A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A volta de Getulio Vargas(1951-1954) Terminado o governo Dutra,novas eleições presidenciais foram realizadas. Com 68 anos de idade,Getulio Vargas concorreu.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A volta de Getulio Vargas(1951-1954) Terminado o governo Dutra,novas eleições presidenciais foram realizadas. Com 68 anos de idade,Getulio Vargas concorreu."— Transcrição da apresentação:

1

2 A volta de Getulio Vargas( ) Terminado o governo Dutra,novas eleições presidenciais foram realizadas. Com 68 anos de idade,Getulio Vargas concorreu e venceu as eleições com esmagadora maioria de votos: 48,7% do total.O segundo lugar coube ao brigadeiro Eduardo Gomes(UDN),que recebeu 29,7% dos votos. Com 68 anos de idade,Getulio Vargas concorreu e venceu as eleições com esmagadora maioria de votos: 48,7% do total.O segundo lugar coube ao brigadeiro Eduardo Gomes(UDN),que recebeu 29,7% dos votos. Assumindo o poder,Vargas procurou apagar a imagem de ditador do Estado Novo e constitui a figura de um estadista democrata.Alem disso,retomou duas características que o havia consagrado:o nacionalismo econômico e a política de amparo aos trabalhadores urbanos. Assumindo o poder,Vargas procurou apagar a imagem de ditador do Estado Novo e constitui a figura de um estadista democrata.Alem disso,retomou duas características que o havia consagrado:o nacionalismo econômico e a política de amparo aos trabalhadores urbanos. A volta de Getulio Vargas( ) Terminado o governo Dutra,novas eleições presidenciais foram realizadas. Com 68 anos de idade,Getulio Vargas concorreu e venceu as eleições com esmagadora maioria de votos: 48,7% do total.O segundo lugar coube ao brigadeiro Eduardo Gomes(UDN),que recebeu 29,7% dos votos. Com 68 anos de idade,Getulio Vargas concorreu e venceu as eleições com esmagadora maioria de votos: 48,7% do total.O segundo lugar coube ao brigadeiro Eduardo Gomes(UDN),que recebeu 29,7% dos votos. Assumindo o poder,Vargas procurou apagar a imagem de ditador do Estado Novo e constitui a figura de um estadista democrata.Alem disso,retomou duas características que o havia consagrado:o nacionalismo econômico e a política de amparo aos trabalhadores urbanos. Assumindo o poder,Vargas procurou apagar a imagem de ditador do Estado Novo e constitui a figura de um estadista democrata.Alem disso,retomou duas características que o havia consagrado:o nacionalismo econômico e a política de amparo aos trabalhadores urbanos.

3 Nacionalismo Nacionalismo Getulio empenhou-se em realizar um governo nacionalista.Dizia que era preciso atacar a exploração das forças internacionais para que o pais conquistasse sua independência econômica. Getulio empenhou-se em realizar um governo nacionalista.Dizia que era preciso atacar a exploração das forças internacionais para que o pais conquistasse sua independência econômica. O nacionalismo de Vargas foi duramente combatido pelo governo dos Estados Unidos,pelas empresas estrangeiras e pelos forças políticas que defendiam seus interesses no Brasil.No Congresso Nacional e imprensa,havia um grande debate político entra os nacionalistas,que apoiavam Vargas,e os entreguistas,que queriam entregar as riquezas do pais a livre exploração no capital estrangeiro. O nacionalismo de Vargas foi duramente combatido pelo governo dos Estados Unidos,pelas empresas estrangeiras e pelos forças políticas que defendiam seus interesses no Brasil.No Congresso Nacional e imprensa,havia um grande debate político entra os nacionalistas,que apoiavam Vargas,e os entreguistas,que queriam entregar as riquezas do pais a livre exploração no capital estrangeiro. Nacionalismo Nacionalismo Getulio empenhou-se em realizar um governo nacionalista.Dizia que era preciso atacar a exploração das forças internacionais para que o pais conquistasse sua independência econômica. Getulio empenhou-se em realizar um governo nacionalista.Dizia que era preciso atacar a exploração das forças internacionais para que o pais conquistasse sua independência econômica. O nacionalismo de Vargas foi duramente combatido pelo governo dos Estados Unidos,pelas empresas estrangeiras e pelos forças políticas que defendiam seus interesses no Brasil.No Congresso Nacional e imprensa,havia um grande debate político entra os nacionalistas,que apoiavam Vargas,e os entreguistas,que queriam entregar as riquezas do pais a livre exploração no capital estrangeiro. O nacionalismo de Vargas foi duramente combatido pelo governo dos Estados Unidos,pelas empresas estrangeiras e pelos forças políticas que defendiam seus interesses no Brasil.No Congresso Nacional e imprensa,havia um grande debate político entra os nacionalistas,que apoiavam Vargas,e os entreguistas,que queriam entregar as riquezas do pais a livre exploração no capital estrangeiro.

4 Um dos principais momentos do debate entre os nacionalistas e entreguistas aconteceu por ocasião da nacionalização do petróleo.Os nacionalistas queriam que a extração do petróleo Brasileiro fosse realizada por uma empresa brasileira e estatal.Defendia o slogan O PETRÓLEO É NOSSO.Os entreguistas,por sua vez,eram favoráveis á entrega do petróleo a exploração de grupos internacionais. Um dos principais momentos do debate entre os nacionalistas e entreguistas aconteceu por ocasião da nacionalização do petróleo.Os nacionalistas queriam que a extração do petróleo Brasileiro fosse realizada por uma empresa brasileira e estatal.Defendia o slogan O PETRÓLEO É NOSSO.Os entreguistas,por sua vez,eram favoráveis á entrega do petróleo a exploração de grupos internacionais. A campanha do petróleo teve um final favorável aos nacionalistas.Em 1953,foi criada a Petrobras,empresa estatal responsável pelo monopólio total da extração e,parcialmente do refino do petróleo brasileiro. A campanha do petróleo teve um final favorável aos nacionalistas.Em 1953,foi criada a Petrobras,empresa estatal responsável pelo monopólio total da extração e,parcialmente do refino do petróleo brasileiro. Um dos principais momentos do debate entre os nacionalistas e entreguistas aconteceu por ocasião da nacionalização do petróleo.Os nacionalistas queriam que a extração do petróleo Brasileiro fosse realizada por uma empresa brasileira e estatal.Defendia o slogan O PETRÓLEO É NOSSO.Os entreguistas,por sua vez,eram favoráveis á entrega do petróleo a exploração de grupos internacionais. Um dos principais momentos do debate entre os nacionalistas e entreguistas aconteceu por ocasião da nacionalização do petróleo.Os nacionalistas queriam que a extração do petróleo Brasileiro fosse realizada por uma empresa brasileira e estatal.Defendia o slogan O PETRÓLEO É NOSSO.Os entreguistas,por sua vez,eram favoráveis á entrega do petróleo a exploração de grupos internacionais. A campanha do petróleo teve um final favorável aos nacionalistas.Em 1953,foi criada a Petrobras,empresa estatal responsável pelo monopólio total da extração e,parcialmente do refino do petróleo brasileiro. A campanha do petróleo teve um final favorável aos nacionalistas.Em 1953,foi criada a Petrobras,empresa estatal responsável pelo monopólio total da extração e,parcialmente do refino do petróleo brasileiro.

5 Ainda em 1953,o governo propôs a lei de lucros extraordinários,que limitava a remessa ao exterior,dos lucros obtidos Por empresas estrangeiras estabelecidas no Brasil.A lei,entretanto,foi barrada no congresso,devido a pressão de grupos internacionais. Ainda em 1953,o governo propôs a lei de lucros extraordinários,que limitava a remessa ao exterior,dos lucros obtidos Por empresas estrangeiras estabelecidas no Brasil.A lei,entretanto,foi barrada no congresso,devido a pressão de grupos internacionais. Os inimigos do nacionalismo promoveram,então,violenta reação a política de Vargas.O governo dos Estados Unidos mostrava seu desagrado pela criação da Petrobras e para lei de lucros.A UDN,principal partido de oposição ao governo e os setores ligados ao capital estrangeiro começaram a conspirar a queda de Getulio. Os inimigos do nacionalismo promoveram,então,violenta reação a política de Vargas.O governo dos Estados Unidos mostrava seu desagrado pela criação da Petrobras e para lei de lucros.A UDN,principal partido de oposição ao governo e os setores ligados ao capital estrangeiro começaram a conspirar a queda de Getulio. Ainda em 1953,o governo propôs a lei de lucros extraordinários,que limitava a remessa ao exterior,dos lucros obtidos Por empresas estrangeiras estabelecidas no Brasil.A lei,entretanto,foi barrada no congresso,devido a pressão de grupos internacionais. Ainda em 1953,o governo propôs a lei de lucros extraordinários,que limitava a remessa ao exterior,dos lucros obtidos Por empresas estrangeiras estabelecidas no Brasil.A lei,entretanto,foi barrada no congresso,devido a pressão de grupos internacionais. Os inimigos do nacionalismo promoveram,então,violenta reação a política de Vargas.O governo dos Estados Unidos mostrava seu desagrado pela criação da Petrobras e para lei de lucros.A UDN,principal partido de oposição ao governo e os setores ligados ao capital estrangeiro começaram a conspirar a queda de Getulio. Os inimigos do nacionalismo promoveram,então,violenta reação a política de Vargas.O governo dos Estados Unidos mostrava seu desagrado pela criação da Petrobras e para lei de lucros.A UDN,principal partido de oposição ao governo e os setores ligados ao capital estrangeiro começaram a conspirar a queda de Getulio.

6 Trabalhismo Paralelamente ao nacionalismo, Getúlio desenvolveu uma política de aproximação com os trabalhadores das cidades. Dizia que seu objetivo era a construção de uma Verdadeira democracia social e econômica. Democracia em que o trabalhador tivesse, alem dos direitos políticos o direito de desfrutar o progresso que ele mesmo criara com seu trabalho. Paralelamente ao nacionalismo, Getúlio desenvolveu uma política de aproximação com os trabalhadores das cidades. Dizia que seu objetivo era a construção de uma Verdadeira democracia social e econômica. Democracia em que o trabalhador tivesse, alem dos direitos políticos o direito de desfrutar o progresso que ele mesmo criara com seu trabalho. Em 1954, Getúlio Vargas autorizou um aumento de 100% no salário mínimo, atendendo a proposta do ministro do trabalho, João Goulart. Tal medida provocou enorme revolta entre os patrões, que eram contra a organização da classe trabalhadora, estimulada pelo governo, Em 1954, Getúlio Vargas autorizou um aumento de 100% no salário mínimo, atendendo a proposta do ministro do trabalho, João Goulart. Tal medida provocou enorme revolta entre os patrões, que eram contra a organização da classe trabalhadora, estimulada pelo governo, Durante o governo de Vargas, o salário mínimo recuperou significativamente seu poder aquisitivo. Durante o governo de Vargas, o salário mínimo recuperou significativamente seu poder aquisitivo.Trabalhismo Paralelamente ao nacionalismo, Getúlio desenvolveu uma política de aproximação com os trabalhadores das cidades. Dizia que seu objetivo era a construção de uma Verdadeira democracia social e econômica. Democracia em que o trabalhador tivesse, alem dos direitos políticos o direito de desfrutar o progresso que ele mesmo criara com seu trabalho. Paralelamente ao nacionalismo, Getúlio desenvolveu uma política de aproximação com os trabalhadores das cidades. Dizia que seu objetivo era a construção de uma Verdadeira democracia social e econômica. Democracia em que o trabalhador tivesse, alem dos direitos políticos o direito de desfrutar o progresso que ele mesmo criara com seu trabalho. Em 1954, Getúlio Vargas autorizou um aumento de 100% no salário mínimo, atendendo a proposta do ministro do trabalho, João Goulart. Tal medida provocou enorme revolta entre os patrões, que eram contra a organização da classe trabalhadora, estimulada pelo governo, Em 1954, Getúlio Vargas autorizou um aumento de 100% no salário mínimo, atendendo a proposta do ministro do trabalho, João Goulart. Tal medida provocou enorme revolta entre os patrões, que eram contra a organização da classe trabalhadora, estimulada pelo governo, Durante o governo de Vargas, o salário mínimo recuperou significativamente seu poder aquisitivo. Durante o governo de Vargas, o salário mínimo recuperou significativamente seu poder aquisitivo.

7 Crise política e suicídio de Vargas Os políticos da UDN e a imprensa de oposição atacava violentamente o governo Vargas, acusando-o de corrupção e ladroagem. Os políticos da UDN e a imprensa de oposição atacava violentamente o governo Vargas, acusando-o de corrupção e ladroagem. EM 5 de agosto de 1954, o líder da oposição, Carlos Lacerda, foi vitima de um atentado de morte, ocorrido na rua Toneleros em Copacabana. Lacerda escapou com vida, com tiro no pé, mas o amigo que o acompanhava, o major da Aeronáutica Rubem Vaz, morreu. EM 5 de agosto de 1954, o líder da oposição, Carlos Lacerda, foi vitima de um atentado de morte, ocorrido na rua Toneleros em Copacabana. Lacerda escapou com vida, com tiro no pé, mas o amigo que o acompanhava, o major da Aeronáutica Rubem Vaz, morreu. As investigações posteriores ao crime, conduzidas pela aeronáutica, indicavam que o assassino cumpria ordens de Gregório Fortunato, chefe da guarda presencial de Vargas. As investigações posteriores ao crime, conduzidas pela aeronáutica, indicavam que o assassino cumpria ordens de Gregório Fortunato, chefe da guarda presencial de Vargas. Crise política e suicídio de Vargas Os políticos da UDN e a imprensa de oposição atacava violentamente o governo Vargas, acusando-o de corrupção e ladroagem. Os políticos da UDN e a imprensa de oposição atacava violentamente o governo Vargas, acusando-o de corrupção e ladroagem. EM 5 de agosto de 1954, o líder da oposição, Carlos Lacerda, foi vitima de um atentado de morte, ocorrido na rua Toneleros em Copacabana. Lacerda escapou com vida, com tiro no pé, mas o amigo que o acompanhava, o major da Aeronáutica Rubem Vaz, morreu. EM 5 de agosto de 1954, o líder da oposição, Carlos Lacerda, foi vitima de um atentado de morte, ocorrido na rua Toneleros em Copacabana. Lacerda escapou com vida, com tiro no pé, mas o amigo que o acompanhava, o major da Aeronáutica Rubem Vaz, morreu. As investigações posteriores ao crime, conduzidas pela aeronáutica, indicavam que o assassino cumpria ordens de Gregório Fortunato, chefe da guarda presencial de Vargas. As investigações posteriores ao crime, conduzidas pela aeronáutica, indicavam que o assassino cumpria ordens de Gregório Fortunato, chefe da guarda presencial de Vargas.

8 As noticias sobre o crime da rua Toneleros alcançara grande repercussão na imprensa antigetulista. A UDN multiplicava os ataques e tramava derrubar o presidente. As noticias sobre o crime da rua Toneleros alcançara grande repercussão na imprensa antigetulista. A UDN multiplicava os ataques e tramava derrubar o presidente. Nos dias 22 e 23 de agosto, surgiram manifestações militares exigindo a renuncia de Getulio Vargas. O presidente recusava – se a deixar o cargo, embora se sentisse cada vez mais isolado e sem condições de reagir. Decidiu, então, toma ruma atitude drástica. Escreveu uma carta-testamento ao povo brasileiro e, em seguida, suicidou-se com um tiro no Coração. Nos dias 22 e 23 de agosto, surgiram manifestações militares exigindo a renuncia de Getulio Vargas. O presidente recusava – se a deixar o cargo, embora se sentisse cada vez mais isolado e sem condições de reagir. Decidiu, então, toma ruma atitude drástica. Escreveu uma carta-testamento ao povo brasileiro e, em seguida, suicidou-se com um tiro no Coração. As noticias sobre o crime da rua Toneleros alcançara grande repercussão na imprensa antigetulista. A UDN multiplicava os ataques e tramava derrubar o presidente. As noticias sobre o crime da rua Toneleros alcançara grande repercussão na imprensa antigetulista. A UDN multiplicava os ataques e tramava derrubar o presidente. Nos dias 22 e 23 de agosto, surgiram manifestações militares exigindo a renuncia de Getulio Vargas. O presidente recusava – se a deixar o cargo, embora se sentisse cada vez mais isolado e sem condições de reagir. Decidiu, então, toma ruma atitude drástica. Escreveu uma carta-testamento ao povo brasileiro e, em seguida, suicidou-se com um tiro no Coração. Nos dias 22 e 23 de agosto, surgiram manifestações militares exigindo a renuncia de Getulio Vargas. O presidente recusava – se a deixar o cargo, embora se sentisse cada vez mais isolado e sem condições de reagir. Decidiu, então, toma ruma atitude drástica. Escreveu uma carta-testamento ao povo brasileiro e, em seguida, suicidou-se com um tiro no Coração.

9 A morte de Vargas comoveu grande parte da população. Milhões de pessoas participaram, do seu enterro. Carlos Lacerda fugiu do pais temendo uma reação popular. A morte de Vargas comoveu grande parte da população. Milhões de pessoas participaram, do seu enterro. Carlos Lacerda fugiu do pais temendo uma reação popular. Nos meses que ainda faltavam para completa RO mandato de Getulio Vargas, a presidência da republica foi exercida inicialmente por Café Filho ( Vice – Presidente), que teve que se afastar por doença. Depois, foi provisoriamente ocupado por Carlos Luz ( Presidente da camára dos deputados) e a seguir por Nereu Ramos ( Presidente do senado). Nos meses que ainda faltavam para completa RO mandato de Getulio Vargas, a presidência da republica foi exercida inicialmente por Café Filho ( Vice – Presidente), que teve que se afastar por doença. Depois, foi provisoriamente ocupado por Carlos Luz ( Presidente da camára dos deputados) e a seguir por Nereu Ramos ( Presidente do senado). A morte de Vargas comoveu grande parte da população. Milhões de pessoas participaram, do seu enterro. Carlos Lacerda fugiu do pais temendo uma reação popular. A morte de Vargas comoveu grande parte da população. Milhões de pessoas participaram, do seu enterro. Carlos Lacerda fugiu do pais temendo uma reação popular. Nos meses que ainda faltavam para completa RO mandato de Getulio Vargas, a presidência da republica foi exercida inicialmente por Café Filho ( Vice – Presidente), que teve que se afastar por doença. Depois, foi provisoriamente ocupado por Carlos Luz ( Presidente da camára dos deputados) e a seguir por Nereu Ramos ( Presidente do senado). Nos meses que ainda faltavam para completa RO mandato de Getulio Vargas, a presidência da republica foi exercida inicialmente por Café Filho ( Vice – Presidente), que teve que se afastar por doença. Depois, foi provisoriamente ocupado por Carlos Luz ( Presidente da camára dos deputados) e a seguir por Nereu Ramos ( Presidente do senado).

10 Nomes:Anne Caroline,Janaina e Bruna Nomes: Anne Caroline,Janaina e Bruna N°07,14 e N°: 07,14 e ProfessorAgnaldo -História Professor: Agnaldo -História


Carregar ppt "A volta de Getulio Vargas(1951-1954) Terminado o governo Dutra,novas eleições presidenciais foram realizadas. Com 68 anos de idade,Getulio Vargas concorreu."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google