A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BIOMA: É uma grande área de vida formada por vários ecossistemas diferentes. Fatores bióticos e abióticos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BIOMA: É uma grande área de vida formada por vários ecossistemas diferentes. Fatores bióticos e abióticos."— Transcrição da apresentação:

1

2 BIOMA: É uma grande área de vida formada por vários ecossistemas diferentes. Fatores bióticos e abióticos.

3 O Brasil é composto por 7 biomas:

4 AMAZÔNIA Está localizado nos estados do Amazonas, Amapá, Pará, Acre, Rondônia, Roraima e algumas partes de Tocantins, Mato Grosso e Maranhão; 60% da sua área está em território brasileiro; floresta fechada com árvores de 30 à 60 m; clima quente e úmido: 14º C a 42º C; Chuvas frequentes e abundantes durante boa parte do ano;

5 Fauna Onça pintada Peixe-boi Ariranha Bicho preguiça Araras vermelha e amarela Boto cor-de-rosa

6 Flora Annona Guaraná

7 Seringueira Vitória-régia

8 Curiosidades: A vitória-régia é considerada a maior flor do mundo: até 2 m de diâmetro. O peixe-boi é o maior animal da Amazônia. Existe de 5 a 30 milhões de plantas diferentes, a maioria não identificada. Até hoje cerca de 15% da floresta original já foi destruída. Muitos animais e plantas estão ameaçados de extinção por causa da destruição.

9

10 Está localizado nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, no oeste de Minas Gerais, sul do Piauí e Maranhão, entre outros; Árvores de galhos tortuosos e pequeno porte: cascas duras e grossas; É uma vegetação típica de locais com as estações bem definidas; Solo arenoso. CERRADO

11 Fauna Siriema Tamanduá bandeira Lobo guará Tatu canastra

12 Flora Ipê-amarelo Gravatá Ipê-rosa Jacarandá-mimoso

13 Curiosidades: O cerrado é o segundo maior bioma do Brasil ocupando 22% do território brasileiro; A área ocupada por esse bioma é equivalente a soma da Europa, França, Alemanha, Itália e Inglaterra. Sua vegetação é similar a da savana africana; Sua biodiversidade é uma das mais ricas do mundo.

14

15 MATA ATLÂNTICA Acompanha o litoral brasileiro e está localizada em mais de 17 estados; Árvores de grande porte; Mata fechada; Floresta muito úmida; Climas diferentes de acordo com cada região;

16 Fauna Macaco muriqui Mico-leão-dourado JaguatiricaPapagaio da cara roxa

17 Flora Pau Brasil Bromélia Peroba

18 Curiosidades: Apesar de sua beleza, após anos e anos de devastação restaram apenas 7% da sua área original; Está entre as 5 áreas mais ameaçadas de extinção do planeta; Ex: o mico-leão-dourado: 200 indivíduos.

19

20 Está localizado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; 2/3 da região fica alagada por causa das enchentes dos rios que banham o pantanal. É chamado de região pantaneira; Representa 1% do território nacional. PANTANAL

21 Fauna Tuiuiú Tucano Sucuri-amarela Jacaré

22 Flora Aguapé Jenipapo IngazeiroPau-formiga

23 Curiosidades: É a maior área alagada do planeta; É considerado pela ONU Patrimônio Natural da Humanidade. A sucuri-amarela é a maior cobra do pantanal: até 4,5 m. Os 210 mil km² do Pantanal equivalem à soma das áreas de Bélgica, Suíça, Portugal e Holanda.

24

25 CAATINGA Se concentra na região nordeste: Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais; Ocupa cerca de 12% do território nacional; O clima é quente com prolongadas estações secas e pouca chuva. A biodiversidade é menor quando comparado com a Amazônia.

26 Fauna Jararaca da seca Galo de campina Calango Sapo cururu

27 Flora Cactos Imburana de cheiro Aroeira

28 Curiosidades: Mais de 320 espécies de animais são exclusivos da caatinga; A ararinha-azul, a maior ave brasileira com risco de extinção vive nesse bioma, porém existe apenas um exemplar solto na natureza; A caatinga chega a ficar seca de 5 a 7 meses por ano; Caatinga quer dizer mata branca.

29

30 CAMPOS SULINOS Está localizado no sul do Brasil, só que está em maior extensão no Rio Grande do Sul; Região com chuvas bem definidas e verões quentes e invernos frios; Também são conhecidos como PAMPAS que quer dizer região plana; Vegetação rasteira e pequenos arbustos.

31 Fauna Cachorro do mato Gato do mato GuaxinimCoruja

32 Flora Cabreúva Grávia Angico

33 Curiosidade: A vegetação herbacia varia entre 10 e 50 cm de altura; Estão sendo utilizados para a produção de arroz, soja e milho; Criação de gado bovino.

34

35 ZONA COSTEIRA Esse bioma percorre todo o litoral brasileiro; Por isso possui uma biodiversidade variada; Dependendo da região o aspecto é totalmente diferente; Existem vários tipos de paisagem: dunas, ilhas, recifes de corais, costões rochosos, brejos, entre outros.

36 Ilhas Costões rochosos

37 Manguezais Dunas

38 Recifes de corais

39 Carangueijos

40 Ratão do banhado Capivaras

41 Algas

42 Curiosidades: A zona costeira tem aproximadamente 8 mil km de extensão, sendo uma das maiores do mundo; O estado do Amapá possui a maior área costeira do país cerca de 12,3% do total e o Piauí a menor, cerca de 0,2% do total; O manguezal é um dos mais importantes ecossistemas.


Carregar ppt "BIOMA: É uma grande área de vida formada por vários ecossistemas diferentes. Fatores bióticos e abióticos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google