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AÇÕES INTEGRADAS DO PROINFO RN SEEC - UNDIME Maria Aparecida Inácio de Araújo Coordenadora do ProInfo na UNDIME RN Zelda Simplicio de Sales Caldas Coordenadora.

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1 AÇÕES INTEGRADAS DO PROINFO RN SEEC - UNDIME Maria Aparecida Inácio de Araújo Coordenadora do ProInfo na UNDIME RN Zelda Simplicio de Sales Caldas Coordenadora Estadual do ProInfo RN GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA - SEEC UNIÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DE EDUCAÇÃO - UNDIME

2 I- Dados Gerais:  Unidade Federativa: Rio Grande do Norte;  Nº de formadores: 1- NTENTM: 43 ; 2- 88 (1-multiplicadores e bolsistas);  Cursistas : GLOBAL (ESTADO/UNDIME):IED= 5459 – TE= 831 – EP= 184;  Período do Curso: Durante o ano de 2010;  Nº de Turmas: ESTADO: 139 - UNDIME: 193;  Nº de Professores Capacitados até o momento: 16,94%  Nº de NTE/NTM: 18 NTE (+02 em fase de homologação) ; 07 NTM ( + 06 em fase de homologação);  Nº de Escolas com Laboratórios: Estaduais = 497, sendo 456 urbanas e 41 rurais; Municipais = 1145, sendo 467 urbanos e 678 rurais.

3 2- Organização e Desenvolvimento dos Cursos – Aspectos:  Organização e gestão dos cursos implementados: O processo de seleção foi aberto a todos os professores/gestores das escolas públicas com Laboratórios de Informática; os formadores multiplcadores têm especialização ou curso em área afim; o vínculo de Parceria entre a SEEC-UNDIME- MEC é de compromisso, amizade e respeito ao trabalho coletivo/individual de cada Instituição.  Formação das Equipes para a oferta dos Cursos: A equipe pedagógica formada pela Coordenação do ProInfo, dos NTE/NTM e Multiplicadores/formadores; O n º de encontros varia de acordo com a especificidade das turmas; O grau de conhecimento adquirido é maior do que o inicial e sua repercussão no desenvolvimento do curso é positiva;  Encontro Presencial e Formação Inicial dos Cursistas : A organização é feita por turmas em NTE-NTM/escolas de encontros presenciais semanais/e ou quinzenais e a distância, as parcerias são no sentido da eficiência e eficácia dos cursos; os resultados obtidos é de utilização das TIC no âmbito pedagógico.  Organização e Trabalho da Equipe Pedagógica do Curso: É feita pelos coordenadores Estaduais e das Undimes e o acompanhamento dos formadores/multiplicadores com os professores das escolas participantes é durante o curso e no sipi/sigitec*; a organização do trabalho dos bolsistas é intensa e de muita responsabilidade; a organização do trabalho dos formadores/multiplicadores é efetivada nos NTE/NTM; o espaço disponível nas escolas existe mas é complicado, em vista dos laboratórios serem espaço dos alunos e não dos professores. Existe dupla resistência: da escola/multiplicadores*;

4  Acompanhamento dos Aspectos Teóricos, Metodológicos e Tecnológicos do Curso: O conteúdo é oferecido pelo MEC: guias e/ou (apostilas) do formador/cursista; cd e ambiente e-proinfo; em ambiente customizado ou informatizado quando tem acesso a base tecnológica. A metodologia é aplicada de acordo com as diretrizes do MEC e diversificada conforme realidade local;  Acompanhamento dos Gestores-Cursistas O procedimentos de monitoramento e o apoio tecnológico e pedagógico é realizado pela coordenação do ProInfo, multiplicadores e técnicos de suporte dos NTE/NTM;  Resultados e Impactos : O ProInfo tem se configurado como um grande Programa de inclusão tecnológica e social, cujos resultados são visíveis em atividades docentes e de pesquisa, em eventos e no cotidiano das escolas. Os impactos são mais positivos do que negativos em todas as ações do Programa em todo os Estado;

5 III. Quanto à avaliação:  Avaliação com objetivos e limitações a serem superadas no ProInfo: As avaliações são realizadas continuamente para atingir os objetivos de formar os professores e estes se apropriarem das TIC na mediação do processo de ensino/aprendizagem. As limitações se dão a partir da dificuldade inicial de alguns professores/gestores e até de alguns multiplicadores, como também da apropriação dos gestores em relação a liberação do uso das diversas mídias pelos professores nas escolas;  Sugestões de melhorias a respeito do ProInfo para os próximos anos: Criar uma Política de marketing do ProInfo em Rede Nacional para divulgação e prestação de contas; Criar um sistema de comunicação efetivo em um só ambiente para que os gestores nas esferas: federal, estaduais e municipais tenham sintonia e recebam as informações em tempo real; Constituir um Comitê Gestor do ProInfo em cada Federação por no minímo 02 (02) anos, para garantir a perenidade das ações institucionais (como já exposto pelo RN no Encontro de Gestores – NE 2 em Maceió); Elaborar um documento - MEC/ANATEL para os coordenadores estaduais/municipais poderem cobrar das concessionárias do PBE o cumprimento da agenda e da manutenção da internet; Garantir junto as empresas/transportadoras a entrega dos equipamentos e materiais do ProInfo;

6 Cobrar sistematicamente o ônus dos cursistas desistentes das especializações conforme Termo de Compromisso assinado pelos mesmos; Exigir mais critérios na seleção do Curso Aluno Integrado para aumentar a permanência dos cursistas/tutores até a conclusão; Melhorar o ambiente de aprendizagem do Curso Aluno Integrado com maior praticidade e condizente com a idade/cognição dos estudantes/cursistas; Criar uma estratégia eliminar os tutores das IES fora do estado e assim como o PROUCA garantir uma IES global/local; Efetivar parcerias com outras universidades públicas nos estados, além das IES contratadas, para que possam acompanhar (pesquisar/avaliar) o PROUCA, a exemplo do RN; Garantir os contratos das IES por mais 02 (dois) para concluir a capacitação pedagógicas dos agentes do PROUCA; Ver a possibilidade de garantir junto a PUC o resgate de alguns cursistas desistentes (problema ambiente no ato da inscrição e acessibilidade durante o curso), ou foram reprovados (devidamente comprovados os motivos); Distribuir mais antenas de TV Escola, para garantir a recepção de 100% da grade e disponibilizar os 70% da programação diária na internet; Cobrar das IES a conclusão das 03 (três) ofertas do curso Mídias na Educação para garantir a especialização das primeiras turmas;

7 ELABORAÇÃO DE UM DOCUMENTO Este documento deve ser elaborado conjuntamente na 3ª Reunião Técnica do ProInfo Integrado, a partir do consenso realizado por Região e em plenária ser votado cada item, lavrado em ata, assinado por todos os gestores presentes das diversas instâncias e encaminhado posteriormente aos Secretários de Educação e Governadores e prefeitos pelo MEC.

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