A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Madre Teresa de Calcutá: Madre Teresa de Calcutá: Uma vida a amar Uma vida a amar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Madre Teresa de Calcutá: Madre Teresa de Calcutá: Uma vida a amar Uma vida a amar."— Transcrição da apresentação:

1 Madre Teresa de Calcutá: Madre Teresa de Calcutá: Uma vida a amar Uma vida a amar

2 Madre Teresa nasceu no dia 26 de Agosto de 1910 na Macedónia. O pai, respeitado homem de negócios, morreu quando ela tinha apenas oito anos.

3 Depois de ter vivido a adolescência empenhada fervorosamente nas actividades paroquiais, deixou a sua casa em Setembro de 1928, entrando no convento de Loreto em Dublin (Irlanda), onde recebeu o nome de Teresa, como a sua padroeira, Santa Teresa de Liseux.

4 Enviada para a Índia, chegou a Calcutá no dia 6 de Janeiro de 1929, onde durante alguns anos, ensinou numa escola secundária.

5 Porém, quando se deslocava para a escola, quase tropeçava em pessoas estendidas no chão, algumas já moribundas. Eram os pobres mais pobres, que nem um sítio tinham para estar ou para morrer. para estar ou para morrer. Esta situação vai penetrando no coração de Teresa.

6 Um dia, quando viajava de comboio, Um dia, quando viajava de comboio, Teresa recebeu aquilo a que ela chamou a vocação na vocação. Foi assim que nasceu a família dos Missionários da Caridade: irmãs, irmãos, padres e colaboradores.

7 O conteúdo desta família é revelado no objectivo e na missão que Madre Teresa deu à sua fundação religiosa: Saciar a infinita sede de Jesus sobre a cruz de amor pelas almas, trabalhando para a salvação pelas almas, trabalhando para a salvação e para a santificação dos mais pobres entre os pobres.

8 No dia 7 de Outubro de 1950, a nova congregação das Missionárias da Caridade foi instituída inicialmente como instituto religioso pela Diocese de Calcutá. Depois a congregação expandiu-se por todo o mundo. Existe também em Portugal, em bairros muito pobres de algumas cidades.

9 Em 17 de Outubro de 1979, Madre Teresa recebeu o Prémio Nobel da Paz.

10 No final dos anos 80 e durante os anos 90, não obstante os crescentes problemas de saúde, Madre Teresa continuou a viajar pelo mundo, ao serviço dos pobres e daqueles que tinham sido atingidos por diversas calamidades. Em 1997, as irmãs eram cerca de 4000, presentes em 123 países do mundo.

11 A 5 de Setembro desse ano, morreu na Casa Geral, em Calcutá.

12 Centenas de milhões de pessoas de todas as classes sociais e de várias religiões prestaram-lhe homenagem.

13 O seu corpo foi conduzido num longo cortejo O seu corpo foi conduzido num longo cortejo através das estradas de Calcutá, sobre uma carreta de canhão que tinha trazido também o corpo de Gandhi. Chefes de nações, primeiros ministros, reis, rainhas e enviados especiais estiveram presentes, vieram para representar os países de todo o mundo.

14 No dia 19 de Outubro de 2003, o Papa João Paulo II beatificou Madre Teresa. Madre Teresa continua como um farol. Permanece a luz do seu exemplo: amar a todos, a começar pelos mais pobres de todos…


Carregar ppt "Madre Teresa de Calcutá: Madre Teresa de Calcutá: Uma vida a amar Uma vida a amar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google