A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Reprodutor Masculino O sistema reprodutor masculino é formado por: Testículos ou gônadas Vias espermáticas: epidídimo, canal deferente, uretra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Reprodutor Masculino O sistema reprodutor masculino é formado por: Testículos ou gônadas Vias espermáticas: epidídimo, canal deferente, uretra."— Transcrição da apresentação:

1

2 Sistema Reprodutor Masculino O sistema reprodutor masculino é formado por: Testículos ou gônadas Vias espermáticas: epidídimo, canal deferente, uretra. Pênis Escroto Glândulas anexas: próstata, vesículas seminais, glândulas bulbouretrais.

3 Testículos São as gônadas masculinas. Ductos seminíferos > células de Sértoli > formação dos espermatozóides. Células intersticiais ou de Leydig > produzem os hormônios sexuais masculinos> testosterona. Estimulam os folículos pilosos para que façam crescer a barba masculina e o pêlo pubiano. Estimulam o crescimento das glândulas sebáceas e a elaboração do sebo. Produzem o aumento de massa muscular nas crianças durante a puberdade. Ampliam a laringe e tornam mais grave a voz.

4 Epidídimos > dois tubos enovelados que partem dos testículos > armazenam os espermatozóides. Canais deferentes > dois tubos que partem dos testículos, circundam a bexiga urinária e unem-se ao ducto ejaculatório, onde desembocam as vesículas seminais. Vesículas seminais > produção de um líquido, que será liberado no ducto ejaculatório que, juntamente com o líquido prostático e espermatozóides, entrarão na composição do sêmen. Próstata > glândula localizada abaixo da bexiga urinária. Secreta substâncias alcalinas que neutralizam a acidez da urina e ativa os espermatozóides. Glândulas Bulbo Uretrais ou de Cowper > sua secreção transparente é lançada dentro da uretra para limpá-la e preparar a passagem dos espermatozóides. Também tem função na lubrificação do pênis durante o ato sexual.

5

6 Pênis Principal órgão do aparelho sexual masculino. Dois corpos cavernosos Um corpo esponjoso (envolve e protege a uretra). Glande - cabeça do pênis, onde podemos visualizar a abertura da uretra. Prepúcio – pele que envolve a glande. OBS.: O prepúcio deve ser puxado e higienizado a fim de se retirar dele o esmegma (uma secreção sebácea espessa e esbranquiçada, com forte odor, que consiste principalmente em células epiteliais descamadas que se acumulam debaixo do prepúcio).

7

8 Uretra > canal destinado para a liberação da urina e ejaculação. Saco Escrotal ou Bolsa Escrotal ou Escroto > Proteção dos testículos e tem a função de termorregulação (aproximam ou afastam os testículos do corpo), mantendo-os a uma temperatura geralmente em torno de 1 a 3 °C abaixo da corporal.

9 Sistema Reprodutor Feminino É constituído por: Dois ovários. Duas tubas uterinas (trompas de Falópio). Um útero. Uma vagina. Uma vulva.

10 Vagina Canal de 8 a 10 cm de comprimento Liga o colo do útero aos genitais externos. Glândulas de Bartholin, que secretam um muco lubrificante. O hímen > Membrana circular que protege a entrada da vagina. Local onde o pênis deposita os espermatozóides na relação sexual. Expulsão da menstruação. Parto > a saída do bebê.

11 Vulva Os grandes lábios > delimita e protege a genitália externa é formada por duas pregas cutâneo-mucosas intensamente irrigadas e inervadas > são recobertos por pêlos pubianos. Os pequenos lábios > outra prega cutâneo-mucosa mais interna que envolve e protege a abertura da vagina e da uretra. O clitóris > formado por tecido esponjoso erétil, homólogo ao pênis do homem.

12 Ovários São as gônadas femininas. Produzem hormônios sexuais femininos (estrógeno e progesterona). Estrogênio: Provoca o aumento da vagina e o desenvolvimento dos lábios. A púbis se cobre de pêlos. Os quadris se alargam. Desenvolvimento das mamas. Leva o tecido adiposo a concentrar-se nos quadris e coxas. Progesterona: Preparação do útero para a aceitação do embrião. Preparação das mamas para a secreção láctea

13 Tubas Uterinas e Útero Tubas uterinas: são dois ductos que unem o ovário ao útero. Seu epitélio de revestimento é formados por células ciliadas (fimbrias). Útero: órgão oco situado na cavidade pélvica anteriormente à bexiga e posteriormente ao reto e com formato de pêra invertida. É revestido internamente por um tecido vascularizado rico em glândulas - o endométrio

14 Ato Sexual Masculino

15 Ereção e Lubrificação Ereção é fundamental para a introdução do pênis na vagina da mulher. Estimulação da glande > Impulsos nervosos > dilatam as artérias do tecido erétil do pênis e também contraem as veias, inflando o pênis. Impulsos nervosos > desencadeiam a secreção de muco pelas glândulas bulbo-uretrais, lubrificando o pênis.

16 Ejaculação Grau de estimulação sexual atinge um nível máximo > impulsos nervosos > órgãos genitais masculinos > iniciam a peristalse rítmica nos ductos genitais. A peristalse rítmica: Epidídimo Ducto deferente Glândulas seminais Próstata Pênis > ejaculação.

17 Infertilidade Causa mais freqüente: infecção nos ductos genitais masculinos. testículos congenitamente deficientes, incapazes de produzir espermatozóides normais (mais raro). quantidade de espermatozóides muito baixa na ejaculação, mesmo que sejam normais (75 milhões ou menos). INFERTILIDADE TEMPORÁRIA aquecimento excessivo dos testículos, inviabilizando os espermatozóides (já foi usado como método contraceptivo antigamente por árabes, que ficavam sentados na areia quente do deserto para aquecer os testículos). alguns processos alérgicos. cigarros, bebidas alcoólica, maconha à diminuem a quantidade de espermatozóides.

18 Ejaculação Precoce Homem torna-se incapaz de exercer um controle adequado sobre o seu reflexo ejaculatório. CAUSAS ORGÂNICAS: Indica-se um exame urológico e neurológico. CAUSAS PSICANALÍTICAS: Segundo a teoria psicanalista os ejaculadores precoces seriam os homens que escondem sentimentos sadistas inconscientes em relação às mulheres. TRATAMENTO: Fazer com que o homem adquira a habilidade em perceber e controlar as sensações que antecedem o orgasmo.

19 Esteróides anabolizantes

20 São derivados sintéticos da testosterona. Reduzem em até 85% a secreção de testosterona pelos testículos, que podem atrofiar-se. Capacidade de queimar gorduras e, ao mesmo tempo, ativar as células de crescimento humano Corpo mudar da noite para o dia. Não aconteceu nada a eles ainda. Por que "comigo" irá acontecer? Seu emprego prolongado provoca esterilidade, impotência, ginecomastia (crescimento exagerado das mamas), lesões no fígado e nos rins, doenças cardíacas, depressão, ansiedade e outros distúrbios psiquiátricos.

21 Ato sexual feminino Ereção Clitóris > excitação > psíquica e física > impulsos nervosos > abertura do canal vaginal. Lubrificação Glândulas de Bartholin > secretam muco > lubrificação Orgasmo Grau de estimulação sexual atinge intensidade suficiente > útero e as tubas uterinas > contrações peristálticas > direção da cavidade abdominal.

22 Virgindade!!! O que é virgindade??? Quem sabe???

23 Virgindade Hímen imaculado (intacto) Existem outras formas de romper o hímen: Absorvente interno Há casos em que o hímen não rompe > Ato sexual. Película 3mm de espessura > grande peso simbólico. Hímen > Função maior que atender as espectativas sociais > proteção da vagina.

24


Carregar ppt "Sistema Reprodutor Masculino O sistema reprodutor masculino é formado por: Testículos ou gônadas Vias espermáticas: epidídimo, canal deferente, uretra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google