A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Karen Neves Olivan

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Karen Neves Olivan"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Karen Neves Olivan
TERCEIRÃO LITERATURA 03 Profa. Karen Neves Olivan

2 Profa. Karen Neves Olivan
GÊNEROS DO DISCURSO E GÊNEROS LITERÁRIOS TERCEIRÃO Profa. Karen Neves Olivan

3 Em casa, na rua, na escola, no clube, todos nós, no dia a dia, circulamos entre textos e discursos. O que é um texto? Uma conversa informal entre amigos é um texto? Será texto um capítulo de novela, um outdoor, um debate político, um poema, uma canção? E, se são textos, são também discursos? Ou o discurso equivale apenas a textos orais?

4 GÊNEROS DO DISCURSO E GÊNEROS LITERÁRIOS
O QUE É GÊNERO DO DISCURSO? Interagimos com outras pessoas por meio da linguagem, seja a linguagem oral, seja a linguagem escrita. Produzimos certos tipos de texto que, com poucas variações, se repetem no conteúdo, no tipo de linguagem e na estrutura. Esses tipos de textos constituem os chamados gêneros do discurso ou gêneros textuais e foram criados pelo ser humano para atender a determinadas necessidades de interação verbal.

5 GÊNEROS DO DISCURSO E GÊNEROS LITERÁRIOS
O QUE É GÊNERO DO DISCURSO? Numa situação de interação verbal, a escolha do gênero é feita de acordo com os diferentes elementos que participam do contexto, tais como: quem está produzindo o texto, para quem, com que finalidade, em que momento histórico etc. Os gêneros discursivos geralmente estão ligados a esferas de circulação. Na esfera jornalística, por exemplo, são comuns gêneros como notícias, reportagens, editoriais etc.

6 GÊNEROS DO DISCURSO E GÊNEROS LITERÁRIOS
OS GÊNEROS LITERÁRIOS Entre os gêneros discursivos, existem aqueles que são próprios da esfera artística e cultural e são utilizados com finalidade estética, artística: os gêneros literários. Há três gêneros literários básicos; o lírico, o épico e o gramático.

7 GÊNEROS DO DISCURSO E GÊNEROS LITERÁRIOS
OS GÊNEROS LITERÁRIOS  Lírico Manifestação de um eu lírico, que expressa no texto seu mundo interior, suas emoções, sentimentos, ideias e impressões. É um texto geralmente subjetivo, com predominância de pronomes e verbos na 1a pessoa e que explora a musicalidade das palavras.

8 GÊNEROS DO DISCURSO E GÊNEROS LITERÁRIOS
Relógio, morre – Momentos vão… Nada já ocorre Ao coração Senão, senão… Bem que perdi, Mal que deixei, Nada aqui Montes sem lei Onde estarei… Ninguém comigo! Desejo ou tenho? Sou o inimigo – De onde é que venho? Que é que estranho? (Fernando Pessoa. Obra poética, Rio de Janeiro: Aguilar, 1965 p. 521)

9 GÊNEROS DO DISCURSO E GÊNEROS LITERÁRIOS
OS GÊNEROS LITERÁRIOS  Épico Há a presença de um narrador que conta uma história em versos, em um longo poema que ressalta a figura de um herói, um povo ou uma nação. Geralmente envolvem aventuras, guerras, viagens e façanhas heroicas e apresentam um tom de exaltação. Os poemas épicos intutulam-se epopeias.

10 GÊNEROS DO DISCURSO E GÊNEROS LITERÁRIOS
OS GÊNEROS LITERÁRIOS  Épico Principais epopeias na cultura ocidental: Ilíada e Odisséia, de Homero; Eneida, de Virgílio; Lusíadas, de Camões; Paraíso Perdido, de Mílton; Orlando Furioso, de Ariosto. No Brasil, destacam-se: Caramuru, de Santa Rita Durão; O Uraguai, de Basílio da Gama.

11 GÊNEROS DO DISCURSO E GÊNEROS LITERÁRIOS
Já no Batel entrou o Capitão O rei, que nos seus braços o levava: Ele, co’a cortesia que a razão (Por ser rei) requeria, lhe falava. Cumas mostras de espanto e adminiração, O Mouro o gesto e o modo lhe notava, Como quem em mui grande estima tinha Gente que de tõ longe à Índia vinha. (Estrofe de Os lusíadas)

12 GÊNEROS DO DISCURSO E GÊNEROS LITERÁRIOS
OS GÊNEROS LITERÁRIOS  Dramático Expõe o conflito do homem e seu mundo, as manifestações da miséria humana. São textos escritos para serem encenados. O texto se desenrola a partir de diálogos, o que exige uma sequência rigorosa das cenas e das relações de causa e consequência.

13 GÊNEROS DO DISCURSO E GÊNEROS LITERÁRIOS
QUADRO 1 (CASA PINTADA DE AMARELO) NOIVO (entrando) — Mãe. MÃE — Quê? NOIVO — Já vou. MÃE — Aonde? NOIVO — Para a vinha (Vai sair). MÃE — Filho, o almoço. NOIVO — Deixe. Vou comer uvas. Me dê a navalha. […]

14 GÊNEROS DO DISCURSO E GÊNEROS LITERÁRIOS
OS GÊNEROS NARRATIVOS MODERNOS Romance, novela, conto e crônica. Qualquer um desses gêneros têm como elementos básicos de sua estrutura os fatos narrados numa sequência de causa e efeito, as personagens, o tempo, o ponto de vista do narrador. O texto se desenrola a partir de diálogos, o que exige uma sequência rigorosa das cenas e das relações de causa e consequência.

15 GÊNEROS DO DISCURSO E GÊNEROS LITERÁRIOS
ASPECTOS CONSTITUTIVOS DOS GÊNEROS LITERÁRIOS  Verso Sucessão de sílabas ou fonemas formando uma unidade rítmica e melódica que corresponde, normalmente, a uma linha do poema.

16 GÊNEROS DO DISCURSO E GÊNEROS LITERÁRIOS
ASPECTOS CONSTITUTIVOS DOS GÊNEROS LITERÁRIOS  Estrofe ou estância Agrupamento de versos:  dístico: dois versos  terceto: três versos  quarteto ou quadra: quatro versos  quintilha: cinco versos  sexteto ou sextilha: seis versos  sétima ou septilha: sete versos  oitava: oito versos  nona: nove versos

17 GÊNEROS DO DISCURSO E GÊNEROS LITERÁRIOS
POEMAS DE FORMA FIXA Soneto: dois quartetos e dois tercetos. Balada: três oitavas e um quarteto . Vilancete: um terceto e outros tipos de estrofes, à escolha do poeta. Rondó: apenas quartetos ou quartetos combinados com oitavas.

18 GÊNEROS DO DISCURSO E GÊNEROS LITERÁRIOS
ASPECTOS CONSTITUTIVOS DOS GÊNEROS LITERÁRIOS  Métrica Número de sílabas poéticas que os versos apresentam. As vogais átonas são agrupadas numa sílaba e a contagem das sílabas é feita até a última sílaba tônica. Quando a métrica se repete, temos “verso regular”; quando não há regularidade métrica, “verso livre”.

19 GÊNEROS DO DISCURSO E GÊNEROS LITERÁRIOS
ASPECTOS CONSTITUTIVOS DOS GÊNEROS LITERÁRIOS  Métrica Divisão sílaba gramatical Divisão sílaba poética As / do / res 1 / 2 / 3 De / a / mo / res 1 / 2 / 3 / 4 As / do / res 1 / 2 / 3 De / a / mo / res 1 / 2 / 3 / 4

20 GÊNEROS DO DISCURSO E GÊNEROS LITERÁRIOS
ASPECTOS CONSTITUTIVOS DOS GÊNEROS LITERÁRIOS  Métrica De acordo com o número de sílabas poéticas:  monossílabo: uma sílaba  dissílabo: duas sílabas  trissílabo: três sílabas  redondilha menor ou pentassílabo: cinco sílabas  redondilha maior ou heptassílabo: sete sílabas  octassílabo: oito sílabas  decassílabo: dez sílabas  alexandrino: doze sílabas

21 GÊNEROS DO DISCURSO E GÊNEROS LITERÁRIOS
ASPECTOS CONSTITUTIVOS DOS GÊNEROS LITERÁRIOS  Ritmo Ocorre com a alternância de sílabas que apresentam maior ou menor intensidade quando pronunciadas. O ritmo existe também na música, na arquitetura e em outras artes visuais.

22 GÊNEROS DO DISCURSO E GÊNEROS LITERÁRIOS
ASPECTOS CONSTITUTIVOS DOS GÊNEROS LITERÁRIOS  Rima Recurso musical baseado na semelhança sonora das palavras do final dos versos. Podem ser: alternadas (ABAB), emparelhadas (AABB), interpoladas (ABBA). Quando não apresentam rimas entre si, temos “versos brancos”.

23 GÊNEROS DO DISCURSO E GÊNEROS LITERÁRIOS
ALITERAÇÃO Auriverde pendão da minha terra Que a brisa do Brasil beija e balança ASSONÂNCIA Ó formas alvas, brancas, Formas claras

24 GÊNEROS DO DISCURSO E GÊNEROS LITERÁRIOS
PARANOMÁSIA Trocando em miúdos, pode guardar As sobras de tudo que chamam de lar As sombras de tudo que fomos nós PARALELISMO Vem que eu te quero fraco Vem que eu te quero tolo Vem que eu te quero todo meu

25 GÊNEROS DO DISCURSO E GÊNEROS LITERÁRIOS
ASPECTOS CONSTITUTIVOS DOS GÊNEROS NARRATIVOS EM PROSA Apresenta FATOS em sequência numa relação de causa e efeito. Os fatos são vividos por PERSONAGENS em determinado LUGAR e TEMPO. Quem conta a história é NARRADOR, que pode ser NARRADOR-PERSONAGEM ou NARRADOR- OBSERVADOR.

26

27 GÊNEROS DO DISCURSO E GÊNEROS LITERÁRIOS
EXERCÍCIOS Reescreva as falas da personagem, dispondo-as em versos. Quantos versos você obteve? Que critérios você utilizou para fazer a disposição das falas em versos? Observe o esquema de rimas e de ritmo do poema. De que tipo são as rimas? Em que sílabas poéticas, pela ordem, incidem as sílabas tônicas? Que nome é dado ao tipo de verso utilizado?

28 Profa. Karen Neves Olivan
TERCEIRÃO LITERATURA 03 Profa. Karen Neves Olivan


Carregar ppt "Profa. Karen Neves Olivan"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google