A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

República Tcheca. República Tcheca Geografia A República Checa ou Tcheca (no Brasil usam-se as duas formas; em checo Česká republika) é um país da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "República Tcheca. República Tcheca Geografia A República Checa ou Tcheca (no Brasil usam-se as duas formas; em checo Česká republika) é um país da."— Transcrição da apresentação:

1

2 República Tcheca

3 Geografia A República Checa ou Tcheca (no Brasil usam-se as duas formas; em checo Česká republika) é um país da Europa Central, limitado a norte pela Polónia, a leste pela Eslováquia, a sul pela Áustria e a oeste e norte pela Alemanha. A capital do país é Praga. É membro da União Europeia desde maio de 2004.

4 O relevo é montanhoso, devido a cadeia montanhosa dos Cárpatos, o clima da República Checa é o Temperado Continental. A vegetação é basicamente a Floresta Temperada, que possui folhas em forma de agulha que caem no inverno (caducifólia).

5 Demografia A maioria dos 10,2 milhões de habitantes da República Tcheca são étnica e linguisticamente tchecos (95%). Outros grupos étnicos incluem germânicos, ciganos e polacos. Após a divisão de 1993, os eslovacos compõem cerca de 2% da população atual.

6

7 Religião A República Tcheca é o país mais secularizado de toda a Europa, apesar de historicamente ser considerado um país católico. O censo de 2001 verificou que 59% da população não tem religião. Apenas 26,8% da população se considera católica e cerca de 2% são protestantes. 30% dos checos se declaram ateus, enquanto cerca de 50% acreditam em algum tipo de força espiritual, não sendo necessariamente Deus.

8

9 Política O cenário político da República Checa abrange um amplo espectro de partidos políticos, desde o semi-reformado Partido Comunista da Boêmia e Morávia na extrema-esquerda até os vários partidos nacionalistas na extrema direita. Geralmente, a direita liberal é dividida, exceto no caso específico do gigantesco Partido Democrático Cívico, e tem falhado a várias tentativas de unificação.

10 O primeiro-ministro é o chefe de governo e mantém poderes consideráveis, incluindo o direito de determinar a maior parte da política interna e externa, mobilizar a maioria parlamentar e nomear ministros. Václav Klaus, agora presidente da República Tcheca, ainda é um dos políticos mais populares do país. Como chefe-de-Estado formal, tem poderes específicos como o direito de veto, nomear juízes do Tribunal Constitucional, indicar o primeiro-ministro e dissolver o parlamento sob raras e especiais condições.

11 Subdivisões A República Checa consiste de 13 regiões (checo: kraje, singular - kraj) e de uma cidade capital (hlavní město)

12

13 Economia A economia da extinta Tchecoslováquia era essencialmente baseada em indústrias siderúrgicas, metalúrgicas, automobilísticas, de bebidas e de cristais. Mais recentemente, a República Checa, já capitalista, desenvolveu uma agricultura baseada na produção de trigo para exportação. Outros produtos agropecuários produzidos em larga escala no país incluem beterraba, cevada, batata, lúpulo e carne de bovinos, suínos, caprinos e aves.

14

15 Cultura Entre os cineastas checos da atualidade com projecção internacional encontram-se Jan Sverak, Jan Hrebejk, Milan Cieslar, Frank Mellaneh e Gregor Stenpovich.

16

17 Desporto O hóquei no gelo é, ao lado do futebol, o esporte mais popular da República Checa, tendo como atuais jogadores populares Patrik Elias, Jaromir Jagr, Tomas Kaberle, Filip Kuba, Michal Rozsival, Radim Vrbata, entre outros.

18 Curiosidades da República Tcheca

19 Igreja de Ossos

20

21 Casa Dançante

22 Alunas: Paula Garcia Dobes nº19
Trabalho de Geografia Alunas: Paula Garcia Dobes nº19 Suellen G. De Vecchi Prof.Meiriele Lazarin Escola Estadual Braz Sinigáglia


Carregar ppt "República Tcheca. República Tcheca Geografia A República Checa ou Tcheca (no Brasil usam-se as duas formas; em checo Česká republika) é um país da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google