A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História em Quadrinhos Reforma e Contra-Reforma Alunos: Ana Carolina e Gabriel Raffa Série: 7° ano A Professora: Leandra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História em Quadrinhos Reforma e Contra-Reforma Alunos: Ana Carolina e Gabriel Raffa Série: 7° ano A Professora: Leandra."— Transcrição da apresentação:

1 História em Quadrinhos Reforma e Contra-Reforma Alunos: Ana Carolina e Gabriel Raffa Série: 7° ano A Professora: Leandra

2 Olá Turma ! Olá Professora!

3 Hoje vamos falar sobre reforma e contra- reforma. Professora, como ocorreu a reforma e a contra- reforma ?

4 A reforma ocorreu porque vários membros da igreja católica não tinham instrução, vendiam perdão pelos pecados e vendiam objetos comuns dizendo que eram de Jesus, Maria, etc... Que injustiça!

5 Os primeiros reformadores foram Wlycliffe e Jonh Huss. Mais eles foram perseguidos e mortos pela Igreja Católica ! Que horrível! Que horrível !

6 Sim, e os principais foram Martinho Lutero, João Calvino e Henrique VIII. Mais além de Wycliffe e Jonh Huss, houveram outros reformadores, né professora ?

7 Martinho Lutero foi um dos primeiros reformadores depois de Wycliffe e Jonh Huss, ele criou a Igreja Luterana. Mais ele foi perseguido pela Igreja Católica professora?

8 Sim, mais ele se refugiou na torre de um castelo, aonde traduziu a bíblia do latim para o alemão. Esta ação possibilitou que várias pessoas a lessem! Nossa, que interessante ! Sim, mais ele se refugiou na torre de um castelo, aonde traduziu a bíblia do latim para o alemão. Esta ação possibilitou que várias pessoas a lessem !

9 É mesmo turma e vocês sabiam que para Lutero só eram precisos dois sacramentos religiosos? Eles eram o batismo e a eucaristia. Mais ele foi perseguido pela Igreja Católica professora?

10 Mais agora, mudando de assunto vamos falar de João Calvino !

11 João Calvino acreditava e defendia as mesmas coisas que Lutero a não ser pela predestinação absoluta ! O que era isso ?

12 Segundo Calvino, as pessoas não podiam fazer nada para mudar seu destino. Alguns são predestinados à vida eterna, enquanto outros à morte eterna! Nossa !

13 Hum... que legal ! E tem mais, como o calvinismo aprovava o estilo de vida burguês, vários burgueses se converteram ao calvinismo !

14 É mais agora veremos a Reforma na Inglaterra ! E como ela aconteceu ?

15 A reforma na Inglaterra foi impulsionada pelo próprio rei Henrique VIII. Ele pediu ao Papa que anulasse seu casamento com Catarina de Aragão, dizendo que ela não podia lhe dar um filho homem.

16 Quando o Papa negou o seu pedido ele decidiu agir: Romper com a Igreja e se casou novamente com Ana Bolena. Ao saber disso, o Papa o excomungou, em reação á isso o parlamento aprovou o Ato de Supremacia, documento que fazia o rei chefe da Igreja Anglicana, igreja que criou !

17 E a contra- reforma como ela aconteceu? Para tentar conter o avanço do protestantismo, que estava em grande crescimento na Europa, a Igreja Católica decidiu iniciar o movimento chamado Contra- Reforma.

18 Ele foi impulsionado pela Ordem dos Jesuítas e pelo Concílio de Trento, que no final dos debates decidiu... Reafirmar o poder do Papa, manter os 7 sacramentos e a proibição do casamento para padres e freiras.

19 Criação de seminários para formação de padres, organizou o Index, relação de livros que os católicos não podiam ler e reativou a Inquisição !

20 Então foi isso alunos, tchau ! Tchau professora !


Carregar ppt "História em Quadrinhos Reforma e Contra-Reforma Alunos: Ana Carolina e Gabriel Raffa Série: 7° ano A Professora: Leandra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google