A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A EUCARISTIA COMUNIDADES SÃO SEBASTIÃO E SÃO PEDRO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A EUCARISTIA COMUNIDADES SÃO SEBASTIÃO E SÃO PEDRO."— Transcrição da apresentação:

1 A EUCARISTIA COMUNIDADES SÃO SEBASTIÃO E SÃO PEDRO

2 A Teologia da Eucaristia - A Páscoa judaica - A Ceia do Senhor

3 A última ceia e o ritual da Páscoa judaica A Páscoa judaica é um memorial; A Páscoa judaica é um memorial; É sinal da aliança de Deus com seu povo; É sinal da aliança de Deus com seu povo; Prefigura a Nova e Eterna Aliança; Prefigura a Nova e Eterna Aliança; Seus elementos são re-significados na Nova Aliança. Seus elementos são re-significados na Nova Aliança.

4 Os elementos da ceia judaica A purificação; A purificação; As taças de vinho; As taças de vinho; Os ázimos; Os ázimos; As ervas amargas; As ervas amargas; A pasta de maçã com castanha; A pasta de maçã com castanha; O cordeiro pascal; O cordeiro pascal; As homilias e as orações. As homilias e as orações.

5 A TEOLOGIA DA EUCARISTIA A Igreja fala da realidade divina segundo caracteres humanos; A Igreja fala da realidade divina segundo caracteres humanos; O evento maior celebrado é Jesus Cristo (continuidade-superação do rito antigo); O evento maior celebrado é Jesus Cristo (continuidade-superação do rito antigo); A eficácia da ação sacramental se dá de forma pessoal; A eficácia da ação sacramental se dá de forma pessoal; Giro antropológico. Giro antropológico.

6 A páscoa Cristã: as narrações da instituição da ceia do Senhor Mc 4, 22-24; Mc 4, 22-24; Mt 26, 26-28; Mt 26, 26-28; Lc 22, 19-20; Lc 22, 19-20; I Cor 11, I Cor 11, Outros textos em que Jesus faz refeições com os marginalizados. Outros textos em que Jesus faz refeições com os marginalizados.

7 A Eucaristia é mais do que uma ação ritual, é um encontro que acontece em atenção a uma convocação especial e pelo interesse de Deus pela pessoa humana.

8 A natureza da Eucaristia A Eucaristia é um alimento para o corpo e para a alma que tem o poder por pôr o homem numa dimensão escatológica repleto de esperança naquele que há de vir: Jesus Cristo. A Eucaristia é um alimento para o corpo e para a alma que tem o poder por pôr o homem numa dimensão escatológica repleto de esperança naquele que há de vir: Jesus Cristo. É o Cristo Glorioso diante de uma humanidade restaurada pelo sacrifício Pascal.

9 O mistério da Eucaristia Aspecto eclesiológico; Aspecto eclesiológico; Aspecto sacrifical. Aspecto sacrifical. A Eucaristia Faz a Igreja e a Igreja faz a Eucaristia. Cardeal De Lubac

10 A Presença Real Presença total e evidente; Presença total e evidente; Presença real de modo próprio, verdadeiro, total e ininterrupta. Presença real de modo próprio, verdadeiro, total e ininterrupta. Transubstanciação: muda-se a substância, mas preserva-se os acidentes. Transubstanciação: muda-se a substância, mas preserva-se os acidentes. Pe. Marcos Paulo de Souza


Carregar ppt "A EUCARISTIA COMUNIDADES SÃO SEBASTIÃO E SÃO PEDRO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google