A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

L ivros S apienciais EDICAT – Escola Diocesana de Catequese.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "L ivros S apienciais EDICAT – Escola Diocesana de Catequese."— Transcrição da apresentação:

1 L ivros S apienciais EDICAT – Escola Diocesana de Catequese

2 Livros Sapienciais Cinco Livros do Antigo Testamento: Provérbios, Jó, Eclesiastes, Eclesiástico e Sabedoria. A esses são acrescentados dois livros poéticos: Salmos e Cântico dos Cânticos. Esses livros apresentam a sabedoria e a espiritualidade de Israel.

3 Livros Sapienciais Em Israel, a sabedoria não é a cultura conseguida graças à acumulação de conhecimentos, mas o bom senso e o discernimento das situações, adquiridos através da meditação e reflexão sobre a experiência concreta da vida.

4 Os livros sapienciais mostram que a experiência comum do povo também é lugar da manifestação de Deus e da revelação do seu projeto Deus fala através da experiência do povo. Livros Sapienciais

5 Estes livros, portanto, trazem o convite para também hoje darmos atenção a nossa vida cotidiana, a fim de aprendermos a articular nossa experiência da vida e da história. Livros Sapienciais

6 A realidade mostra os justos a sofrer enquanto os ímpios triunfam. Os homens não conhecem a resposta, mas a solução consiste em confiar em Deus. Sec. V aC. Eu sei que o meu redentor vive e prevalecerá, por fim, sobre o pó da terra; e depois de a minha pele se desprender da carne, na minha própria carne verei a Deus. (Jo 19,25)

7 UM POVO QUE REZA O LIVRO DOS SALMOS O Livro dos Salmos é uma colecção de 150 poemas ou cânticos religiosos. Alguns são atribuídos a David e a Salomão. É a fé celebrada, cantada na liturgia do Templo: súplica, confiança, arrependimento, agradecimento e louvor. Alguns deles são chamados Salmos reais porque exaltam a função do rei; outros são chamados didácticos porque contêm um ensinamento.

8 São os escritos mais antigos. Apresentam uma tese muito simples: Deus premia os justos e castiga os ímpios já nesta vida. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria. (Sir 1,7)

9 Contem uma reflexão sapiencial que se aproxima ao Livro de Jo. Fala da absurdidade das esperanças terrenas. Ainda que o pecador cometa cem vezes o mal, ele vê a sua vida prolongada. Sei, no entanto, que a felicidade é para os que temem a Deus, e se enchem de respeito na sua presença. (Ecl 8,12)

10 Cantos populares de amor reunidos e transmitidos: antes ou depois do Exilio O amor de um homem e uma mulher celebrando o misterio do amor em sua forma erotica. quatro linhas de interpretacao: 1.Natural ou empirica: Amor humano 2.Mitica: Religiao dos Cananeus – rituais de fertilidade 3.Popular: Independencia da mulher 4.Mitica ou alegorica: Deus e o homem e a humanidade e a mulher

11 Volta a falar do problema do mal e da retribuição, como nos precedentes livros, mas projeta a solução no futuro messiânico e na possibilidade da vida eterna. sec. II aC. Como o barro está nas mãos do oleiro, que o molda a seu bel-prazer, assim o homem está nas mãos do seu Criador, que lhe retribuirá segundo o seu juízo. (Sir 33,13)

12 Este livro é mais recente ( aC). Apresenta uma série de sentenças bem ordenadas em três etapas: 1. A morte ameaça o homem, mas Deus vence a morte. 2. A sabedoria é um dom de Deus para o homem viver segundo a Lei de Deus. 3. A sabedoria é universal, mas é herança particular do povo de Israel. A esperança da vida eterna é anunciada com clareza. (Sab 3,1-6)


Carregar ppt "L ivros S apienciais EDICAT – Escola Diocesana de Catequese."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google