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LIBERDADE E IGUALDADE NA SOCIEDADE

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Apresentação em tema: "LIBERDADE E IGUALDADE NA SOCIEDADE"— Transcrição da apresentação:

1 LIBERDADE E IGUALDADE NA SOCIEDADE
Ciclo II B Erika Braga/Marisa Libório LIBERDADE E IGUALDADE NA SOCIEDADE

2 “Nossa LIBERDADE termina onde começa a do próximo”
O que é LIBERDADE ? Liberdade é a faculdade que permite o indíduo decidir ou agir conforme sua própria vontade. O homem é, por natureza, dono de si mesmo. Essa liberdade porém, não é absoluta e nem poderia sê-lo, pela simples razão que em sociedade devemos respeitar esta mesma liberdade de cada um. “Nossa LIBERDADE termina onde começa a do próximo”

3 Liberdade de Pensar e Liberdade de Consciência
Significado de Pensar Refletir, formar idéias, raciocinar, cogitar; ter certo parecer; julgar; prever; supor, conjecturar; calcular; ter no espírito, sonhar, imaginar. Significado de Consciência Conhecimento, noção do que se passa em nós: ter consciência de seus deveres. Percepção mais ou menos clara dos fenômenos que nos informam a respeito da nossa própria existência.

4 A Lei de Liberdade é bem compreendida quando aprendemos a fazer relação entre liberdade de pensar e a liberdade de consciência. A medida que os Espíritos evoluem, a consciência do bem e do mal esta mais bem definida neles. Assim, a liberdade de pensar é ilimitada, a liberdade de consciência sofre restrições, já que depende do nível evolutivo do Espírito.

5 Lei de Liberdade X Escravidão
Uma das formas mais condenáveis e agressivas perante as Leis Naturais de Deus é a ESCRAVIDÃO. É um abuso da força, mesmo quando faz parte dos costumes de um povo, pois degrada física e moralmente o ser humano

6 O que fazer ? Por onde devo seguir ?
Livre-arbítrio e Responsabilidade A liberdade e a responsabilidade são correlativas no ser e aumentam com sua elevação. O livre-arbítrio é a condição básica para que o ser humano faça suas próprias escolhas, aprenda e se responsabilize por e com elas. O que fazer ? Por onde devo seguir ?

7 Livre-arbítrio e Fatalidade
Livre-arbítrio esta condicionado ao seu nível de consciência. Melhores escolhas dependem de melhor discernimento. Aquilo que ainda ignoramos provavelmente poderemos não fazer escolhas assertivas. Nos assuntos e emoções que já iluminamos faremos escolhas que promoverá cada vez mais aprendizado. Fatalidade Na medida em que participamos do mundo material há certos acontecimentos que se podem dizer predeterminados em nossas vidas. O que os predetermina, porem, são leis fisicas, quimicas, biologicas, na presença de certas causas provocadas pelo uso do nosso livre-arbítrio.

8 Livre-arbítrio e Fatalidade
A questão do livre-arbítrio se pode resumir assim:- O homem não é fatalmente levado ao mal; os atos que pratica não foram previamente determinados; os crimes que comete não resulta de uma sentença do destino. Ele pode, por prova e por expiação, escolher uma existência em que seja arrastado ao crime, quer pelo meio que se ache colocado, quer pelas circunstâncias que sobrevenham, mas será sempre livre para agir ou não. Contudo Fatalidade não é uma palavra vã, a Doutrina Espírita ensina que a Fatalidade existe unicamente pela escolha que o Espírito fez, ao encarnar, desta ou daquela prova para sofrer. Escolhendo-a, institui para si uma espécie de destino, que é a consequência mesma da posição em que vem achar-se colocado. Essas provas planejadas são de natureza física (deficiências, doenças, limitações financeiras etc…), pois pelo que toca às provas morais e as tentações, o Espírito, conservando o livre-arbítrio quanto ao bem e ao mal, é sempre senhor de ceder ou de resistir.

9 Para ser Livre é preciso antes de tudo querer sê-lo e fazer esforço para vir a sê-lo. Libertando-nos da escravidão da ignorância e das paixões baixas, substituindo o império das sensações e dos instintos pelo da razão Léon Denis “O problema do Ser, do Destino e da Dor”

10 Lei de Igualdade na Sociedade
Igualdade Natural e Desigualdade de Aptidões Todos os seres foram criados simples e ignorantes quanto as leis de Deus, porém, criados em epócas distintas viveram diferentes experiências nos vários mundos. LE-803 A diversidade de aptidões decorre dessas diferentes experiências vividas pelo Espírito ao longo de suas vidas sucessivas. LE-804

11 Assim, pode-se dizer que a diversidade das aptidões entre os homens não deriva da natureza íntima da sua criação, mas do grau exposição que tenha vivido em cada desafio que tem que passar. A verdade é que a concepção igualitária absoluta é um erro grave dos sociólogos, em qualquer departamento da vida. Sabemos que existe uma igualdade absoluta de direitos dos homens perante Deus, que concede a todos seus filhos uma oportunidade igual nos tesouros inapreciáveis do tempo. Esses direitos são os da conquista da sabedoria do amor, através da vida, pelo cumprimento do sagrado dever do trabalho e do esforço individual.

12 Desigualdades Sociais
As desigualdades sociais não estão na Lei da Natureza, são obra do homem e não de Deus. LE-806 As desigualdades sociais ainda predominam em nosso mundo e são frutos do nível primário de evolução em que se encontra os seres humanos em nosso planeta. Podemos entender que as desigualdades sociais continuarão a existir enquanto não houver a transformação indivídual.

13 O Espiritismo promove o entendimento de que esta vida é um meio de educação e de progresso.
Desigualdade das Riquezas: Provas da Riqueza e da Pobreza Ensina o Espiritismo que Deus concedeu as riquezas e o poder a uns e a miséria a outros para experimentá-los de modos diferentes. A riqueza e a pobreza são provas idênticas para o ser humano, pois ambas se destinam a aquisição de experiências Contudo, tanto a prova da miséria como a da riqueza são difíceis de serem suportadas, porque, enquanto a miséria provoca as queixas contra a Providência, a riqueza incita a todos os excessos.

14 Dos direitos sim. Das funções não. A cada um o lugar que lhe compete.
Igualdade de Direitos do Homem e da Mulher O homem e a mulher são iguais perante Deus, tendo pois os mesmos direitos. Em algumas culturas menos avançadas a mulher ainda não ocupa o seu lugar na sociedade. Nota-se entretanto que a constituição física mais fraca da mulher, em relação ao homem, tem a finalidade de determinar funções especiais. Ao homem por ser mais forte, os trabalhos rudes, a mulher os trabalhos leves. Ambos com a função de se ajudarem mutuamente. Para ser justa, deve prever a igualdade dos direitos do Homem e da Mulher? Dos direitos sim. Das funções não. A cada um o lugar que lhe compete. L.E.

15 Conclusão Seremos cada vez mais Livres de acordo com nosso aprimoramento Moral , Intelectual e Espiritual.

16 Fim


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