A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geomorfologia O que é? Ushuaia-Ar.,Torres, 2010. Geomorfologia é a ciência que estuda a gênese e a evolução das formas de relevo sobre a superfície da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geomorfologia O que é? Ushuaia-Ar.,Torres, 2010. Geomorfologia é a ciência que estuda a gênese e a evolução das formas de relevo sobre a superfície da."— Transcrição da apresentação:

1 Geomorfologia O que é? Ushuaia-Ar.,Torres, 2010

2 Geomorfologia é a ciência que estuda a gênese e a evolução das formas de relevo sobre a superfície da Terra, onde estas formas são resultantes dos processos atuais e pretéritos ocorridos nos litotipos existentes (CHRISTOFOLETTI, 1980). Geomorfologia é a ciência que estuda a gênese e a evolução das formas de relevo sobre a superfície da Terra, onde estas formas são resultantes dos processos atuais e pretéritos ocorridos nos litotipos existentes (CHRISTOFOLETTI, 1980).

3 Os processos ou fatores que definem esta evolução podem ser exógenos ou modeladores (climas antigos e atuais, vegetação e solos) e endógenos ou formadores de relevo (tectônica e a geologia).

4 A interação entre estes dois fatores torna-se muito importante, devido ao fato que em locais onde os litotipos (geologia) são mais resistentes o relevo tende a ser mais preservado em virtude das limitações impostas por estes aos agentes modeladores.

5 De maneira simplificada pode-se dizer que descontinuidades estruturais no substrato geológico provocam irregularidades que podem ser visualizadas na paisagem.

6 Estas descontinuidades estruturais são comumente conhecidas por falhas, fraturas e juntas, relacionando-se com a movimentação horizontal ou vertical de blocos. Entretanto, o tipo e o grau de movimentação varia de estrutura para estrutura. Estas descontinuidades estruturais são comumente conhecidas por falhas, fraturas e juntas, relacionando-se com a movimentação horizontal ou vertical de blocos. Entretanto, o tipo e o grau de movimentação varia de estrutura para estrutura.

7

8 Em suma, a partir da morfogênese, ou interação das forças endógenas e exógenas, a superfície da Terra está em constante mudança. As formas de relevo se alternam como resultado da ação conjunta dos componentes da natureza, que, por sua vez, também são influenciados em diferentes proporções pelas formas de relevo (ROSS, 1992). Em suma, a partir da morfogênese, ou interação das forças endógenas e exógenas, a superfície da Terra está em constante mudança. As formas de relevo se alternam como resultado da ação conjunta dos componentes da natureza, que, por sua vez, também são influenciados em diferentes proporções pelas formas de relevo (ROSS, 1992).

9 A geomorfologia aparece no final do século XIX, mas já haviam indícios no século XVIII entre trabalhos de geólogos.

10 Hutton ( ) deu as bases sobre as quais a Geomorfologia seria construída. Análise sistemática, coerente e racional.

11 Na ordenação da natureza, a destruição levava à construção.

12 Playfair (1802) e Lyell (1830) afirmaram: O presente é a chave do passado

13 Como disciplina autônoma aparece na Europa e nos EUA com Willian Morris Davis (final do século XIX).

14 Utilizou método científico e terminologia genética para definir as formas do relevo. Criou o ciclo de erosão normal.

15 O geólogo examina o presente pra compreender e explicar o passado. O geomorfólogo só estuda o passado naquilo que possa explicar o presente.

16 A nomenclatura em Geomorfologia não é só descritiva, mas também genética.

17 Princípios: Causalidade-explicação; Causalidade-explicação; Extensão –correlação; Extensão –correlação; localização localização

18 Objeto específico Entender a forma da Terra e elucidar os processos que operam em sua superfície. Entender a forma da Terra e elucidar os processos que operam em sua superfície. Campo de estudo: superfície de contato da Terra. Campo de estudo: superfície de contato da Terra.

19 Estudo: Estático; Estático; Dinâmico; Dinâmico;

20 A moderna Geomorfologia não aceita mais descrições qualitativas.Não se pode caracterizar uma vertente com simples adjetivos e advérbios: suavemente inclinada, fortemente inclinada...precisa dizer o tamanho, quantificar... A moderna Geomorfologia não aceita mais descrições qualitativas.Não se pode caracterizar uma vertente com simples adjetivos e advérbios: suavemente inclinada, fortemente inclinada...precisa dizer o tamanho, quantificar... MORFOMETRIA MORFOMETRIA

21 Métodos e técnicas: 1-Abordagem teórica de um problema; 1-Abordagem teórica de um problema; 2-Observação no campo (testar,observar, medir); 2-Observação no campo (testar,observar, medir); 3-Experimentos; 3-Experimentos; 4-Método empírico quantitativo(leis morfométricas); 4-Método empírico quantitativo(leis morfométricas);

22 5-métodos de correlação e interpretação paleogeográfica 5-métodos de correlação e interpretação paleogeográfica -métodos geométricos; -métodos geométricos; -métodos sedimentológicos; -métodos sedimentológicos; -Geocronologia. -Geocronologia.

23 Relação com as outras ciências: Sedimentologia Sedimentologia

24 Pedologia Pedologia

25 Geologia Geologia

26 Climatologia Climatologia

27 Hidrologia Hidrologia

28 Botânica/Biogeografia Botânica/Biogeografia

29 Escalas de grandeza Primeira ordem: escala global. Primeira ordem: escala global.

30 Segunda ordem-zonas morfoclimáticas do globo. Segunda ordem-zonas morfoclimáticas do globo.

31 Terceira ordem de grandeza-Dezenas de milhares de quilômetros quadrados. Terceira ordem de grandeza-Dezenas de milhares de quilômetros quadrados.

32 Quarta ordem de grandeza-centenas de quilômetros quadrados-pré-alpes. Quarta ordem de grandeza-centenas de quilômetros quadrados-pré-alpes.

33 Quinta ordem de grandeza-alguns quilômetros quadrados. Quinta ordem de grandeza-alguns quilômetros quadrados.

34 Sexta ordem de grandeza-centenas de metros quadrados. Sexta ordem de grandeza-centenas de metros quadrados.

35 Sétima ordem de grandeza microformas-decímetro ao metro. Sétima ordem de grandeza microformas-decímetro ao metro. Taffonis lapiás

36 Oitava ordem de grandeza-milímetro ao mícron. Oitava ordem de grandeza-milímetro ao mícron.

37 Para Gregory (2000) a geomorfologia geográfica está descaracterizada na geografia Física, pois a maior produção de geomorfologia está acontecendo nas ciências naturais e multidisciplinares.

38 Bibliografia p07/7.5.htm p07/7.5.htm p07/7.5.htm p07/7.5.htm Gregory K.J. A natureza da geografia física. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, GREGORY, K.J., GURNELL, A.M. e PETTS, G.E. Restructuring physical geography.. Transc. Inst. Brit. Geogr. NS 27, 2002 p Penteado,M.M. Fundamentos de geomorfologia.Rio de Janeiro: IBGE, 1983


Carregar ppt "Geomorfologia O que é? Ushuaia-Ar.,Torres, 2010. Geomorfologia é a ciência que estuda a gênese e a evolução das formas de relevo sobre a superfície da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google