A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Energia Hidrelétrica A energia hidrelétrica é a obtenção de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Para que esse.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Energia Hidrelétrica A energia hidrelétrica é a obtenção de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Para que esse."— Transcrição da apresentação:

1 Energia Hidrelétrica A energia hidrelétrica é a obtenção de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Para que esse processo seja realizado é necessária a construção de usinas em rios que possuam elevado volume de água e que apresentem desníveis em seu curso.

2

3 Usinas Hidrelétrica A força da água em movimento é conhecida como energia potencial, essa água passa por tubulações da usina com muita força e velocidade, realizando a movimentação das turbinas. Nesse processo, ocorre a transformação de energia potencial (energia da água) em energia mecânica (movimento das turbinas). As turbinas em movimento estão conectadas a um gerador, que é responsável pela transformação da energia mecânica em energia elétrica.

4

5 Normalmente as usinas hidrelétricas são construídas em locais distantes dos centros consumidores, esse fato eleva os valores do transporte de energia, que é transmitida por fios até as cidades. A eficiência energética das hidrelétricas é muito eficaz, em torno de 95%. O investimento inicial e os custos de manutenção são elevados, porém, o custo do combustível (água) e nulo.

6

7 A energia Hidrelétrica é uma energia renovável pois é usada num mesmo rio por diversas vezes, e ainda não é poluente. Pontos positivos: Ela é renovável e não poluente. Pontos negativos: A inundação de áreas para a construção de barragens gera problemas de realocação das populações ribeirinhas, comunidades indígenas e pequenos agricultores. Os principais impactos ambientais ocasionados pelo represamento da água para a formação de imensos lagos artificiais são: destruição de extensas áreas de vegetação natural, matas ciliares, o desmoronamento das margens, o assoreamento do leito dos rios, prejuízos à fauna e à flora locais, alterações no regime hidráulico dos rios, possibilidades da transmissão de doenças, como esquistossomose e malária, extinção de algumas espécies de peixes.

8

9 Para evitar o desperdício de energia no dia-a-dia devemos: Acender a lâmpada apenas no cômodo que estiver ocupando. Desligar o computador ou a televisão quando não for necessário. Economizar água quente do chuveiro quando estiver calor. Tirar da tomada os eletrodomésticos ( televisão, computador, dvd, ventilador) para economizar energia. Usar lâmpadas florescentes para economizar.

10

11 Energia: use não abuse!

12 Alunos: Ana Luisa Ibrahim N° 02 Flávio Gomes Zílio 13 Keila Garcia Franco 16 Paula Dobes 19 Tainá Virgínia 23 Willer Rodrigues 28 Agradecimentos: Zaibo, Dodó, Menina, Lucky Fufu, Nikita Levez


Carregar ppt "Energia Hidrelétrica A energia hidrelétrica é a obtenção de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Para que esse."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google