. Dicas Na dúvida opte pelo clássico; cuidado com a moda e os modismos; Cores escuras emagrecem e passam sobriedade e segurança; cores claras engordam e passam descontração; faça uma composição que equilibre estes dois fatores -roupas discretas em cores harmoniosas; Fuja à tentação do jeans; cuidado com o perfume! Escolha relógio e acessórios que complementam sua roupa; cuidado com os excessos; a gravata também é um acessório.

6 2.2.1.Para mulheres Decotes e transparências Prefira batom e esmalte claros, saias na altura do joelho e tailleurs Cuidado com babados e rendas; Sutiã visível Prefira cores discretas, sem estampas fortes Maquiagem deve ser discreta e funcional Opte por sapatos fechados Pescoço e colo à mostra

7 Para homens Prefira ternos escuros Tecidos que melhor se adaptam à sua região e estilo pessoal Meia é uma extensão da calça, e NÃO DO SAPATO; Gravatas de bichinhos, de crochê ou frouxa no colarinho... Camisa quadriculada ou listrada Barba deve ser feita todos os dias Cuidado com a combinação calçado e calça

8 2.2. Na entrevista Preparação Controle de horário Aparência Entrando em cena A entrevista Linguagem corporal Café

9 2.2. Na entrevista É proibido fumar Falar mal dos outros Revelação Objeções Dinheiro Despedida O acompanhamento

10 2.3. Reuniões A primeira parte do dia é a melhor hora para reuniões de trabalho. O sucesso de qualquer reunião depende de uma boa preparação. A sala deve ser ampla para acomodar a todos confortavelmente.

11 2.3.Reuniões Deve-se conferir tudo antes da reunião. É indispensável que o presidente diga algumas palavras introdutórias para dar o pontapé inicial. Ao final, o presidente deve resumir o que se fez e a que consenso chegou, por exemplo. É indispensável uma nota final agradecendo o comparecimento de todos.

12 2.4. Comunicação Como se dirigir a clientes; Como se dirigir ao chefe; Apelidos e abreviações; Tomando iniciativa; Saber ouvir; Saber agradecer; Fofocas; E você mesmo, como deve ser tratado?

13 O convite: quem convida, escolhe o restaurante, mesa, e paga a conta. Quem aceita explica alguma restrição alimentar com antecedência, e não faz comentários sobre o pagamento da conta. Escolha do restaurante: ambiente tradicional, renomado em matéria de qualidade. Evitar ambientes barulhentos e excessivamente populares. A espera do serviço: bolsas e pastas não ficam sobre a mesa; não pentear ou retocar a maquiagem à mesa. Guardanapos: Sejam de tecido ou de papel devem ficar sobre o colo, durante a refeição, utilizá-los apenas para tocar os lábios Almoço de negócios 2.5. Almoço de negócios

14 Bebidas e escolha do prato: moderação nas bebidas alcóolicas, procure evitá-las. Para o prato aguarde a escolha do convidado, caso não tenha faça a sugestão com detalhes sobre sua indicação. A conta: O anfitrião deve providenciar discretamente que a conta lhe seja entregue. Agradecimentos: o convidado agradece ao anfitrião pela hospitalidade. O anfitrião agradece ao convidado por ter vindo. Após dois ou três dias o convidado agradece novamente o anfitrião por escrito Almoço de negócios 2.5. Almoço de negócios

15 Como pôr a mesa * Copos * Talheres Como comer pratos complicados? 3. BOAS MANEIRAS À MESA 3. BOAS MANEIRAS À MESA

16 Boatos (com ou sem fundamento); Fumo ( áreas de interdição; as regras; charutos e cachimbos; cinzeiros); Vida particular (o conflito da vida profissional com a vida privada); 4. TEMAS QUENTES

17 Pontualidade (desculpas esfarrapadas) Bons motivos para não chegar tarde a uma reunião: * Você fica em desvantagem por que não teve tempo de pensar no que vai dizer; * Pode não ter tempo de tomar conhecimento da hierarquia dos que estão presentes; * Pode ter dificuldade em ambientar-se, entrando num clima que já se formou; * Não tem como saber se o que vai propor já foi discutido e, pior ainda, descartado.

18 5. COMPORTAMENTO CORPORAL Tosse e espirros; Soluços; Mau hálito; Bocejos; Gases; Ronco no estômago;

19 6. TELEFONE Como Atender o Telefone; * Alô Aguardando na linha; A chamada é sua; Tom de Voz; Postura; Cordialidade;

20 6.TELEFONE Ofensa; Abuso do Telefone; Ligações Pessoais; Telefone Celular;

21 7. CORRESPONDÊNCIAS Cartas comerciais: datilografadas em papel timbrado; Cartas particulares: manuscritas; Emendas denotam desconsideração; A responsabilidade pelos erros é quem assina; Nomes e títulos exatos e sem erros de ortografia.

22 Admito a minha paranóia mas isso não significa que não haja pessoas pegando no meu pé. 8. CRÍTICAS - Crítica Contraproducente - Crítica Positiva - Crítica Judiciosa - O Papel do Crítico - O Estágio Crítico - Criticar Respeitando o Criticado - Avaliações de Desempenho - Más Notícias - Demissão - Como Aceitar Críticas - Saiba Ouvir! - A reação Profissional - Críticas Justificadas - Críticas Injustificadas - Armadilhas

23 Respeitar a cultura e costumes do lugar em que se visita; Saber sobre o lugar antes de viajar; Se enquadrar dentro dos padrões sociais (modo de vestir, agir, falar) 9. ETIQUETA ESTRANGEIRA

24 Evite sempre: Chegar e não cumprimentar; Ler enquanto outros estão conversando; Conversar enquanto outros estão lendo; Dar gargalhadas ruidosas; Criticar alguém na frente dos outros; Falar mal de uma pessoa ausente; Cortar unhas na presença de outras pessoas; 10. DICAS IMPORTANTES

25 Sussurrar ou rir em um templo religioso; Deixar um convidado sem lugar para sentar; Tocar numa obra de arte sem estar autorizado; Não expressar gratidão ao receber um presente; Rir dos erros alheios; Começar a comer logo depois de sentar à mesa; Falar enquanto um artista se apresenta ; Não retribuir um sorriso ; Não agradecer um elogio. 10. DICAS IMPORTANTES

26 CONCLUSÃO O mau comportamento é fruto da ignorância da etiqueta a que cumpre aderir no mundo dos negocios, e no dia-a-dia das pessoas. É como demonstrar respeito pelo semelhante.

27 Obrigado! Ficha Técnica: Alunos: Paula Pimentel Beatriz Palin Bárbara Prates André Rassi Fabrício Belanda Disciplina: Tópicos Especiais II Professora da disciplina: Daniela Costa Carnio Marasea. Instituição: UNAERP Maio 2010


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