A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Max Weber foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia. Seu irmão foi o também famoso sociólogo e economista.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Max Weber foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia. Seu irmão foi o também famoso sociólogo e economista."— Transcrição da apresentação:

1 Max Weber foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia. Seu irmão foi o também famoso sociólogo e economista Alfred Weber. A esposa de Max Weber, Marianne Weber, biógrafa do marido, foi uma das alunas pioneiras na universidade alemã e integrava grupos feministas de seu tempo. Em 1903, junto com Werner 'Som Bart e Edgar Jaffé, Weber funda o Arquivo para a Ciência Social e a Ciência Política. No texto que escreveu para a revista, intitulado A objetividade do conhecimento na ciência política e social (de 1904) ele apresentou sua posição na discussão sobre os métodos das ciências econômicas, polêmica que sacudia o mundo universitário da época.A tradição alemã de filosofia social tinha suas origens em Immanuel Kant. Mas, a tentativa de fundamentar as ciências históricas com o pensamento kantiano só teve início com o trabalho de Wilhelm Dilthey, em 1883.

2 O principal objetivo de weber era compreender o sentido que cada pessoa da a sua conduta e perceber assim a sua estrutura inteligível e não a analise das instituições sociais como dizia Durkheim. Pra weber a sociologia é uma ciência que procura compreender a ação social.por isso considerava o individuo suas ações como ponto chave da investigação evidenciando o que para ele era o ponto de partida para a sociologia, a compreensão e a percepção do sentido que a pessoa atribui a sua conduta.

3 Weber por sua vez defendia que para todas as disciplinas, tanto ciência naturais como as ciências da cultura, o conhecimento é uma conquista que nunca chega ao fim. o objetivo dele foi desmentir a tese de Karl Marx, segundo a qual o capitalismo nascera somente da exploração do homem pelo homem.para weber o moderno sistema econômico teria sido impulsionado por mudança comportamental provocada pela reforma luterana do século 16.ocasião quando dela ermegiu a seita dos calvinistas com forte senso de predestinação e vocação pra o trabalho. Max weber morreu de pneumonia em Munique, Alemanha, a 14 de junho de 1920.


Carregar ppt "Max Weber foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia. Seu irmão foi o também famoso sociólogo e economista."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google