A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bacias hidrográficas.   Bacia hidrográfica é a área drenada por um rio ou uma rede de drenagem.   classificação das bacias segundo o escoamento global.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bacias hidrográficas.   Bacia hidrográfica é a área drenada por um rio ou uma rede de drenagem.   classificação das bacias segundo o escoamento global."— Transcrição da apresentação:

1 Bacias hidrográficas.   Bacia hidrográfica é a área drenada por um rio ou uma rede de drenagem. classificação das bacias segundo o escoamento global a) exorréica: quando o escoamento das águas se faz de modo contínuo até o mar ou oceano, isto é, as bacias desembocam diretamente no nível marinho; b) endorréicas: quando as drenagens são internas e não possuem escoamento até o mar, desembocando em lagos ou dissipando-se nas areias do deserto, ou perdendo-se nas depressões cársticas;

2 c) arréicas: quando não há nenhuma estruturação em bacias hidrográficas, como nas áreas desérticas onde a precipitação é negligenciável e a atividade dunária é intensa obscurecendo as linhas e os padrões de drenagem; d) criptorréicas: quando as bacias são subterrâneas, como nas áreas cársicas. A drenagem subterrânea acaba por surgir em fontes ou integrar-se em rios superficiais.” ( Christofoletti, 1980 )

3 Morfometria fluvial: é a análise geométrica das formas de relevo e da drenagem fluvial.
Conceitos utilizados tanto para a análise morfométrica como para análise topológica de bacias fluviais segundo Strahler e de Shreve.

4 a) rede fluvial ou rede de canais: é o padrão interrelacionado de drenagem formado por um conjunto de rios em determinada área, a partir de qualquer número de fontes até a desembocadura da referida rede; b) fonte ou nascente de um rio: é o lugar onde o canal se inicia (nos mapas é representado pelo começo da linha azul), e desembocadura é o ponto final, a jusante, de toda a rede;

5 c) confluência ou junção: é o lugar onde dois canais se encontram
c) confluência ou junção: é o lugar onde dois canais se encontram. Na análise morfométrica e topológica não são permitidas junções tríplices; d) segmento fluvial: é o trecho do rio ou canal ao longo do qual a ordem (no sentido estabelecido por Strahler ) que lhe é associada permanece constante;

6 e) ligamento ou ligações (link ): são trechos de/ou segmentos de canais que não recebem afluentes, estendendo-se entre uma fonte e a primeira confluência, a jusante, entre duas junções consecutivas, ou entre a desembocadura e a primeira confluência a montante. Os ligamentos que se estendem de uma nascente até a primeira confluência são denominados de ligamentos exteriores, enquanto os demais são denominados de ligamentos interiores. O numero de ligamentos exteriores será igual ao número de nascentes, ou de segmentos de primeira ordem. O numero de ligamentos interiores será igual ao número de nascentes (n) menos um (n-1), e o total dos ligamentos em determinada rede é igual a 2n-1.” ( CHRISTOFOLETTI, 1980 )

7 Hierarquia fluvial: é o processo de se estabelecer a classificação de determinado curso de água ( ou da área drenada que lhe pertence ) no conjunto total da bacia hidrográfica na qual se encontra, Determinação da hierarquia por Horton (Robert 1945 ) e Strahler (1952)

8 Análise linear da rede hidrográfica.
a) relação de bifurcação: proposto por Horton ( 1945 ), consiste na relação entre o número total de segmentos de uma certa ordem e o número total dos de ordem imediatamente superior. Rb = Nu/Nu+1 Rb= relação de bifurcação; Nu= numero de segmentos de determinada ordem; Nu+1= número de segmentos da ordem imediatamente superior.

9

10

11

12 A relação de bifurcação tende a se manter constante se em uma região o clima a litologia e estado de desenvolvimento uniforme forem também constante. Os valores desta relação oscilam entre 3 e 5 e, são características dos sistemas fluviais. Lei do número de canais (Horton 1945): o número de segmentos de ordem sucessivamente inferiores de uma bacia dada tende a formar uma progressão geométrica, que começa com o único segmento de ordem mais elevada e cresce segundo uma relação constante de bifurcação.

13 Podemos expressar matematicamente através da seguinte fórmula:
Nu = Rb(k-u) k = ordem do canal principal O número total de segmentos de canal de uma bacia inteira pode ser expressa como: S Nu = Rbk-1/Rb-1 S Nu significa a soma dos segmentos de cada ordem.


Carregar ppt "Bacias hidrográficas.   Bacia hidrográfica é a área drenada por um rio ou uma rede de drenagem.   classificação das bacias segundo o escoamento global."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google