A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientações gerais para Missas e Celebrações da Palavra

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientações gerais para Missas e Celebrações da Palavra"— Transcrição da apresentação:

1 Orientações gerais para Missas e Celebrações da Palavra

2 NO DESERTO DA VIDA 1 - No deserto da vida, quando a sede me vem, / quando clamo bem alto e não vejo ninguém, / eu me lembro de ti e me sinto feliz, / pois escuto bem perto tua voz que me diz: Quem tiver sede venha a mim e beba. / E do seio de quem crê em mim / hão de brotar torrentes de água viva / jorrando sempre sem jamais ter fim. (bis)

3 Quem tiver sede venha a mim e beba
Quem tiver sede venha a mim e beba. / E do seio de quem crê em mim / hão de brotar torrentes de água viva / jorrando sempre sem jamais ter fim. (bis) 2 - Muitas vezes a dor não me deixa dizer / quanta sede de amor trago dentro do ser; / mas Tu ouves a voz do silêncio também / e, no amor, me conduzes à fonte do bem.

4 Quem tiver sede venha a mim e beba
Quem tiver sede venha a mim e beba. / E do seio de quem crê em mim / hão de brotar torrentes de água viva / jorrando sempre sem jamais ter fim. (bis) 3 - O teu dom sem reservas eu vou receber, / este pão que conserva tua vida em meu ser. / Como outrora fizeste pela Samaria, / a tua presença me traz alegria.

5 Quem tiver sede venha a mim e beba. / E do seio de quem crê em mim /
hão de brotar torrentes de água viva / jorrando sempre sem jamais ter fim. (bis) 4 - Eu quisera viver ao teu lado, Senhor, / transformando minha vida em fonte de amor/ onde todos que buscam, tentando encontrar / em meu testemunho, te ouvissem falar.

6 AMBIENTE: Seja ele a capela, igreja, algum salão ou casa particular (comunidade que não tem local próprio), deve ser limpo, ornamentado com flores naturais (nunca artificiais), com simplicidade e bom gosto. O exagero sempre prejudica; por isso, que os arranjos sejam discretos. Valorize-se a Mesa da Palavra com enfeites bonitos. Jamais coloque-se flores ou outro enfeite qualquer sobre a Mesa da Celebração (nem mesmo o Missal), porque ela

7 AMBIENTE: é sinal do próprio Cristo que reúne seu povo e oferece o sacrifício de Sua vida pela nossa salvação. Seja providenciado para as velas um suporte ou coluna a parte, ao lado da mesa da celebração, evitando colocá-las em cima da mesa. Imagens do padroeiro ou outros santos, nunca sejam colocados sobre a mesa da celebração, mas em locais apropriados. Não tem sentido colocar duas ou mais imagens do mesmo santo (ex: duas imagens de Maria).

8 SÍMBOLOS: Quando usar símbolos, sejam eles visíveis a todos e de acordo com a celebração do dia. Se algum cartaz, flâmula ou faixa forem usados na celebração, sejam feitos com letras grandes e bem legíveis. Na medida do possível, os símbolos sejam verdadeiros e não de "faz de conta" (ex: correntes de papel)

9 VESTES: Quem exerce alguma função dentro da celebração precisa estar vestido decentemente; por isso se fazem necessárias as vestes litúrgicas. Quando for solicitar ajuda a alguma pessoa para entrar com algum símbolo, tomar o cuidado de observar se a mesma está vestida com roupas decentes. As vestes não servem apenas para melhorar o visual do proclamador, mas, principalmente, para destacar a dignidade do ministério e o valor da Palavra de Deus.

10 COMPORTAMENTO: O local da celebração é local da alegria, da acolhida e também o lugar de silêncio e respeito. Todos devem se comportar dignamente. Evitar conversas em alta voz, risadas;.. Isto vale principalmente para quem está a frente dos trabalhos daquela celebração. É importante prestar atenção no modo como sentar. Que as equipes responsáveis pela celebração providenciem tudo que for necessário com antecedência para evitar os "corre-corres" e atropelos de ultima hora.

11 CANTOS: Cada momento da Celebração Eucarística tem o seu "espírito" próprio. O momento da liturgia exige um tipo de expressão musical, cada canção tem uma função muito especial. Uma boa escolha de cantos ajuda a assembleia a celebrar e participar melhor da Missa ou Celebração da Palavra. Os Músicos não podem apenas "tocar na liturgia“ mas “tocar a liturgia”, pois é um serviço e uma oração. Os instrumentos terão a função de unir, incentivar e apoiar o canto litúrgico. Não deverão cobrir as vozes, dificultando a compreensão da letra da música. Ao escolher os cantos, especialmente os de abertura e comunhão, tenha-se por base os textos bíblicos do dia e o fio condutor da celebração.

12 PASSOS PARA PREPARAR E CELEBRAR BEM A SANTA LITURGIA
 1 - REUNIR TODOS OS RESPONSÁVEIS PELA CELEBRAÇÃO: EQUIPE DE CELEBRAÇÃO E CANTORES A celebração litúrgica não pode ser como uma "colcha de retalhos", onde cada um faz o que quer, como quer. Ela é uma unidade e todos os responsáveis pela sua realização precisam estar em harmonia e dar harmonia ao conjunto da celebração. Portanto, todos devem preparar juntos a celebração, com bastante antecedência: equipe de liturgia, proclamadores, ministros, dirigentes, cantores etc.

13 PASSOS PARA PREPARAR E CELEBRAR BEM A SANTA LITURGIA
2 - PEDIR AS LUZES DO ESPÍRITO SANTO É o Espírito Santo que conduz todo o trabalho e nos leva a louvar ao Pai, por Cristo. Ele nos dá sabedoria e discernimento. No início da reunião, a equipe invoque as luzes do Santo Espírito.

14 PASSOS PARA PREPARAR E CELEBRAR BEM A SANTA LITURGIA
3 - LOCALIZAR OS TEXTOS BÍBLICOS DA CELEBRAÇÃO E AS ORAÇÕES PRÓPRIAS (no Missal ou na Liturgia Diária) São os textos da Palavra de Deus que dão a direção da celebração do dia. Um bom resumo da liturgia do dia pode ser encontrado na oração da coleta (antes da liturgia da Palavra) e nas outras orações. Vale a pena consultá-las. É bom ficar atento a possíveis mudanças no calendário litúrgico, como festas de santos, dia do padroeiro ou outras solenidades, que tem leituras próprias e devem substituir as leituras comuns do dia. Jamais usem a liturgia diária ou folheto durante a celebração, mas somente para prepará-la.

15 PASSOS PARA PREPARAR E CELEBRAR BEM A SANTA LITURGIA
4. LER ATENTAMENTE OS TEXTOS, ESPECIALMENTE O EVANGELHO Que o grupo leia com atenção os textos bíblicos, várias vezes, retire as ideias principais e faça, na partilha, um resumo da mensagem do dia. Perceba a ligação clara e direta do Evangelho com a Primeira Leitura e desta com o seu respectivo Salmo Responsorial.

16 PASSOS PARA PREPARAR E CELEBRAR BEM A SANTA LITURGIA
5. DEFINIR, COM O GRUPO, O FIO CONDUTOR DA CELEBRAÇÃO Fio condutor é a ideia central que dará rumo a celebração. Tudo está baseado nele: pedidos de perdão, preces, reflexão da Palavra, criatividades, cantos.. .Ele poderá ou não ser colocado em uma faixa ou cartaz, a critério do grupo. Todos os envolvidos na celebração precisam estar em sintonia com o fio condutor, para que se fale uma "linguagem" só.

17 PASSOS PARA PREPARAR E CELEBRAR BEM A SANTA LITURGIA
6. DECIDIR, EM GRUPO, OS DESTAQUES DA CELEBRAÇÃO Estando o grupo ciente do fio condutor, passa-se a definição dos momentos fortes da celebração, levando em conta a realidade da comunidade e o tempo litúrgico. São pensados, aqui, o momento penitencial, a liturgia da Palavra, a recordação da vida ou outras criatividades. Importa lembrar que liturgia bem preparada não é aquela "cheia de coisas", com um "congestionamento" de atividades. O grupo tenha bom senso para que um momento da celebração não ofusque outro.

18 PASSOS PARA PREPARAR E CELEBRAR BEM A SANTA LITURGIA
7. ELABORAR O ROTEIRO DA CELEBRAÇÃO Depois de tudo decidido, é muito importante colocar tudo por escrito, de modo organizado, elaborando um roteiro. Uma cópia deve ficar com quem está organizando a celebração, outra com os cantores e outra com o padre ou dirigente da celebração.

19 PASSOS PARA PREPARAR E CELEBRAR BEM A SANTA LITURGIA
8. DIVIDIR AS TAREFAS Em um trabalho em grupo, cada um deve assumir suas responsabilidades, para que o trabalho não pese a ninguém e evite-se a centralização ou manipulação da liturgia. É necessário que as tarefas sejam dividas e cada um cuide da sua parte, com zelo e compromisso, pois um leve descuido prejudicará toda a celebração. Isso favorece uma boa organização e evita os “desfiles" da equipe no momento da celebração.

20 PASSOS PARA PREPARAR E CELEBRAR BEM A SANTA LITURGIA
9 - AVALIAR A CELEBRAÇÃO, LOGO EM SEGUIDA A SUA REALIZAÇÃO Rever o que foi feito sempre ajuda a corrigir futuras falhas. É muito proveitoso que a equipe de celebração e os responsáveis pela liturgia avaliem tudo pós a celebração, com sinceridade, correção fraterna e muito respeito.

21 SANTA MISSA EXPLICADA

22 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE Introdução
O que é a Missa? A Missa, ou Celebração Eucarística, é um ato solene com que os católicos celebram o sacrifício de Jesus Cristo na cruz realizado sobre o alta, recordando a Última Ceia. A nossa refeição sempre reúne em torno da mesa pessoas que se querem bem - é um momento de partilha, de confraternização, de amizade.

23 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE Introdução
Como se dava o ritual das ceias cultuais judaicas? No início o hospedeiro tomava um pedaço de pão, erguia um palmo acima da mesa e dizia uma breve oração antes de dividir o pão com todos. E na Páscoa, para assegurar as graças divinas, a ceia incluía o sacrifício de um cordeiro.

24 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE Introdução
Mas, dessa vez, no início Jesus tomou o pão, partiu e, no lugar da oração convencional, disse “Tomai, comei. Isto é o Meu Corpo que será entregue por vós”.

25 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE Introdução
Jesus Se colocava no lugar do cordeiro. No fim da ceia Jesus tomou o cálice de vinho e o abençoou dizendo “Bebei dele todos; porque isto é o meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado em favor de muitos para remissão de pecados”.

26 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE Introdução
Nova Aliança = estabelecia uma nova relação entre Deus e os homens. Com ela, não apenas Israel mas todos os povos seriam chamados a ser filhos de Deus.  E, para deixar esta mudança marcada no coração dos homens de uma forma especial, Jesus terminou dizendo “Fazei isto em memória de mim”. 

27 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE Introdução
Assim foi instituído o sacramento da Eucaristia, que é o ritual central da Missa e a memória da Paixão de Cristo. O ritual da Missa justamente revive todos os momentos daquela memorável refeição com o mesmo sentido de fraternidade. São quatro partes ou momentos bem distintos.

28 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE Introdução
PARTES DA MISSA: A primeira parte da Missa, os Ritos Iniciais, marca a chegada e a reunião de todos os convidados em torno da mesa. Segue-se uma animada conversa entre amigos que se encontram: é a segunda parte, a Liturgia da Palavra, o alimento espiritual, a Palavra de Deus - a Boa Nova que Jesus sempre pregava. 

29 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE Introdução
A terceira parte é o momento central de toda ceia - todos vão alimentar-se. É a Liturgia Eucarística, o coração da Missa. Ela revive o mistério pascal de Cristo, isto é, Sua morte e ressurreição.  Com a consagração feita sobre o altar, a hóstia adquire as propriedades do corpo de Jesus. E como fizeram os apóstolos naquela ceia, os fiéis também

30 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE Introdução
tomam seu alimento sólido (o pão, agora em forma de hóstia), e podem tomar o vinho, seu alimento líquido. A Eucaristia recorda esse momento de comunhão. Na Eucaristia os fiéis ressurgem com Cristo para uma nova existência.

31 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE Introdução
Encerrando a Ceia, a bênção e a despedida dos Ritos Finais têm o mesmo sentido da bênção dada por Jesus a seus discípulos após Sua ressurreição: nesse momento Jesus os enviava para apregoar pelo mundo a palavra de Deus. A Missa é apenas isso, ou tudo isso. Veja agora em detalhes como se desenrola cada parte dessa cerimônia tão rica em significados:

32 Os ritos iniciais e a Liturgia da Palavra
A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE Introdução Os ritos iniciais e a Liturgia da Palavra são as partes da missa também chamada “Missa dos Catecúmenos” (ou seja, Missa das pessoas que ainda estão sendo preparadas para receber o batismo).

33 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE Introdução
Os Ritos Iniciais são uma introdução para a Missa que vai ser celebrada. O objetivo é fazer com que os fiéis se preparem para comungar ideias e sentimentos. Aqui se inicia uma dupla comunhão: uma comunhão com Deus e uma comunhão com os demais membros da comunidade.

34 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE Introdução
RESUMINDO: A missa é o sacrifício da Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo que se realiza sobre o altar. Pelo rito da Santa Missa, o mesmo sacrifício realizado há dois mil anos torna-se presente novamente, de um modo novo, um modo sacramental, ritual, incruento, ou seja, sem derramamento do Sangue, mas verdadeiro e eficaz.

35 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE Introdução
A missa é o mesmo sacrifício, presente de modo sacramental, porque nela aquele mesmo sacrifício de Jesus se apresenta diante de nós através de sinais sensíveis que realizam a graça sacramental. Estes sinais, no caso da missa são as espécies consagradas, o pão e o vinho que, na consagração, se transformam no Corpo e Sangue de Jesus pelas palavras que o sacerdote pronuncia.

36 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE
Introdução A Missa é, então, um Sacramento, é a cerimônia na qual se realiza o Sacramento da Eucaristia, que é a presença real de Jesus na hóstia consagrada.

37 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE Introdução
Os fiéis se reúnem em nome da Santíssima Trindade, confessam arrependimento pelas faltas cometidas, louvam e pedem graças ao Senhor. A assembleia se prepara para viver todos os atos da Missa propriamente dita.

38 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE A. RITOS INICIAIS
Primeira Parte A Introdução a missa é formada por um conjunto de Ritos ligados entre si. A finalidade destes ritos é fazer com que os fiéis reunidos formem uma comunidade e se disponham convenientemente a ouvir a Palavra de Deus e celebrar dignamente a Eucaristia.

39 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE A. RITOS INICIAIS
Os Ritos Iniciais são elementos interligados que antecedem a Liturgia da Palavra. Nem todos farão parte da estrutura de todas as Celebrações. São eles: 1 - Ambientação/Mantra 2 - Procissão de entrada com Canto; 3 - Saudação Presidencial; 4 - Recordação da Vida; 5 - Ato Penitencial; 6 - Hino de Louvor e 7 - Oração da Coleta

40 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE A. RITOS INICIAIS
1a). AMBIENTAÇÃO: O espaço celebrativo precisa ser bem preparado. Antes de iniciar a celebração pode-se compor o espaço celebrativo com alguns símbolos que farão parte da liturgia daquele dia, usando incenso, velas, fundo musical, luzes apagadas, etc. Após este momento, normalmente mais dinâmico e participativo, pode-se dar um pequeno intervalo para a procissão de entrada. Durante o canto da ambientação, quase sempre um canto alegre, alguém poderá, com muito respeito, acender as velas do altar. Pode-se também entrar com incenso e fazer a incensação do altar ou com outros símbolos do dia. Neste caso, dispensa-se o mantra.

41 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE A. RITOS INICIAIS
1b. MANTRAS: São pequenos refrões cantados repetidamente para que toda a assembleia entre em clima de oração. O uso de mantras dispensa definitivamente qualquer tipo de comentário. Quem prepara a celebração poderá sugerir a equipe de canto um refrão ou poderá deixar por conta da mesma. O mantra não deve vir acompanhado de símbolos, para que a assembleia não seja distraída. Durante o mantra a assembleia permanece sentada.

42 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE A. RITOS INICIAIS
2. PROCISSÃO DE ENTRADA: Caminhar em procissão lembra a caminhada do Povo de Deus a terra prometida e também relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Devemos ficar em pé para simbolizar nossa caminhada de povo de Deus e a nossa disposição em celebrar o Mistério Pascal de Cristo.

43 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE A. RITOS INICIAIS
Sempre entra primeiro a cruz. Quando houver entrada do Círio, ele vai atrás da cruz. Quando for usar incenso, este entra a frente da procissão. Logo após, posicionem-se os Ministros da Palavra, Ministros da Comunhão Eucarística, coroinhas e, por último, o Presidente da Celebração. Os Ministros da Palavra também podem entrar com velas e a Bíblia ou Lecionário neste momento, se a equipe achar conveniente. Quem entra com a Palavra não precisa mostrá-la ao povo e nem fazer vênia (se dobrar em respeito ao sagrado = altar, Palavra de Deus); isso também vale para a celebração da Palavra (cultos). Cada um que se aproxima do altar deverá fazer vênia somente quando não estiver levando algum símbolo.

44 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE A. RITOS INICIAIS
CANTO DE ENTRADA: É a manifestação de alegria do povo reunido por Deus. Tem a função de congregar a assembleia, introduzir o povo no espírito do tempo litúrgico e acompanhar a procissão de entrada. Toda a assembleia, unida, a uma só voz, canta a alegria da festa do mistério celebrado. Todo o povo deve deixar-se envolver nesta canção, pois o canto inicial marcará toda a celebração.

45 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE A. RITOS INICIAIS
O canto deve ser escolhido de acordo com a 1ª Leitura e o Evangelho. Que seja canto fácil para facilitar a participação do povo e a maior união e expresse a alegria do povo se encontrar na celebração. Deve ser cantado somente durante a procissão ou, se houver incensação, até que o presidente a termine e chegue a cadeira presidencial.

46 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE A. RITOS INICIAIS
3 - SAUDAÇÃO PRESIDENCIAL: O Presidente da Celebração, mesmo sendo na Celebração da Palavra (somente ele), beija o altar em sinal de veneração, pois o altar é o próprio Cristo. Beijando o altar, ele expressa sua relação íntima com o Senhor, pois é em nome d'Ele que irá presidir a Santa Liturgia. Em seguida ele invoca a Santíssima Trindade, reunindo toda a assembleia na presença do Senhor. Depois, acolhe o povo, dizendo: “boa noite, bom dia, seja bem vindo...." e saúda o povo

47 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE A. RITOS INICIAIS
com uma das fórmulas usadas por São Paulo em suas cartas: "A graça de nosso Senhor Jesus Cristo... ". Com a resposta, a assembleia toma consciência de que participa da celebração litúrgica em união com toda a Igreja do mundo inteiro. Depois, faz uma breve introdução do mistério celebrado e prepara o povo para o Ato Penitencial.

48 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE A. RITOS INICIAIS
As primeiras palavras que ouvimos na celebração são palavras bíblicas: Em nome do Pai ... A graça de nosso Senhor.... Ninguém deverá dizer nenhuma palavra antes da invocação à Santíssima Trindade. Essa invocação poderá ser cantada, mas não seja longa.

49 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE A. RITOS INICIAIS
4 - RECORDAÇÃO DA VIDA: Recordar é lembrar, trazer de volta ao coração, fatos e acontecimentos alegres ou tristes que marcaram a vida da comunidade, da cidade, do país e do mundo, também de alguma pastoral ou movimento; algo que vale a pena ser trazido para a celebração, de interesse de todos.

50 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE A. RITOS INICIAIS
Não é necessário fazê-la em todas as missas, mas quando a equipe ou o presidente da celebração achar conveniente. Pode ser preparada com antecedência; pode-se, ainda, o padre ou o animador convidar as pessoas a dizerem os motivos espontaneamente. Se for preparada com antecedência, pode ser ilustrada por símbolo. É bom cantar, intercalando os motivos, ou somente no início e no fim, um refrão como: "Recordações, lembranças da vida sofrida e querida..."

51 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE A. RITOS INICIAIS
5. ATO PENITENCIAL: É momento de recolhimento de toda a assembleia para reconhecer, diante de Jesus Salvador, sua pobreza e fraqueza, e invocar o seu amor misericordioso que liberta das faltas cometidas desde a última celebração para, dignamente, bem celebrar o Mistério Pascal de Cristo. Aqui não se trata de uma confissão regular, mas apenas de uma forma de os fiéis tomarem consciência de sua condição de pecadores. O Ato Penitencial não substitui o sacramento da confissão.

52 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE A. RITOS INICIAIS
Quando for feito por invocações escritas, que sejam curtas e objetivas, sempre ressaltando a misericórdia do Cristo. Deve ser na ordem: “Senhor”, “Cristo” e “Senhor”. Quando for cantado, seja um canto de repouso. Sua melodia seja suave; o acompanhamento do instrumentista seja quase imperceptível, pois deve traduzir a contrição de quem pede perdão. A simplicidade é a melhor forma de expressar o arrependimento. Poderá ser acompanhado de gestos de tocar a água, gestos corporais ou rezado. Também pode-se usar símbolos. Como é um momento de recolhimento e de arrependimento, não é conveniente que se batam palmas.

53 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE A. RITOS INICIAIS
O Ato Penitencial pode ser feito em outro momento da celebração como, por exemplo, depois da homilia. Este momento é dirigido a Jesus, e não as outras pessoas da Trindade. Nenhuma procissão substitui o ato penitencial (exceto a de Ramos), a não ser que seja preparado dentro do esquema da missa, com esta clara intenção. O Missal Romano traz excelentes opções para este momento.

54 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE A. RITOS INICIAIS
6 - HINO DE LOUVOR: É um Hino muito antigo. Nele a Igreja, reunida no Espírito Santo, entoa louvores ao Pai e dirige súplicas ao Filho, Cordeiro e Mediador.

55 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE A. RITOS INICIAIS
É um Hino próprio para o povo cantar (e não recitar) com entusiasmo e alegria em finais de semana, festas e solenidades e em celebrações especiais. Este hino não é cantado e nem rezado no tempo do Advento e na Quaresma. Não pode ser substituído por um outro canto só porque tem a palavra “glória”. Sua letra deve ser o mais fiel possível ao texto do missal. Há uma letra oficial da CNBB para ser cantada. Não é um canto trinitário, por isso não deve-se cantar "glória ao Espírito Santo", mas é Ele quem nos leva a cantar ao Pai e a seu Jesus.

56 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE A. RITOS INICIAIS
7 - COLETA: É a oração em que cada um apresenta a Deus as suas intenções, como gratidão, tristeza, pedidos pela saúde, aniversários, etc. O presidente convida o povo a fazer silêncio e tomar consciência de estar na presença de Deus e fazer no próprio íntimo sua oração pessoal. As intenções poderão ser apresentadas em voz alta e espontaneamente, quando em locais menores; em seguida, o presidente as recolhe (daí o nome "coleta") e as apresenta a Deus em nome da Igreja reunida.

57 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE B. LITURGIA DA PALAVRA
“A preparação espiritual dos fiéis para a Eucaristia, que é o momento central da  Missa, é feita com a leitura e interpretação da  Palavra de Deus, com uma reafirmação de fé cristã e  com uma oração ao Senhor pedindo para as  necessidades coletivas.”

58 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE B. LITURGIA DA PALAVRA
Segunda Parte Este momento da celebração visa reavivar o diálogo da Aliança entre Deus e o seu povo, receber do Senhor uma orientação para a vida, estreitar os laços de amor e fidelidade. A Liturgia da Palavra é o alimento espiritual ceia que a Missa reproduz. É a catequese, o ensinamento dos mistérios que são o fundamento da nesta fé.

59 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE B. LITURGIA DA PALAVRA
A Palavra de Deus proclamada não só instrui e revela o Mistério da Salvação realizada através da história, mas torna o Senhor Jesus realmente presente no meio de seu povo. A atitude da assembleia deve ser de escuta. O povo deve aprender a ouvir, pois é Deus quem fala por meio dos ministros. Faz parte deste momento:

60 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE B. LITURGIA DA PALAVRA
1- Canto de Escuta ou Entrada da Palavra 2- 1ª Leitura 3 - Salmo Responsorial 4- 2ª Leitura (quando houver) 5 - Canto de Aclamação / Entrada do Evangeliário 6 - Evangelho 7 - Homilia 8 - Profissão de Fe 9 - Oração da Assembleia

61 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE B. LITURGIA DA PALAVRA
1a. CANTO DE ESCUTA: Normalmente consta de um canto de repouso, tranquilo, que fale da Palavra e predisponha a assembleia a escutar e acolher em seu coração os textos bíblicos que serão proclamados. Quando a Palavra já entrou na Procissão de Entrada, então canta-se um canto de escuta antes da Primeira Leitura, dispensando os tradicionais comentários. Este refrão pode ser repetido várias vezes. O Proclamador espere terminar o canto para então se dirigir até a Mesa da Palavra. Antes de proclamar, ele deverá fazer vênia ("dobrar os rins") e depois da proclamação também.

62 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE B. LITURGIA DA PALAVRA
1b. ENTRADA DA PALAVRA: Nossas comunidades manifestam grande carinho a Palavra de Deus, acolhendo-a solenemente, com uma procissão alegre. É um rito opcional. Consta de levar o Livro Sagrado até a Mesa da Palavra, de onde serão proclamados os textos bíblicos.

63 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE B. LITURGIA DA PALAVRA
Quando a Palavra vai ser entronizada em procissão, ela pode ser trazida pelos Proclamadores ou por outras pessoas, com um canto vibrante de acolhida a Palavra. Também pode entrar acompanhada com velas ou incenso, que deverão vir a frente. Quando entrar com símbolos, a Palavra deve vir por ultimo. Não precisa fazer vênia quem está com o símbolo e com a Palavra e também não precisa mostrá-la a assembleia; quem poderá fazer isto é o presidente, após a proclamação do Evangelho. A Palavra deve ser proclamada sempre da Bíblia ou Lecionário e jamais de um folheto ou livreto qualquer (Liturgia Diária).

64 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE B. LITURGIA DA PALAVRA
2. PROCLAMAÇÃO DA PRIMEIRA LEITURA: esta é tirada do Primeiro Testamento, Atos ou Apocalipse de São João. Esses escritos ajudam a compreender melhor a missão e os ensinamentos de Jesus, que o Novo Testamento nos apresenta. Os Ministros devem saber, com antecedência que irão proclamar a Palavra, a fim de que preparem-se. Em primeiro lugar, a Palavra deve entrar no coração e na vida do Ministro através da oração com a Palavra, para depois ser proclamada e realmente revelar o Deus- Palavra a toda Assembleia. Recomendam-se os seguintes passos:

65 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE B. LITURGIA DA PALAVRA
a) Buscar a Palavra: ir a fonte de onde o texto será proclamado (Bíblia, Lecionário, etc.) e procurar conhecer, entender todas as palavras e sentido do texto; b) Meditar a Palavra: O que o texto diz para mim? c) Orar com a Palavra: Rezar, a partir da meditação, respondendo aos apelos de Deus; d) Proclamar a Palavra: com expressão, serenidade, técnica e muita espiritualidade

66 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE B. LITURGIA DA PALAVRA
3. SALMO RESPONSORIAL: Dentro do diálogo litúrgico, este canto é a resposta da assembleia ao Deus que falou na primeira leitura. Este canto é o canto mais importante da liturgia da Palavra e por isso nunca deve ser excluído. Não pode ser substituído por nenhum outro canto, mas que seja um dos 150 salmos, de acordo com a leitura proclamada.

67 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE B. LITURGIA DA PALAVRA
O Salmo é um canto de meditação executado em estrofes com adesão de toda a assembleia, no refrão. O acompanhamento do instrumentista deve ser discreto, mais suave que nos outros cantos. A preparação dos salmistas deve seguir os mesmos passos dos proclamadores das leituras. O Salmo seja preferencialmente cantado. Tão sendo possível cantá-lo, seja declamado como convém a um poema.

68 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE B. LITURGIA DA PALAVRA
4. PROCLAMAÇÃO DA SEGUNDA LEITURA: (Somente aos domingos e dias festivos): tiradas do Segundo Testamento. Nem sempre segue o mesmo tema do dia. 5. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO: a aclamação mais utilizada é o "Aleluia". O refrão pode ser seguido de pequena estrofe que prepara a leitura do Evangelho, já prevista no Lecionário. NÃO é um canto obrigatório; no entanto, quando executado, é preciso que seja uma aclamação pessoal ao Senhor. É um verdadeiro "Viva o Verbo de Deus!"

69 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE B. LITURGIA DA PALAVRA
Este canto permite a vibração dos instrumentos. Quanto ao versículo poderá ser cantado por um solista. O Aleluia deverá ser invariavelmente cantado. Aleluia significa louvar a Palavra de Deus, que liberta e salva os homens. Cantos do tipo "Buscai primeiro...", "Como são belos" ou "A minh'alma abrirei"... não são apropriados para este momento.

70 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE B. LITURGIA DA PALAVRA
ENTRADA DO EVANGELIÁRIO Prefere-se a Procissão com o Evangeliário à entrada do Lecionário, para dar mais ênfase a Jesus, que diretamente nos fala no Evangelho. Ele pode ser conduzido em procissão solene até a mesa da Palavra, vindo pelo corredor principal ou da própria mesa do altar, onde fica desde o início da celebração. 6. EVANGELHO: É o ponto culminante, para o qual encaminham-se as outras leituras bíblicas. Jesus está presente através da Sua Palavra, como vai estar presente também depois, no pão e no vinho consagrados. Pode ser proclamado, cantado ou realizado com a participação de vários leitores.

71 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE B. LITURGIA DA PALAVRA
7. HOMILIA: Significa "conversa familiar". Na celebração da Palavra um leigo faz a reflexão. A equipe de celebração pode indicar ao padre ou dirigente alguns pontos importantes a serem refletidos. Não é conveniente que passe de dez minutos e seu objetivo é atualizar a Palavra de Deus. Não fica bem usar deste momento para dar indiretas na assembleia e nem mandar recados pessoais. Em grupos menores, também pode ser partilhada a Palavra, com a participação de várias pessoas. Não é momento de fazer exegese bíblica, isto é, ficar explicando detalhes do texto, como se fosse uma aula. Pode-se comentar todas as leituras ou somente uma delas, de preferência o Evangelho.

72 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE B. LITURGIA DA PALAVRA
8. PROFISSÃO DE FE: Depois de ouvir a Palavra de Deus, de novo de pé os fiéis fazem uma declaração pública de que acreditam nas verdades ensinadas por Jesus. Isto é, reafirmam que estão, todos, unidos pela mesma crença num só Deus, o Deus que lhes foi revelado por Jesus. Essa declaração é o Credo: “Creio em Deus Pai...” Os fiéis reafirmaram sua crença. Normalmente é rezada apenas no final de semana ou em datas especiais. Também pode ser cantada, desde que a letra não seja mudada.

73 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE B. LITURGIA DA PALAVRA
9. ORAÇÃO DA ASSEMBLEIA: É o momento da comunidade fazer suas preces a Deus. A Assembleia unida eleva suas súplicas pelas necessidades de toda a Igreja, pelos governantes, pelos que se acham em necessidades, por todos os homens e mulheres, pelas necessidades da comunidade onde se realiza a Missa e pela salvação de todo o mundo, etc.

74 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE B. LITURGIA DA PALAVRA
A oração é sempre dirigida a Deus Pai e com referência a liturgia do dia, na seguinte ordem: rezar pela Igreja, comunidade, povo, intenção especial (pelos falecidos recentemente) e pelas famílias. Lembramos que as preces podem ser formuladas com antecedência e lidas por alguém da própria mesa da Palavra. Quem vai ler as preces não precisa fazer vênia. As preces poderão ser espontâneas, brotadas do coração das pessoas. Sejam curtas, objetivas e dirigidas diretamente ao Pai, como neste exemplo: "nós vos pedimos, Pai, pelas crianças que sofrem o abandono. Amparai-as!". Deste modo, dispensam-se as munições "rezemos ao Senhor" ou "cantemos ao Senhor“.

75 A terceira parte É o momento central de toda ceia – todos vão alimentar-se. É a Liturgia Eucarística, o coração da Missa.

76 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
A celebração eucarística é o supremo e mais belo ritual da Missa, reproduzindo com delicadeza o acontecimento central da Última Ceia, quando Jesus instituiu a Eucaristia. A Missa recorda este momento com o Ofertório, a Oração Eucarística e a Comunhão.

77 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
1 - Apresentação dos Dons (não é momento do ofertório) 2 - Oração Eucarística 3 - Pai-Nosso 4 - Oração pela paz 5 -Abraço da paz 6. Fração do Pão (Cordeiro de Deus) 7. Comunhão 8. Oração Pós-comunhão

78 Os fiéis, cheios de gratidão, oferecem a Deus o fruto do seu trabalho, louvando o Senhor e bendizendo Seu Filho, em cujo corpo serão transformados o pão e o vinho oferecidos. Antes de receber a comunhão em Cristo, os fiéis se cumprimentam reafirmando a comunhão entre irmãos - e reafirmam sua adoração a Deus rezando o Pai Nosso, a oração que aprendemos da boca de Jesus. A celebração eucarística se completa com a partilha do pão e do vinho, a comunhão do sacerdote e o recebimento da comunhão pelos fiéis.

79 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
1. APRESENTAÇÃO DOS DONS É expressão da comunhão de pessoas capazes de realmente colocar em comum o que são e o que possuem para distribuir conforme as necessidades da própria comunidade. Significa: partilha entre irmãos. Tem um sentido profundamente evangélico de ação de graças pelos dons, de generosidade, de partilha, de fé confiante na Providência, de fraternidade pela atenção as necessidades alheias. Não é o momento do "ofertório", mas de apresentarmos a Deus a nossa vida, simbolizados nos dons do pão e do vinho.

80 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
Neste momento há também a coleta, um gesto de expressar a disposição cristã de colocar em ofertas o que temos em comum, enquanto cantamos o canto de apresentação dos dons ou fazemos silêncio. Este é um dos cantos menos importantes da missa. Portanto, o seu objetivo é criar uma atmosfera de alegria e generosidade. Pode-se, simplesmente, responder as orações do presidente da celebração, omitindo-se o canto.

81 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
Serão apresentados somente o pão e o vinho que serão consagrados e distribuídos em comunhão. Pode-se preparar a mesa trazendo também a toalha. Não seja colocado nada sobre o altar a não ser o necessário, para que nossos olhos se concentrem no pão e no vinho. O pão e o vinho apresentados são os mesmos que serão usados na consagração e não outros.

82 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
Não é momento para ofertar outros objetos ou símbolos, a não ser alimentos que serão doados aos mais necessitados. Pode-se fazer primeiro a procissão dos dons, depois a coleta, enquanto o padre e a equipe de celebração aguardam sentados. A seguir, faz-se a oração de apresentação dos dons, rezada ou cantada. Neste momento, dispensam-se outros cantos.

83 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
Jesus é a Vítima do Sacrifício que se vai realizar sobre o altar. Ao iniciar a liturgia eucarística, levam-se para o altar os dons, que se vão converter no Corpo e Sangue de Cristo. Em primeiro lugar prepara-se o altar ou mesa do Senhor, que é o centro de toda a liturgia eucarística; nele se dispõem o corporal, o purificador (ou sanguinho), o Missal e o cálice, salvo se este for preparado na credência.

84 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
Além do pão e do vinho, são permitidas ofertas em dinheiro e outros dons, destinados aos pobres ou à Igreja, e tanto podem ser trazidos pelos fiéis como recolhidos dentro da Igreja. Estes dons serão dispostos em lugar conveniente, fora da mesa eucarística. A procissão em que se levam os dons é acompanhada do cântico da Apresentação das Oferendas, que se prolonga pelo menos até que os dons tenham sido colocados sobre o altar.

85 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
O pão e o vinho são colocados sobre o altar pelo sacerdote, acompanhados das fórmulas prescritas. O sacerdote pode incensar os dons colocados sobre o altar, depois a cruz e o próprio altar.

86 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
Deste modo se pretende significar que a oblação e oração da Igreja se elevam, como fumaça de incenso, à presença de Deus. Depois o sacerdote, por causa do sagrado ministério, e o povo, em razão da dignidade batismal, podem ser incensados pelo diácono ou por outro ministro. A seguir, o sacerdote lava as mãos, ao lado do altar: com este rito se exprime o desejo de uma purificação interior.

87 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
Após a preparação do altar e a purificação (lavabo), o sacerdote vem ao meio do altar e, voltado para o povo, abrindo e juntando as mãos, convida-o à oração, dizendo: Orai, irmãos e irmãs, para que este nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.

88 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
O povo levanta-se e responde: Receba o Senhor, por tuas mãos, este sacrifício, para a glória do Seu Nome, para o nosso bem e de toda a Santa Igreja.

89 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
Repare o profundo significado: dialogamos com o sacerdote, desejando que o Senhor receba (não é “Ó Senhor”) o sacrifício oferecido pelas mãos do sacerdote (“por tuas mãos”: as mãos do sacerdote). Só o sacerdote (padre ou bispo) pode oferecer este sacrifício, mas oferece por todo o povo “para o nosso bem e de toda a Santa Igreja”.

90 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
Chegamos à Oração Eucarística, o ritual central da Missa. É o momento em que Deus vai atender a súplica dos fiéis e santificar as oferendas transformando o pão e o vinho no Corpo e no Sangue de Jesus. O celebrante lembra que agora, mais do que nunca, o pensamento de todos deve estar voltado para o Senhor e por isso trava com os fiéis este diálogo.

91 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
2. ORAÇÃO EUCARÍSTICA É uma oração do povo sacerdotal chamado a celebrar a Aliança, que Deus, seu parceiro, estabeleceu por meio da Páscoa de seu Filho. É um todo, cuja unidade de estrutura e gênero literário devem ser respeitadas.

92 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
ESTRUTURA DAS ORAÇÕES EUCARÍSTICAS a) Diálogo inicial Presidente: O Senhor esteja convosco. Todos: Ele está no meio de nós. Presidente: Corações ao alto. Todos: O nosso coração está em Deus. Presidente: Demos graças ao Senhor, nosso Deus. Todos: É nosso dever e nossa salvação.

93 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
ESTRUTURA DAS ORAÇÕES EUCARÍSTICAS b) Prefácio: Proclamação das maravilhas de Deus, realizadas por Cristo. É um hino de louvor que o sacerdote, em nome de toda a assembleia, apresenta a Deus-Pai na ação de graças por toda a obra da Salvação.

94 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
ESTRUTURA DAS ORAÇÕES EUCARÍSTICAS Antes do início da narrativa do prefácio a comunidade poderá apresentar os motivos pelos quais dá graças a Deus. Os motivos apresentados deverão ser curtos e dirigidos a Deus Pai. Podem ser acompanhados de símbolos e intercalados com um refrão de ação de graças. Ex. Nós vos damos graças, Senhor, pela vida de nosso padre... (canto: Demos, graças, ao Senhor...). Pode-se usar incenso, a cada louvação. Caso se opte por ele, que seja preparado um local próximo do altar, para que todos se concentrem nele. Após a comunidade apresentar sua ação de graças, o Presidente conclui com a oração do prefácio que se encerra com o" Santo“.

95 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
ESTRUTURA DAS ORAÇÕES EUCARÍSTICAS c) Santo: (Aclamação, glória, santidade de Deus): A assembleia proclama a santidade e grandeza de Deus. No início da oração, repetindo “Santo” três vezes. Os fiéis reconhecem a existência de Deus nas pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Este é o grande canto da liturgia. Nele, toda a assembleia se une aos anjos, santos e toda criatura para proclamar as maravilhas do Deus Uno e Trino.

96 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
ESTRUTURA DAS ORAÇÕES EUCARÍSTICAS Ele deve ser sempre cantado. Este é essencialmente um canto do povo. É importante a participação dos instrumentos para solenizar esta vibrante saudação. Não deve ser longo e nem com letras diferentes da prevista no missal. Obs.: “Santo, santo é, Santo, santo é Deus do universo, o Senhor Javé...”, deve ser evitada, por dois motivos: além de acentuar duas vezes o verbo “É”, que não faz parte do texto do Santo, dando-lhe

97 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
ESTRUTURA DAS ORAÇÕES EUCARÍSTICAS outro significado; contém a palavra “Javé”, expressão “da infinita grandeza e majestade de Deus”, que no Antigo Testamento se manteve impronunciável e por isso foi substituída na leitura das Sagradas Escrituras com o uso da palavra alternativa “Adonai”, que significa “Senhor”. O pedido a que não se use o termo “Javé” nas liturgias, orações e cantos, é da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

98 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
ESTRUTURA DAS ORAÇÕES EUCARÍSTICAS d) Aclamações da Oração: Há uma série de aclamações particulares para as Orações Eucarísticas, que podem ser cantadas ou rezadas. É a intervenção da assembleia.

99 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
ESTRUTURA DAS ORAÇÕES EUCARÍSTICAS e) Epíclese: É a invocação ao Espírito Santo sobre o pão e o vinho, que os transformará no Corpo e no Sangue de Cristo. O presidente (e concelebrantes) estende as mãos sobre o pão e o vinho e pede ao Espírito Santo que os transforme no Corpo e no Sangue de Jesus (“Santificai, pois, estas oferendas...”).

100 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
ESTRUTURA DAS ORAÇÕES EUCARÍSTICAS f) Narrativa na Ultima Ceia: O momento da Consagração é descritivo da Última Ceia. O presidente (e concelebrantes) relembra e repete os mesmos gestos de Jesus, obedecendo à Sua ordem (“Fazei isto em memória de mim”).

101 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
ESTRUTURA DAS ORAÇÕES EUCARÍSTICAS Só os concelebrantes estendem as mãos em direção as oferendas, ninguém mais. Momento de fixar o olhar nas espécies e não repetir narrativa na ultima ceia. É dirigida a Deus Pai e não a assembleia! Lembramos ao Pai tudo aquilo que Jesus fez na ultima ceia e nos mandou fazer em sua memória, para assim fundamentar nosso pedido de transformação do pão e do vinho e de toda comunidade em Corpo de Cristo.

102 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
ESTRUTURA DAS ORAÇÕES EUCARÍSTICAS De acordo com a orientação de grandes liturgistas atuais, levando em conta o sentido pascal da oração eucarística, é mais coerente ficarmos de pé durante toda a oração eucarística em atitude de louvor e participação na ressurreição de Jesus, como acontecia nos primeiros séculos do Cristianismo. Mas nós vamos seguir a orientação da Igreja ou de nosso Arcebispo.

103 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
ESTRUTURA DAS ORAÇÕES EUCARÍSTICAS g) Aclamação memorial: é uma solene aclamação pascal, cantada logo após a proclamação: Eis o mistério da fé! Nela fazemos o memorial da entrega de Jesus e de sua Páscoa, enquanto aguardamos sua volta gloriosa. Aqui, passado, presente e futuro se unem numa só fé e num só louvor. Nenhuma outra resposta poderá substituir esta aclamação, nem mesmo um canto de adoração (como "Bendito, louvado seja" ou "Glória a Jesus").

104 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
ESTRUTURA DAS ORAÇÕES EUCARÍSTICAS A assembleia, de pé, reconhece isso dizendo “Toda vez que comemos deste pão e bebemos deste cálice anunciamos, Senhor, a Vossa morte e proclamamos a Vossa ressurreição”. Ou outra semelhante.

105 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
ESTRUTURA DAS ORAÇÕES EUCARÍSTICAS Perguntas: 1 - Em que consiste o rito da aclamação memorial e quem o realiza? Consiste em fazermos o memorial da entrega de Jesus e de sua Páscoa, enquanto aguardamos sua volta gloriosa. O próprio Cristo na pessoa do Sacerdote. 2 - Qual é o mistério da fé a que se refere a aclamação?

106 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
ESTRUTURA DAS ORAÇÕES EUCARÍSTICAS "... o 'mistério da fé' que aclamamos é o mistério pascal de Cristo e nossa participação nele pelo sacramento da eucaristia (que supõe a incorporação ao corpo de Cristo já realizado pelo batismo). (...) Mas o mistério pascal não se detém no presente de nossa participação, senão que inclui o futuro da parusia (segunda vinda de Cristo). (...) e o mistério pascal do cosmos (totalidade do Universo), pois com ele o cosmos se transfigurará no novo céu e na nova terra (...). Fazemos memória do futuro contido em promessa no mistério pascal de Cristo."

107 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
ESTRUTURA DAS ORAÇÕES EUCARÍSTICAS "A Tradição ( ... ) é esse 'recordar-se’ que se dá pela ação do Espírito Santo na transmissão da Palavra, na conformação cristã da existência cristã por meio do amor ao necessitado (cf. Hb 13,3), na celebração da liturgia. Não se trata de uma recordação historizante, nem intelectualista, nem doutrinária, mas de uma vivificação pela Palavra numa vivência celebrada na liturgia sob a ação do Espírito Santo de Cristo.

108 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
ESTRUTURA DAS ORAÇÕES EUCARÍSTICAS 3. A quem se dirige a aclamação? a) Ao povo b) Ao Senhor Jesus

109 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
ESTRUTURA DAS ORAÇÕES EUCARÍSTICAS 4. O que vem antes e o que vem depois da aclamação memorial na liturgia eucarística? antes: Façam isto para celebrar a minha memória (mandado de Jesus); depois: Celebrando, pois, a memória da ... (+ ação do Espírito Santo).

110 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
ESTRUTURA DAS ORAÇÕES EUCARÍSTICAS 5. Analise do texto (estrutura; forma; conteúdo ...) “Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus” - Referência Bíblica fundamental: ICor 11,26: Toda vez que vocês comem deste pão e bebem deste cálice, anunciam a morte do Senhor, até que ele venha.

111 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
ESTRUTURA DAS ORAÇÕES EUCARÍSTICAS O “tempo” em que se move o memorial: Ontem: morte/ressurreição HOJE: anunciamos, proclamamos Futuro: até que Ele venha – Vinde (Vamos cantar conscientemente, prestando atenção ao sentido teológico-litúrgico...)

112 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
ESTRUTURA DAS ORAÇÕES EUCARÍSTICAS h) Memorial e oblação: O grande ofertório da missa acontece nesse momento: o próprio Cristo é oferecido ao Pai pelo padre, em nome de toda a assembleia. Já não se trata mais de pão e o vinho, mas do Corpo e o Sangue de Jesus. i) Epíclese (invocação sobre a comunidade): novamente o Espírito Santo é invocado, agora sobre toda a assembleia, que se torna um só Corpo em Cristo.

113 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
ESTRUTURA DAS ORAÇÕES EUCARÍSTICAS j) Oração pela Igreja: Todo o povo de Deus é lembrado neste momento de louvor e ação de graças, pois o Mistério de Cristo abrange tudo. Fazemos referência aqui ao Papa, Bispos e todo o clero, ao povo presente na assembleia e aos irmãos ausentes, bem como aos falecidos e aos santos, todos juntos oferecem o mesmo sacrifício de louvor!

114 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
ESTRUTURA DAS ORAÇÕES EUCARÍSTICAS k) Doxologia Final: Com as palavras solenes do “Por Cristo, com Cristo e em Cristo...” (oração exclusiva do sacerdote) e o gesto de erguer o Pão e o Vinho, o padre conclui a grande prece de ação de graças e súplica iniciada pelo Prefácio. O povo "assina em baixo", proclamando o AMÉM, que quer dizer "Eu concordo e aceito ". Aqui fica bem tocar os sinos e cantar com entusiasmo e alegria. É como um grande brinde!

115 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
3. ORAÇÃO DO PAI NOSSO: é conhecido como "A Oração do Senhor". Nela se pede o pão de cada dia, no qual os cristãos vêem também uma referência ao Pão Eucarístico, e se implora a purificação dos pecados; ao final da oração do Pai Nosso não se diz "amém", uma vez, que a oração que vem a seguir (livrai-nos do mal ..., que é rezada somente pelo sacerdote) é uma continuação do pedido que fazemos no Pai Nosso.

116 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
Pode ser rezado ou cantado. A recitação do Pai Nosso, - a oração que Jesus nos deixou - vem precedida de um convite para que todos possamos rezar juntos: Pai Nosso!

117 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
O Pai Nosso também poderá ser cantado, desde que não se mude a letra, que é bíblica. Ele tem grande força e significado. É um dos grandes pontos da missa. Por isso, o cantar coletivo do Pai Nosso é muito significativo na celebração. Se não for cantado por todos, é preferível que seja recitado. Os instrumentos tem uma participação simples, de sustentação, evitando distrair das palavras desta oração maravilhosa.

118 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
4. ORAÇÃO PELA PAZ: É dirigida a Jesus. O padre deverá rezá-la sozinho. O povo reforça com uma resposta bem convicta. 5. ABRAÇO DA PAZ: Nele fazemos um gesto de fraternidade, reconciliando-nos uns com os outros, para podermos receber, bem preparados, o Pão da Vida, Fonte da verdadeira Paz.

119 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
Dentro da celebração Eucarística não deve haver canto da paz para não acontecer a dispersão da assembleia para o próximo momento que é a fração do pão. O abraço da paz se dá aqueles que estão ao nosso lado. Não é momento de andar pela igreja.

120 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
O abraço da paz é um rito móvel, podendo ser colocado para qualquer parte da Missa (Acolhida, depois do Ato Penitencial, depois da Liturgia da Palavra ou no final da celebração... ). Não é necessário que aconteça em toda celebração, para não se tornar um gesto rotineiro ou banal. O abraço da Paz dispensa-se a música.

121 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
6. FRAÇÃO DO PÃO (Cordeiro de Deus): é o gesto repartir o alimento. A mistura do fragmento da hóstia consagrada com o vinho consagrado simboliza a unidade do corpo e do Sangue de Cristo e, nele, a nossa unidade.

122 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
Este gesto de repartir é acompanhado pelo canto do Cordeiro de Deus. No caso de acontecer a redistribuição das partículas consagradas ou pão ázimo em outros recipientes repete- se várias vezes a primeira parte do canto e, somente após o término da fração, canta-se " dai-nos a paz".

123 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
7. COMUNHÃO: Comungar o Pão e Vinho consagrados significa que queremos estabelecer a comunhão fraterna com Deus e com todos. A comunhão eucarística é o ápice e a síntese de outras experiências do Senhor Ressuscitado presente entre nós. Buscando o alimento espiritual, manifestamos que estamos dispostos a partilhar com os irmãos o alimento material.

124 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
O ato de participar da Missa sem comungar, participando só externamente pelos cantos e diálogos, não satisfaz a exigência fundamental da intenção de Jesus, que é a de se entregar como comida e bebida para que tenhamos a vida. Algumas pessoas, por motivos particulares ou obrigados pela própria disciplina da Igreja, estão impedidas de comungar. Incentive-se, neste caso, a comunhão da Palavra de Deus, que também é alimento.

125 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
Porém, quem pode comungar não deve ficar sem receber Jesus, pois Ele é Dom, é Graça; é para gente que está a caminho, que erra, que falha..., que busca viver o Evangelho. Se alguém não está se sentindo em condições de receber a comunhão por algum motivo, que procure o sacerdote e faça uma boa confissão para depois comungar. Não é necessário confessar toda vez que vai comungar, mas quando a consciência assim o exigir. “A Igreja de Jesus Cristo não é a Igreja dos perfeitos. Se assim fosse eu seria o primeiro a ser expulso, mas você viria logo em seguida“.

126 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
Pode ser como de costume ou, preferencialmente, sob as duas espécies: Pão e Vinho. Isso depende da equipe de celebração e orientação do Presidente da Celebração. Deverá ser acompanhado pelo canto que será de acordo com o Evangelho, e exige a participação de todo o povo. Como fica difícil cantar na fila de comunhão, sugere-se que o canto tenha refrão curto e fácil, a fim de que possa ser expressão da unidade da assembleia.

127 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
Depois de terminada a comunhão, então faça-se o silêncio em reverência ao Cristo-Pão. Não é momento para pedir ou dar graças, mas para mergulhar no Mistério de nossa comum- união com o Senhor. Não é momento para conversar. São dispensados os tradicionais cantos de "ação de graças". Quem vai receber a Eucaristia deve-se manter na posição em pé, no sentido de prontidão, de quem vai ao encontro do Senhor. Não deve sentar-se. Só depois de receber a Eucaristia se senta.

128 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE C - LITURGIA EUCARÍSTICA
8. ORAÇÃO PÓS-COMUNHÃO: é a oração que nos compromete a atitudes gestos concretos de vivência da Eucaristia.

129 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE D – RITOS FINAIS
1 – Avisos / Homenagens 2 – Benção final 3 – Despedida 1. AVISOS: Logo após a Oração pós-comunhão, pode-se dar os avisos e fazer homenagens e agradecimentos, mas nunca antes da oração. É recomendável que sejam dados avisos estritamente necessários. Coisas que podem ser combinadas em grupos pequenos não sejam levadas para os avisos.

130 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE D – RITOS FINAIS
2. BÊNÇÃO FINAL: tem o duplo sentido de louvor e de súplica. Diante das maravilhas de Deus, o cristão bendiz, glorifica e exalta o Senhor do universo, mas também lhe pede sua santidade e seu poder. Ha uma série de bênçãos previstas no Missal Romano. É importante usá-las com mais frequência

131 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE D – RITOS FINAIS
3. DESPEDIDA: A missa termina, mas a missão do cristão continua. Daí, a necessidade de contar com a ajuda de Deus para ser fiel. Uma saída em silêncio geralmente é fria. Por isso é preciso criar atmosfera de alegria, na saída.

132 A CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE D – RITOS FINAIS
Para isso os instrumentistas podem cantar um solo que combine com a celebração. Da mesma forma que o canto de entrada dê ânimo ou dê desânimo a toda celebração, o canto final é a ultima impressão que se leva da celebração. Portanto esse canto deverá ser executado de tal forma a criar uma predisposição para retornar a Festa Eucarística. É um canto próprio do grupo de canto. Não convém "segurar" o povo para cantar. O "vamos em paz" é pra valer!


Carregar ppt "Orientações gerais para Missas e Celebrações da Palavra"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google