A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E. E. Braz Sinigáglia Batyporã/MS 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E. E. Braz Sinigáglia Batyporã/MS 2009."— Transcrição da apresentação:

1 E. E. Braz Sinigáglia Batyporã/MS 2009

2 Projeto: América do Sul
Nomes: N:12,26, SÉRIE=8ºano´´C`` Flavio de Mello Mendes Matheus Augusto Matia João Victor Rodrigues da Silva Profª:Maria de Lourdes de Vas Moreira

3 SURINAME O Suriname (em neerlandês: Suriname; em surinamês: Sranan), oficialmente chamado de República do Suriname, é um país do nordeste da América do Sul, limitado a norte pelo oceano Atlântico, a leste pela Guiana Francesa, a sul pelo Brasil e a oeste pela Guiana.

4 Aspectos Físicos Antiga colônia neerlandesa, a atual República do Suriname é um país sul-americano, cujos limites geográficos são os seguintes: ao norte: Oceano Atlântico; a leste: Guiana Francesa; ao sul: Brasil; a oeste: Guiana. A maior parte do Suriname encontra-se inserida no Escudo das Guianas e, a superfície do país, que tem por capital Paramaribo, é de km². Localizado na região equatorial, o Suriname apresenta clima quente e úmido e vegetação florestal na maior parte de seu território.

5 SURINAME RELEVO Uma estreita planicie costeira, baixa , panorama ,margeia o litoral do suriname.Alem dela estende-se uma região de colinas, revestida quase totalmente pela floresta tropical, seguida de serras de baixa altitude que se prologam ao sul até a fronteira brasialeira.No centro do país ergue-se seu ponto culminante ,o pico Juliana,de 1230m de altitude.a regiao sudoeste é oculpado por um planalto coberto de savanas.

6 HIDROGRAFIA Sete grandes rios cruzam o país no sentido sul -norte e desemborcam no aceano atlantico:o Courantyne ,que forma a fronteira com a Guiana , o Nickerie, o Coppenami, o Saramocca, o Suriname no qual se construiu a represa W.J. van Blommesteim , que forma a fronteira com a Guiana Francesa.As frequentes corredeiras impedem a navegação fluvial alem da plianicie costeira.

7 VEGETAÇÃO RELEVO terreno é muito acidentado. Atravessam-no duas cadeias montanhosas, a Sierra Madre Ocidental e a Sierra Madre Oriental, que se reúnem à altura do Istmo de Tehuantepec, por isso apresenta um grande número de montanhas, planícies, vales e planaltos. O vulcão Citlaltépetl (Pico de Orizaba) é o mais alto, com m acima do nível do mar. Hidrografia: p7

8 CLIMA O clima do Suriname é equatorial, quente e úmido com temperatura média máxima em torno de 30°C ea média mínima de 22°C a 23°C durante todo o ano. O país ao longo da costa tem dois estações relativamente secas a partir de fevereiro a abril e de agosto a novembro, também são dois períodos de chuva entre maio e julho e entre dezembro e janeiro, as temperaturas são moderadas ao longo da costa por ventos alísios. A capital Paramaribo tem uma precipitação média anual de mm. Dentro é uma única estação chuvosa de abril a setembro. O país está localizada fora da área dos furacões. l

9 POPULAÇÃO A composição étnica e cultural da população do Suriname é marcada pela diversidade e complexidade. São vários grupos de diferentes origens, sendo: - Indianos e paquistaneses - 37% - Eurafricanos – 31% - Javaneses (indonésios)- 15% - Afro-americanos - 10% - Ameríndios - 3% - Chineses - 2% - Outros - 2%

10 POPULAÇÃO A composição étnica e cultural da população do Suriname é marcada pela diversidade e complexidade. São vários grupos de diferentes origens, sendo: - Indianos e paquistaneses - 37% - Eurafricanos – 31% - Javaneses (indonésios)- 15% - Afro-americanos - 10% - Ameríndios - 3% - Chineses - 2% - Outros - 2% A população do país é de aproximadamente (Julho 2007). Desses, cerca de 10% são brasileiros, a maioria ilegais. Metade da população vive em regiões urbanas, principalmente na capital Paramaribo.

11 Embora o idioma oficial seja o holandês, são faladas outras línguas como o javanês, o hindi, o crioulo, o francês e o inglês. Alguns dialetos são muito utilizados no Suriname, preservando-se as línguas dos povos de origem americana, como os seguintes: como o arauque, aucano (n'Djuga) e o saramacano. O crescimento da população foi de 1, 103% (2007). Cada mulher tem, em média, 2,03 filhos. A taxa de mortalidade infantil no país é de 20, 11 crianças a cada 1000 nascimentos. A expectativa de vida no Suriname é de 71 anos para os homens e 76 anos para as mulheres. Com tamanha diversidade de culturas, são várias as religiões no país. Cerca de 44% da população são cristãos, sendo 23% são protestantes, 21% católicos, 26% são hinduístas, 19% são muçulmanos e 5% ou são judeus ou realizam outros cultos da tradição dos ameríndios. A utilização do mercúrio nos garimpos clandestinos de ouro preocupa os profissionais de saúde do país. A contaminação por mercúrio pode atingir a população através da ingestão de peixes. A malária é comum entre a população. A migração de cidadãos naturais do Suriname é muito grande, tendo como principal destino os Estados Unidos.

12 POLITICA O Suriname é uma democracia sujeita à constituição de O ramo legislativo do governo é a Assembleia Nacional, que consiste de 51 membros, eleitos de cinco em cinco anos. A Assembleia Nacional elege o chefe do ramo executivo, o presidente, através de uma maioria de dois terços. Se nenhum candidato atingir essa maioria, o presidente é eleito pela Assembleia do Povo, uma instituição de 340 membros que é composta pelos membros da Assembleia Nacional e por representantes regionais.

13 ECONOMIA US$1,3 bilhão Importações US$525 milhões Exportações
Inflação 16.81 % Desemprego 20% (est. 1999)‏ Principais Setores na Composição do Produto Interno Bruto Comércio Pauta de exportação Alumina

14 Pauta de importação Bens de capital, petróleo, alimentos, algodão, bens de consumo, matérias-primas. Principais parceiros comerciais EUA Principais produtos importados do Brasil Calçados, polainas e artefatos semelhantes e suas partes, máquinas, aparelhos e materiais elétricos, caldeiras, máquinas e instrumentos mecânicos, preparações alimentícias diversas, papel e cartão, obras de pasta celulósica. Principais produtos exportados para o Brasil Combustíveis, óleos e ceras minerais. O país é rico em recursos naturais, principalmente em madeira e minerais. Há reservas de ouro, níquel, prata, bauxita e outros minerais. A planície costeira concentra as atividades agrícolas, enquanto no interior se desenvolve a exploração de madeira e de minerais.

15 Cultura do Suriname O Suriname possui cultura multiétnica. Segundo dados oficiais, 37% de sua população são constituídos por descendentes de hindus, 30% são "creoles" (surinameses nativos, em geral de ascendência africana), 15% javaneses e 10% maroons (descendentes de escravos fugidos há séculos), existindo ainda ameríndios, brancos, chineses e outros. Essa composição reflete-se nos hábitos e costumes da população. As culinárias hindu e javanesa são muito populares, e a televisão exibe novelas e filmes produzidos em Bollywood. Diferentes etnias vestem-se de forma diferente, e templos de várias religiões estão presentes por toda a cidade de Paramaribo. Os surinameses orgulham-se de ter a maior mesquita da América do Sul lado a lado com uma importante sinagoga. Além do holandês, idioma oficial do país, e o inglês, que todos dominam, muitas outras línguas são utilizadas correntemente: taki-taki ou sranam tongo (o dialeto local), hindi, javanês, chinês, saramacca e idiomas indígenas. Embora as estatísticas disponíveis não incluam a presença e a influência dos brasileiros na composição étnica e na cultura local, nas últimas décadas o país sofreu importante afluxo de imigrantes ilegais vindos do Brasil. São garimpeiros e prostitutas provenientes da região norte do Brasil, que se estabeleceram nas regiões de garimpo do leste do país e também em Paramaribo, a capital do Suriname. Em Paramaribo existe um bairro brasileiro chamado "Little Belém", no qual as lojas e restaurantes pertencem a brasileiros e os cartazes estão todos em português e a música mais ouvida é a brasileira.

16 Bibliografia Disponível em: < Acesso em Disponível em: < Disponível em: < Disponível em: < Acesso em Disponivel em: < em 26/06/2009 Disponivel em: < em 26/06/2009 Disponivel em: < >Acesso em 26/06/2009 Disponivel em: < >Acesso em 26/06/2009 Disponivel em: >Acesso em 30/06/2009 >07/07/2009


Carregar ppt "E. E. Braz Sinigáglia Batyporã/MS 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google