A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de sociologia Bandeira do Brasil Nome;Rodrigo da Rocha.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de sociologia Bandeira do Brasil Nome;Rodrigo da Rocha."— Transcrição da apresentação:

1

2 Trabalho de sociologia Bandeira do Brasil Nome;Rodrigo da Rocha

3 Vida e Obra de Augusto Comte Vida de Augusto Comte Comte, o maior Filósofo da Humanidade, nasceu em Montpellier, no sul da França em 1798, nove anos após o início da Revolução Francesa em 1789 e morreu em Paris em Apaixonado pela cultura, foi influenciado por Aristóteles, Bacon, Descartes, Hume, Condorcet, Diderot, considerados precursores do Positivismo. Na sua primeira fase, Comte lia todos os livros que podia comprar, com sacrifício até de sua alimentação. Logo depois, deixou de ler e começou a meditar. Em 1817, com 19 anos de idade, descobre o Princípio da Relatividade e em 1822, com 24 anos, no ano de nossa Independência, ao cabo de 60 horas de meditação, sem dormir, descobre também a Lei dos Três Estados ou Lei da Inteligência, que lhe permitiu criar a Sociologia - Ele é o Pai da Sociologia Positiva. Em 1825, com 27 anos, se casa com Carolina Massin, uma mulher frívola, que não se adaptou ao mestre Comte. Devido as atitudes desrespeitadoras desta mulher, Comte teve uma crise nervosa em 1828, com 30 anos de idade; era um homem de sentimentos puros, e teve que interromper as aulas que começara a ministrar às celebridades da época. Sua grande mãe veio a Paris e o ajudou no seu restabelecimento. Logo que restabeleceu a saúde, escreveu o seu curso de Filosofia Positiva, em seis volumes, editados entre 1830 e 1842.

4 Em fins de 1844, já estava com 46 anos de idade conhece Clotilde De Vaux, devota-lhe um grande amor platônico, estado amoroso que o leva a plena criatividade, - É mais fácil criar amando. Esta mulher muito inteligente, mostra ao mestre outras facetas, do relacionamento humano, que o leva a criar a Moral Teórica e a Moral Prática. Mas logo perde a sua Inspiradora, que falece em princípios de Augusto Comte se aproxima do Catolicismo.A amizade do filósofo com os padres não significa um retrocesso à teologia, nem tampouco pode se considerar Positivista o literato religioso Lamennais, que foi excomungado, pelo simples fato de ter lido o livro de nosso mestre. Em 1851 a 1854 (53 a 56 anos), Augusto Comte escreve o Sistema de Política Positiva em 4 volumes, que é o primeiro Tratado de Sociologia e postula a separação Espiritual e Temporal (Igreja independente do Estado) Em 1857, com 59 anos vem a falecer, depois de definir e classificar as ciências, e criar a Sociologia Positiva e a Moral Positiva.Sua vida foi um modelo de comportamento para os discípulos e suas idéias impressionavam e impressionam até hoje os intelectuais de todos os países civilizados.

5 Características Gerais do Positivismo Ao idealismo da primeira metade do século XIX se segue o positivismo, que ocupa, mais ou menos, a segunda metade do mesmo século, espalhado em todo o mundo civilizado. O positivismo representa uma reação contraoapriorismo,oformalismo,o idealismo, exigindo maior respeito para a experiência e os dados positivos. Entretanto, o positivismo fica no mesmo âmbito imanentista do idealismo e do pensamento moderno em geral, defendendo, mais ou menos, o absoluto do fenômeno. "O fato é divino", dizia Ardigò. A diferença fundamental entre idealismo e positivismo é a seguinte: o primeiro procura uma interpretação, uma unificação da experiência mediante a razão; o segundo, ao contrário, quer limitar-se à experiência imediata, pura, sensível, como já fizera o empirismo. Daí a sua pobreza filosófica, mas também o seu maior valor como descrição e análise objetiva da experiência - através da história e da ciência - com respeito ao idealismo, que alterava a experiência, a ciência e a história. Dada essa objetividade da ciência e da história do pensamento positivista, compreende-se porque elas são fecundas no campo prático, técnico, aplicado. Além de ser uma reação contra o idealismo, o positivismo é ainda devido ao grande progresso das ciências naturais, particularmente das biológicas e fisiológicas, do século XIX. Tenta-se aplicar os princípios e os métodos daquelas ciências à filosofia, como resolvedora do problema do mundo e da vida, com a esperança de conseguir os mesmos fecundos resultados. Enfim, o positivismo teve impulso, graças ao desenvolvimento dos problemas econômico-sociais, que dominaram o mesmo século XIX. Sendo grandemente valorizada a atividade econômica, produtora de bens materiais, é natural se procure uma base filosófica positiva, naturalista, materialista, para as ideologias econômico-sociais.

6 O significado da Bandeira A bandeira nacional do Brasil foi adotada em 19 de novembro de 1889, tendo suas cores e dimensões estabelecidas pelo decreto-lei número quatro, de 19 de novembro de 1889, sofrendo poucas alterações desde então. Tem por base um retângulo verde com proporções de 07:10, sobrepondo-se um losango amarelo e um círculo azul, no meio do qual está atravessada uma faixa branca com o lema nacional, "Ordem e Progresso", em letras verdes, além de vinte e sete estrelas brancas.Brasil19 de novembro1889retângulolosangocírculoOrdem e Progressoestrelas A atual bandeira nacional é a segunda republicana e o terceiro estandarte oficial do Brasil desde sua independência.

7


Carregar ppt "Trabalho de sociologia Bandeira do Brasil Nome;Rodrigo da Rocha."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google