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ETIQUETA NO MUNDO DOS NEGÓCIOS

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Apresentação em tema: "ETIQUETA NO MUNDO DOS NEGÓCIOS"— Transcrição da apresentação:

1 ETIQUETA NO MUNDO DOS NEGÓCIOS

2 1. CONCEITO › Conjunto de regras cerimoniosas de trato entre as pessoas e que são estabelecidas a partir do bom senso e do bom gosto; › Autoconfiança e a elegância tanto na maneira de se vestir, como na postura e apresentação pessoal; *Quem é você, o que faz, qual sua imagem perante os outros, o que tenho a oferecer, quais meus pontos fortes, quais são meus pontos fracos.

3 2. NO TRABALHO › Respeito mútuo
Seja como entrevistado, entrevistador ou funcionário; › Na entrevista, esteja sempre com seu curriculum vitae; › Sempre ter bom conhecimento sobre a empresa que trabalha, ou que deseja trabalhar; Respeitar sempre o horário imposto, se possível sempre ser adiantado de 15 a 20 minutos;

4 2.1. Como vestir-se Atenção ao cabelo, unhas, barba/maquiagem;
Adequar-se ao estilo de cada empresa; Atenção ao cabelo, unhas, barba/maquiagem; Esteja sempre antenado com a moda; Higiene pessoal;

5 2.2. Dicas › Na dúvida opte pelo clássico; cuidado com a moda e os modismos; › Cores escuras emagrecem e passam sobriedade e segurança; cores claras engordam e passam descontração; faça uma composição que equilibre estes dois fatores -roupas discretas em cores harmoniosas; › Fuja à tentação do jeans; cuidado com o perfume! Escolha relógio e acessórios que complementam sua roupa; cuidado com os excessos; a gravata também é um acessório.

6 2.2.1.Para mulheres ›Decotes e transparências
›Prefira batom e esmalte claros, saias na altura do joelho e tailleurs ›Cuidado com babados e rendas; ›Sutiã visível ›Prefira cores discretas, sem estampas fortes ›Maquiagem deve ser discreta e funcional ›Opte por sapatos fechados ›Pescoço e colo à mostra

7 2.2.2. Para homens › Prefira ternos escuros
› Tecidos que melhor se adaptam à sua região e estilo pessoal › Meia é uma extensão da calça, e NÃO DO SAPATO; › Gravatas de bichinhos, de crochê ou frouxa no colarinho... › Camisa quadriculada ou listrada › Barba deve ser feita todos os dias › Cuidado com a combinação calçado e calça

8 2.2. Na entrevista › Preparação › Controle de horário › Aparência
› Entrando em cena › A entrevista › Linguagem corporal › Café

9 2.2. Na entrevista › É proibido fumar › Falar mal dos outros
› Revelação › Objeções › Dinheiro › Despedida › O acompanhamento

10 2.3. Reuniões › A primeira parte do dia é a melhor hora para reuniões de trabalho. › O sucesso de qualquer reunião depende de uma boa preparação. › A sala deve ser ampla para acomodar a todos confortavelmente.

11 2.3.Reuniões › Deve-se conferir tudo antes da reunião.
› É indispensável que o presidente diga algumas palavras introdutórias para dar o pontapé inicial. › Ao final, o presidente deve resumir o que se fez e a que consenso chegou, por exemplo. › É indispensável uma nota final agradecendo o comparecimento de todos.

12 2.4. Comunicação › Como se dirigir a clientes;
› Como se dirigir ao chefe; › Apelidos e abreviações; › Tomando iniciativa; › Saber ouvir; › Saber agradecer; › Fofocas; › E você mesmo, como deve ser tratado?

13 2.5. Almoço de negócios › O convite: quem convida, escolhe o restaurante, mesa, e paga a conta. Quem aceita explica alguma restrição alimentar com antecedência, e não faz comentários sobre o pagamento da conta. › Escolha do restaurante: ambiente tradicional, renomado em matéria de qualidade. Evitar ambientes barulhentos e excessivamente populares. › A espera do serviço: bolsas e pastas não ficam sobre a mesa; não pentear ou retocar a maquiagem à mesa. Guardanapos: Sejam de tecido ou de papel devem ficar sobre o colo, durante a refeição, utilizá-los apenas para tocar os lábios.

14 2.5. Almoço de negócios › Bebidas e escolha do prato: moderação nas bebidas alcóolicas, procure evitá-las. Para o prato aguarde a escolha do convidado, caso não tenha faça a sugestão com detalhes sobre sua indicação. › A conta: O anfitrião deve providenciar discretamente que a conta lhe seja entregue. › Agradecimentos: o convidado agradece ao anfitrião pela hospitalidade. O anfitrião agradece ao convidado por ter vindo. Após dois ou três dias o convidado agradece novamente o anfitrião por escrito.

15 3. BOAS MANEIRAS À MESA › Como pôr a mesa * Copos * Talheres › Como comer pratos complicados?

16 4. TEMAS QUENTES › Boatos (com ou sem fundamento);
› Fumo ( áreas de interdição; as regras; charutos e cachimbos; cinzeiros); › Vida particular (o conflito da vida profissional com a vida privada);

17 › Pontualidade (desculpas esfarrapadas)
Bons motivos para não chegar tarde a uma reunião: * Você fica em desvantagem por que não teve tempo de pensar no que vai dizer; * Pode não ter tempo de tomar conhecimento da hierarquia dos que estão presentes; * Pode ter dificuldade em ambientar-se, entrando num clima que já se formou; * Não tem como saber se o que vai propor já foi discutido e, pior ainda, descartado.

18 5. COMPORTAMENTO CORPORAL
› Tosse e espirros; › Soluços; › Mau hálito; › Bocejos; › Gases; › Ronco no estômago;

19 6. TELEFONE › Como Atender o Telefone; * Alô › Aguardando na linha;
› A chamada é sua; › Tom de Voz; › Postura; › Cordialidade;

20 6.TELEFONE › Ofensa; › Abuso do Telefone; › Ligações Pessoais;
› Telefone Celular;

21 7. CORRESPONDÊNCIAS › Cartas comerciais: datilografadas em papel timbrado; › Cartas particulares: manuscritas; › Emendas denotam desconsideração; › A responsabilidade pelos erros é quem assina; › Nomes e títulos exatos e sem erros de ortografia.

22 8. CRÍTICAS “Admito a minha paranóia mas isso não significa que não haja pessoas pegando no meu pé”. Crítica Contraproducente Crítica Positiva Crítica Judiciosa O Papel do Crítico O Estágio Crítico Criticar Respeitando o Criticado Avaliações de Desempenho Más Notícias Demissão Como Aceitar Críticas Saiba Ouvir! A reação Profissional Críticas Justificadas Críticas Injustificadas Armadilhas

23 9. ETIQUETA ESTRANGEIRA › Respeitar a cultura e costumes do lugar em que se visita; › Saber sobre o lugar antes de viajar; › Se enquadrar dentro dos padrões sociais (modo de vestir, agir, falar)

24 10. DICAS IMPORTANTES Evite sempre: Chegar e não cumprimentar;
Ler enquanto outros estão conversando; Conversar enquanto outros estão lendo; Dar gargalhadas ruidosas; Criticar alguém na frente dos outros; Falar mal de uma pessoa ausente; Cortar unhas na presença de outras pessoas;

25 10. DICAS IMPORTANTES Sussurrar ou rir em um templo religioso;
Deixar um convidado sem lugar para sentar; Tocar numa obra de arte sem estar autorizado; Não expressar gratidão ao receber um presente; Rir dos erros alheios; Começar a comer logo depois de sentar à mesa; Falar enquanto um artista se apresenta ; Não retribuir um sorriso ; Não agradecer um elogio.

26 CONCLUSÃO “O mau comportamento é fruto da ignorância da etiqueta a que cumpre aderir no mundo dos negocios, e no dia-a-dia das pessoas. É como demonstrar respeito pelo semelhante.”

27 Obrigado! Ficha Técnica: Alunos: Paula Pimentel 754139
Beatriz Palin Bárbara Prates André Rassi Fabrício Belanda Disciplina: Tópicos Especiais II Professora da disciplina: Daniela Costa Carnio Marasea. Instituição: UNAERP Maio 2010


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