A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desde a Criação ao Pentecostes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desde a Criação ao Pentecostes"— Transcrição da apresentação:

1 Desde a Criação ao Pentecostes
O ESPÍRITO SANTO Desde a Criação ao Pentecostes

2 O Espírito Criador: Senhor que dá a vida
O Espírito Santo falou pelos profetas. No Credo que professamos afirmamos o monoteísmo trinitário: Jesus é o Filho enviado por Deus Pai e, pelo Espírito Santo, torna-nos filhos de Deus e herdeiros da vida eterna. O Espírito Santo – como professamos no credo - procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado. A seguir afirmamos solenemente que o Espírito Santo falou pelos profetas.

3 Desde a criação até à nova criação
O Pentecostes é como uma NOVA CRIAÇÃO. Não é um acontecimento isolado: a acção criadora do Espírito Santo percorre todas as páginas do Antigo Testamento, como um sopro de vida que tudo renova (Is 64,1)

4 No Antigo Testamento O Espírito Criador O Espírito profético

5 O Espírito Criador Na criação encontramos a primeira acção poderosa do Espírito Santo: «A terra era informe e vazia, as trevas cobriam o abismo e Espírito de Deus movia-se sobre as águas» (Gen 1,1-2). O Espírito Santo é o Principio divino da vida (Sl 104,30); é o Sopro de Deu que cria ordem e unidade no meio do caos inicial. Se Deus retirasse o Seu Espírito por um momento, toda a criação voltaria ao caos inicial (Sal 104,29-30)

6 O Pai criou através da Sua Palavra
e pelo poder do Espírito Santo O Espírito de Deus (ruah elohim) pairava sobre as águas (Gn 1,2). O Espírito tem um papel activo na obra da criação: o Espírito é Criador, não é criatura. Por isso, na criação, podemos ver uma primeira revelação da Santíssima Trindade. Mandas o teu espírito (Ruah), e as coisas são criadas (dabar) (Salmo 104,30) O Espírito é Criador, é Deus, não é uma criatura. É precisamente o que afirmamos no Credo, quando dizemos que Ele é Senhor e dá a vida.

7 à Sua imagem e semelhança (Gn 1,27)
Deus criou o ser humano à Sua imagem e semelhança (Gn 1,27) «O Senhor Deus formou o homem do pó da terra e insuflou-lhe pelas narinas o sopro da vida, e o homem transformou-se num ser vivo» (Gn 2,7)

8 O Espírito Criador 13Tu modelaste
as entranhas do meu ser e formaste-me no seio de minha mãe. (Sl 139)

9 A Criação é obra de Deus, isto é da Santíssima Trindade.
O Pai criou pelo poder da Palavra (do Filho), mas tudo estava informe; foi pelo Espírito que o caos inicial começou a tomar forma, beleza, perfeição. A obra criadora de Deus, não se limita ao instante inicial, é algo que vai acontecendo. Pela acção do Espírito Santo, a criação é “conservada” e, também, continuamente renovada e aperfeiçoada.

10 O Espírito Santo faz passar do caos ao cosmos, ou seja, da desordem à ordem, da confusão à harmonia, da deformação à beleza … com a sua acção renova todas as coisas. Com a morte de Jesus «as trevas dominavam a terra» (Mc 15,13). A humanidade, pelo pecado, caiu no caos. Mas pelo poder do Espírito, Jesus ressuscitou, venceu a morte, e a sua Luz faz renascer a humanidade.

11 o caos linguistico de babel
O Espírito trasforma o caos linguistico de babel Em babel, a humidade caiu na confusão das línguas. No Pentecostes, cada língua junta-se harmoniosamente com as outras e, num só coração e numa só alma, formam uma sinfonia admirável que canta os louvores de Deus.

12 As trevas cobriam o abismo (Gn 1,2)
O Espírito Santo continua a soprar e renovar a Igreja e cada pessoa, mesmo que sejam como terra seca, poeira. O coração do homem é como um abismo, coberto das trevas (Sl 64,7). Longe de Deus, vive dominado pelo “caos” dos desejos, dos projectos, dos propósitos, dos conflitos. É como uma terra árida, sequiosa, sem água. O Espírito de Deus que operava no caos primordial, continua a operar no caos provocado pelo pecado no coração do homem: «Tu és luz nas minhas trevas» (Salmo 18,29)

13 Vem Espírito Santo, Vem Espírito Criador
Tu que no principio pairavas sobre as água Dissipando as trevas do mundo com a Tua Luz E renovando com Teu poder, todas as coisas Vem Espírito Criador, transforma o meu coração Mergulhado no abismo das trevas. Vem transformar meu deserto em jardim Reza em mim a Cristo Jesus, Cura meu coração com Teu Amor, Transforma-me em Jesus Ajuda-me a cumprir a Vontade do Pai Dá-me morte santa, dá-me eterna glória.

14 Vem, vem, vem, Espírito Santo Transforma a minha vida,
quero renascer (4x) Quero abandonar-me em Teu amor, Encharcar-me em Teus rios, Senhor, Derrubar as barreiras em meu coração (bis)


Carregar ppt "Desde a Criação ao Pentecostes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google