A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DOENÇAS CAUSADAS POR PROTOZÓARIOS A doença do sono é também chamada de tripanossomíase africana humana. É causada por um protozoário Trypanosoma brucei.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DOENÇAS CAUSADAS POR PROTOZÓARIOS A doença do sono é também chamada de tripanossomíase africana humana. É causada por um protozoário Trypanosoma brucei."— Transcrição da apresentação:

1 DOENÇAS CAUSADAS POR PROTOZÓARIOS A doença do sono é também chamada de tripanossomíase africana humana. É causada por um protozoário Trypanosoma brucei que possui duas subespécies, Trypanosoma brucei rhodesiense e Trypanosoma brucei gambiense. A primeira causa uma forma mais aguda da doença. Sintomas como febre, lesões cutâneas, nas vísceras, dor nas articulações, meningoencefalite, confusão mental, perturbações neurológicas, como perda da coordenação e sonolência, são comuns a depender do estágio em que a pessoa se encontra. O tratamento das pessoas doentes é caro e difícil, mas deve ser efetuado após análise médica. O tratamento do gado, que muitas vezes serve como reservatório, o acompanhamento das pessoas em zonas de risco, o combate à mosca tsé-tsé e a união dos diferentes profissionais para uma ação mais efetiva no controle da doença são medidas profiláticas que auxiliam na futura erradicação da doenças.profissionais

2 A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo Toxoplasma gondii, protozoário que pode se manifestar de forma assintomática na maioria dos casos, até mesmo sem causar nenhum dano, caso o hospedeiro não esteja com seu sistema imunitário comprometido. Sua reprodução pode ser assexuada, dando origem a zoítos que, após sucessivas divisões, se tornam merozoítos, infectando novas células, inclusive as de defesa; ou sexuada (gametogônica), no intestino do hospedeiro, dando origem aos oocistos. Oocistos podem ser eliminados no ambiente pelas fezes, podendo infectar outros animais – inclusive os humanos. Esta última forma de reprodução ocorre, predominantemente, em felinos. Cuidados relacionados à ingestão de carne e contato direto com animais, principalmente felinos, são necessários para evitar estes protozoários. Lavar com água corrente os vegetais antes de comê-los é, também, uma medida necessária. A ingestão da carne crua ou malcozida de animais infectados é outra forma de se adquirir a toxoplasmose, já que estes possuem em seus músculos formas residuais infectantes do parasita.

3 A toxoplasmose é uma doença causada pela infecção do organismo por um protozoário esporozoário parasita, o Toxoplasma gondii. A transmissão ocorre pelo contato humano com as fezes contaminadas de animais domésticos, principalmente de gato. Este animal contrai a doença através do hábito alimentar, por meio da ingestão de presas infectadas (ratos e pássaros contaminados). No aparelho digestório destes felinos os protozoários se proliferam, sendo eliminados juntamente com as fezes, e assim podendo contagiar outros animais e até mesmo o homem. Para diagnosticar a doença, exames de sangue são necessários. Mulheres gestantes ou que pretendem engravidar devem fazê-los, a fim de evitar outras complicações, como aborto, crescimento retardado do feto, nascimento prematuro e malformações.exames

4 A malária é causada por protozoários do gênero Plasmodium, como o Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum, Plasmodium malariae e Plasmodium ovale: os dois primeiros ocorrem em nosso país e são mais frequentes na região amazônica. Essa doença, conhecida também pelos nomes impaludismo, febre palustre, maleita e sezão, tem como vetor fêmeas de alguns mosquitos do gênero Anopheles. Estas, mais ativas ao entardecer, podem transmitir a doença para indivíduos da nossa espécie, uma vez que liberam os parasitas no momento da picada, em sua saliva. Transfusão de sangue sem os devidos critérios de biossegurança, seringas infectadas e mães grávidas adoecidas são outras formas em que há a possibilidade de contágio., No homem, os esporozoítos infectantes se direcionam até o fígado, dando início a um ciclo que dura, aproximadamente, seis dias para P. falciparum, oito dias para a P. vivax e 12 a 15 dias para a P. malariae, reproduzindo-se assexuadamente até rebentarem as células deste local (no mosquito, a reprodução destes protozoários é sexuada). Após esses eventos, espalham-se pela corrente sanguínea e invadem hemácias, até essas terem o mesmo fim, causando anemia no indivíduo.

5 DOENÇAS CAUSADAS POR FUNGOS Micoses é uma;condição na qual fungos ultrapassa as barreiras de resistências do corpo E estabelecem infecções tratamento contra micose pode ser feito ces O tratamento contra micose pode ser feito com medicação antifungal. Dependendo na natureza da infecção, um agente tópico ou sistêmico pode ser utilizado. Fotoquimioterapia, ou fotoferese, é uma técnica usada em centros médicos para tratamento de micoses. A prevenção de micoses tópicas pode ser feita mantendo a pele limpa e seca, assim como com boa higiene. Uma vez que infecções por fungos são contagiosas, é importante lavar depois de tocar pessoa ou animal com micose. Roupas esportivas também devem ser lavadas depois do uso.

6 Caspa ou seborreia manifestações leves da dermatite seborréica, um distúrbio da pele que afeta o couro cabeludo. Ela pode ser identificada por dois sintomas básicos: a descamação e a coceira (prurido). O que é:. Cooi a. Para tratar a caspa, pode-se utilizar um xampu medicinal que tenha atividade contra este fungo. Consulte seu médico sobre a possibilidade de utilizar xampus medicamentosos, caso você apresente os sintomas relacionados à caspa ou à dermatite seborréica.

7 cardidose: O que é: Tratamento: Um rápido tratamento para desobstruir a artéria bloqueada é essencial para amenizar os danos. Aos primeiros sinais de ataque do coração, chame uma ambulância ou procure um pronto-socorro. A melhor hora para tratar um ataque do coração é dentro de uma ou duas horas depois do aparecimento dos primeiros sintomas. A candidose é a infecção fúngica bucal mais comum no homem, e por apresentar diversas manifestações clínicas muistas vezes é difícil fazer o seu diagnóstico.

8 Difteria (crupe): muitas vezes fatal, é causada pelo bacilo diftérico, atacando principalmente crianças. Produz uma membrana na garganta acompanhada de dor e febre, dificuldade de falar e engolir. O tratamento deve ser feito o mais rápido possível. A vacina antidiftérica está associada à antitetânica e à antipertussis (essa última com a coqueluche) na forma de vacina tríplice. Doenças causadas por bacterias Escarlatina: provocada pelo Streptococcus pyogenes. Causa dor de garganta, febre, dores musculares, náuseas e vômitos. As amígdalas ficam inflamadas, com pus, e a língua apresenta pequenas saliências ("língua de framboesa"). Depois disso surgem erupções na pele e manchas vermelho-escarlates. O médico deve ser consultado e o doente tem que ficar em repouso. De modo geral, a evolução é benigna, mas pode haver complicações causadas pela disseminação da infecção para outros órgãos do corpo.

9 Sífilis A sífilis é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum, que evolui de uma forma lenta e que faz com que esta doença tenha três estados de evolução. A doença é transmitida quase sempre através de contacto sexual, no entanto, também pode ser transmitida da mãe para o seu feto. Nos Estados Unidos são registados casos de sífilis por ano, sendo que este número tem vindo a aumentar de ano para ano. Se a sífilis não for tratada poderá ser fatal uma vês que ataca o sistema nervoso central e o coração. Se suspeitar que tem esta doença procure um médico o mais rapidamente possível.


Carregar ppt "DOENÇAS CAUSADAS POR PROTOZÓARIOS A doença do sono é também chamada de tripanossomíase africana humana. É causada por um protozoário Trypanosoma brucei."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google