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International Crane & Transport Latin America Conference

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Apresentação em tema: "International Crane & Transport Latin America Conference"— Transcrição da apresentação:

1 International Crane & Transport Latin America Conference
Barreiras ao Desenvolvimento e, em particular, ao Transporte e Movimentação de Cargas Excedentes no Brasil FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

2 International Crane & Transport Latin America Conference
1° China: hab. 2° Índia: hab. 3° Estados Unidos: hab. 4° Indonésia: hab. 5° Brasil:  hab. 1° Rússia: km². 2° Canadá: km². 3° China: km². 4° Estados Unidos: km². 5° Brasil: km². FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

3 International Crane & Transport Latin America Conference
Apesar dessas condições de 1979 a 2003, devido a uma série de fatores, o país atravessou sucessivas crises econômicas e pouco cresceu. FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

4 International Crane & Transport Latin America Conference
De 2003 para cá, surfando no fantástico crescimento da economia mundial capitaneado pelos EUA e China, iniciou um ciclo de razoável crescimento econômico FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

5 International Crane & Transport Latin America Conference
Inflação sob controle Juros em queda Taxa de desemprego de 6% Previsão de crescimento do PIB em 2012 de 4% FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

6 International Crane & Transport Latin America Conference
2º maior produtor mundial de minério de ferro FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

7 International Crane & Transport Latin America Conference
5º maior mercado mundial de caminhões FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

8 International Crane & Transport Latin America Conference
5º maior mercado mundial de automóveis FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

9 International Crane & Transport Latin America Conference
Celeiro do mundo: maior exportador mundial de soja, açúcar, carne bovina, carne de frango, café, suco de laranja, tabaco e álcool FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

10 International Crane & Transport Latin America Conference
Um mercado de 100 milhões de consumidores ávidos por carros, motos, energia, comunicação, turismo, alimentos... FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

11 International Crane & Transport Latin America Conference
6ª maior economia do Mundo FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

12 International Crane & Transport Latin America Conference
67º no ranking mundial de infraestrutura de transporte FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

13 International Crane & Transport Latin America Conference
Apenas 12% das rodovias pavimentadas km País Malha Rodoviária Malha Pavimentada % de Pavimentação EUA 65,47% China 54,00% Brasil 12,24% FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS Fonte: Revista Exame

14 International Crane & Transport Latin America Conference
Quase 50% da malha com problemas de manutenção Ano Extensão Total Pesquisada Ótimo Bom Regular Ruim Péssimo 2009 89.552 13,50 % 17,50 % 45,00 % 16,90 % 7,10 % 2010 90.945 14,70 % 26,50 % 33,40 % 17,40 % 8,00 % 2011 92.747 12,60 % 30,00 % 30,50 % 18,10 % 8,80 % Fonte: Pesquisa CNT de Rodovias 2009/2010/2011 FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

15 International Crane & Transport Latin America Conference
88,3% das rodovias federais são de pista simples FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

16 International Crane & Transport Latin America Conference
42% das rodovias não tem acostamento FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS Fonte: pesquisa CNT 2011

17 International Crane & Transport Latin America Conference
Apesar de quase 90% da população e da produção industrial se localizar próxima dos mais de 8 mil quilômetros de costa FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

18 International Crane & Transport Latin America Conference
Somente 15% dos transportes são feitos por cabotagem FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

19 International Crane & Transport Latin America Conference
Resultado: um grave desequilíbrio entre demanda e oferta de infraestrutura de transporte “Apagão” Logístico FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

20 International Crane & Transport Latin America Conference
Com graves consequências: FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

21 International Crane & Transport Latin America Conference
Aumento da quantidade e gravidade dos acidentes FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

22 International Crane & Transport Latin America Conference
Aumento dos congestionamentos nas cidades e nas estradas FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

23 International Crane & Transport Latin America Conference
Aumento da restrição aos caminhões FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS Das 26 capitais brasileiras 22 proibem o tráfego de caminhões

24 International Crane & Transport Latin America Conference
Rápida deterioração da infraestrutura FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

25 Aumento dos custos logísticos
% dos custos logísticos em relação ao PIB 11.6% 8.7% Brasil EUA Transporte Estoque Armazenagem Administrativo Fontes: Brasil: instituto ILOS EUA: CSCMP's 20th Annual State of Logistics Report (Rosalyn Wilson) – Somente custos domésticos

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Esse é, portanto, o cenário atual do Brasil: um país que cresce há pelo menos 7 anos consecutivos... FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

27 International Crane & Transport Latin America Conference
Que tem um mercado interno de mais de 100 milhões de consumidores FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

28 International Crane & Transport Latin America Conference
Que tem no horizonte dos próximos quatro anos a realização de dois grandes eventos esportivos... 2014 2016

29 International Crane & Transport Latin America Conference
Que tem o desafio de explorar as gigantescas reservas de petróleo e gás do pré-sal...

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De construir milhões de moradia e resolver o problema do saneamento básico

31 International Crane & Transport Latin America Conference
De fazer elevados e inadiáveis investimentos em infraestrutura logística (rodovias, ferrovias, portos e aeroportos)

32 International Crane & Transport Latin America Conference
Investimentos, que segundo levantamento da Sobratema, até 2016, somam R$ 1,48 trilhão. Um total de mais de 12 mil grandes obras, a maioria já em andamento. As áreas de petróleo e gás, de infrastrutura de transporte e de energia são as que atraem os maiores aportes.

33 International Crane & Transport Latin America Conference
Este, portanto, é o cenário positivo. Mas, quais são os problemas, os entraves, as barreiras? FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

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São vários. A ordem depende do setor Carga tributária: 40% do PIB Juros elevados Câmbio Infraestrutura logística e de transportes Preço da energia Falta da mão de obra qualificada Burocracia FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

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Aqui vamos nos concentrar nas barreiras ao desenvolvimentos dos transportes especiais: Falta de Infraestrutura logística Falta da mão de obra qualificada Burocracia FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

36 International Crane & Transport Latin America Conference
O principal problema com a infraestrutura logística é a falta de investimento em ampliação e modernização da malha rodoviária e falta de manutenção De 2001 a 2011 foram insvestidos R$ 166 bilhões, ou menos de 1% do PIB ao ano. O país precisaria ter investido pelo menos 3% do PIB somente para evitar a deterioração da infraestrutura existente FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

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Além da falta de recursos públicos para os investimentos necessários, falta projetos e fiscalização adequados. Sobra burocracia e corrupção FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

38 International Crane & Transport Latin America Conference
De acordo com o Senador Clésio Andrade, atualmente o Brasil leva dez anos para duplicar uma rodovia de 500 Km: “O trâmite de licenças ambientais e editais de concorrência leva seis anos, além de mais quatro para a execução das obras” FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

39 International Crane & Transport Latin America Conference
Uma das saídas encontradas para resolver o problema do financiamento dos investimentos em infraestrutura foi a concessão... Foram concessionados até o momento: 16 mil km de rodovias 28 mil km de ferrovias 3 aeoroportos Portos e terminais marítimos: em curso FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

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A concessão dos principais eixos rodoviários do país, estabilizou a situação nas regiões sul e sudeste, porém com aumento considerável dos custos do frete rodoviário. FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

41 No caso dos transportes especiais, verificou-se uma descentralização dos investimentos e das obras

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Com as cargas produzidas em São Paulo e no sudeste tendo agora que ser transportadas para as regiões Norte e Nordeste

43 International Crane & Transport Latin America Conference
E o aparecimentos de novos fluxos e novas rotas de transporte

44 International Crane & Transport Latin America Conference
Com expressivo aumento das dificuldades e dos custos devido a falta de investimentos nos demais corredores, principalmente, na manutenção de pontes e viadutos. FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

45 Resultando na limitação da capacidade portante de pontes e viadutos BR Divisa MG / BA - Pontes limitadas em 45 t

46 BR-153 -Trecho Divisa SP/MG até Divisa MG/GO - Pontes limitadas em 25 t

47 BR- 101 - Ligação Vitória / Salvador - Pontes limitadas em 45 t

48 Além de uma série de outros problemas e restrições que resultam no aumento do tempo de viagem e dos custos como:

49 Grande maioria das rodovias de pista simples

50 Com baixos raios de curvatura
Aumento do tempo e do custo do transporte

51 Com pontes estreitas e sem acostamento
Necessidade de veículos especiais, aumento do tempo e do custo do transporte

52 Com gabarito verical defasado e insuficiente
Trazendo riscos à integridade da carga e aumento do percurso por falta de áreas de escape

53 Tendo que, muitas vezes, remover estruturas
Tendo que, muitas vezes, remover estruturas. Com aumento de custos e perda de tempo

54

55 Com danos ao patrimônio público e à carga

56 Com custos de remoção / elevação de pórticos

57 Custos com remoção / elevação de rede elétrica

58 Com elevação de rede de trólebus

59 Com a falta de área para passagem de cargas junto às praças de pedágio
Custos e perda de tempo para remoção de cabines de pedágio

60 Com a falta de sinalização
Aumento dos custos e perda de tempo para viabilização da rota

61 Com a falta de locais para estacionamento
Elevação de custos e prejuizos por roubo aos veículos e insegurança dos operadores

62 Com geometria da via inadequada
Custos com acidentes e danos ao veículos e à carga

63 International Crane & Transport Latin America Conference
E a Burocracia... Como é que ela interfere e atrapalha o transporte de cargas especiais

64 International Crane & Transport Latin America Conference
Por falta de Informação; Regras claras; Compliance; Colaboração.

65 International Crane & Transport Latin America Conference
Sem o que fica muito mais complicado: o planejamento a roteirização do transporte a especificação do veículo a precificação de taxas e tarifas o requerimento e obtenção da AET a programação da travessia a operação do transporte

66 International Crane & Transport Latin America Conference
Legislação Problemas FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

67 Apenas o DNIT (rodovias federais) e o DER dos estados de SP, PR e RS têm legislação própria para transporte de cargas especiais Isso é bom ou ruim? SP PR RS

68 International Crane & Transport Latin America Conference
Roteirização Nenhum órgão disponibiliza informação sobre gabaritos e restrições na rodovia FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

69 International Crane & Transport Latin America Conference
Roteirização Falta de padronização e de critérios para exigência de Estudo de Viabilidade DNIT: PBT > 213t DER-SP: PBT > 213t DER-PR: PBT > 175t DER-RS: PBT > 175t BR-116 (Regis Bittencourt): PBT > 85t BR-116 (Dutra): PBT > 150t FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

70 International Crane & Transport Latin America Conference
Roteirização Com a rápida deterioração das pontes e viadutos e do pavimento, praticamente todas as rotas vão precisar de viabilização estrutural e geométrica FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS Pontes com escoramento

71 International Crane & Transport Latin America Conference
Especificação do veículo Os pesos máximos permitidos são praticamente uniformes entre os diversos órgãos, o que é uma vantagem. FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS Mas falta conhecimento e critérios mais bem definidos para a especificação do equipamento de transporte

72 International Crane & Transport Latin America Conference
Especificação do veículo A mesma regra se aplica para os conjuntos de eixos hidráulicos FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

73 International Crane & Transport Latin America Conference
Precificação de taxas e tarifas Não há uma padronização entre os diversos órgãos e, em muitos casos, os valores são exorbitantes FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS R$ ,88 para bloqueio de pista na Imigrantes

74 International Crane & Transport Latin America Conference
Taxas de expediente para emissão de AET variam de órgão para órgão DNIT DER-SP DER-MG DER-RJ DAER-RS DER-PR CET-SP R$ 16,54 R$ 164,30 R$ 120,00 R$ 102,93 R$ 58,36 R$ 54,69 R$ 0,00

75 International Crane & Transport Latin America Conference
Taxas de Utilização da Via TAP TUV - DNIT TUV - RS TUV - PR R$ ,00 R$ 5.684,85 R$ 7.091,27 R$ 6.639,98 Tabela comparativa entre as tarifas nos diversos estados, tendo como referência: PBT de 445t e Distância de transporte: 60 Km

76 International Crane & Transport Latin America Conference
Falta de critérios e razoabilidade nas tarifas de Escolta policial  PRF PR-SP PR-RS PR-PR PR-SC R$ 916,00 R$ 164,00 R$ 4.061,44 R$2.000,00 Tabela comparativa entre as tarifas nos diversos estados, tendo como referência: Velocidade: 20 Km/h e Distância de transporte: 400 Km

77 International Crane & Transport Latin America Conference
Falta de critérios e razoabilidade nas tarifas de acompanhamento de concessionárias de rodovias Faltam critérios Tarifas exorbitantes Falta de padronização de procedimentos Sobreposição de equipes

78 International Crane & Transport Latin America Conference
Requerimento e obtenção de AET Falta informação. Falta informatização. Excesso de consultas. Demora e desrespeito aos prazos FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS Em SP concessionárias têm 5 dias de prazo para responder sobre viabilidade do transporte Exceto o do DF, nenhum outro DER emite AET via internet

79 International Crane & Transport Latin America Conference
Programação da travessia Demora no atendimento Prazos não definidos Desrespeito aos limites legais Falta de padronização de procedimentos FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS A concessionária novadutra demora até uma semana para programar o transporte

80 International Crane & Transport Latin America Conference
Operação do transporte Faltam policiais Sobra burocracia Falta padronização de procedimentos Sobra corrupção FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS Não há padronização da fiscalização: se a carreta rodar 1000 km vai sofrer 10 fiscalizações e, em cada uma, descobrir que tem algum problema no equipamento ou na Autorização Especial de Trânsito

81 International Crane & Transport Latin America Conference
Fiscalização Praticamente não há fiscalização de peso o que dá margem a uma concorrência desleal entre as empresas FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS A fiscalização privilegia aspectos formais e documentais ao invés de aspectos de segurança relacionados à amarração da cargas e estado de consevação do veículo

82 International Crane & Transport Latin America Conference
Como o país enfrenta essa situação: Governo: buscando novas formas de financiamento, já que no últimos anos não conseguiu investir mais que 1,0% do PIB e precisaria investir 4 a 5 vezes mais Setor produtivo: aumentando a pressão política sobre os governos, promovendo estudos e investindo em infraestrutura de transporte Setor logístico: investindo na ampliação da frota em gestão e novas tecnologias FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

83 International Crane & Transport Latin America Conference
Como as empresas devem enfrentar essa situação: FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

84 International Crane & Transport Latin America Conference
Investindo mais em planejamento Executando melhor os projetos Investimento em tecnologia Capacitando sua mão-de-obra Compliance: trabalhando com profundo conhecimento e respeito à legislação/fiscalização Buscando maior envolvimento entre fabricantes de equipamentos, transportadores, embarcadores e órgãos de governo Cobrando e educando os órgãos competentes FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

85 International Crane & Transport Latin America Conference
Quais são as ações do SINDIPESA no enfrentamento desses problemas? FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

86 International Crane & Transport Latin America Conference
Ação do Sindipesa Junto às associadas provendo informação, treinamento, ajudando na interpretação dos requisitos legais e no relacionamento com os diversos órgãos de governo. FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

87 International Crane & Transport Latin America Conference
Ação do Sindipesa Junto aos governos ajudando na atualização e revisão da legislação, informando e educando sobre as necessidades do setor, em termos da infraestrutura e serviços necessários. FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

88 International Crane & Transport Latin America Conference
Ação do Sindipesa Exemplo: mudança da legislação de escolta permitindo a substituição do batedor da PRF pelo batedor credenciado

89 International Crane & Transport Latin America Conference
Ação do Sindipesa Criando comitês técnicos para debater os problemas e propor soluções. Acabam de ser criados dois novos comitês: o de segurança nas operações com guindastes e o de Operações de Transportes Especiais FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

90 International Crane & Transport Latin America Conference
Além disso mantendo profícuo contato e troca de informações com diversas entidades envolvidas com esses temas a nível nacional e internacional, com destaque para a SC&RA, da qual respondemos pelo escritório para a América do Sul FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

91 International Crane & Transport Latin America Conference
Ação do Sindipesa O coroamento dessas ações aconteceu no ano passado durante o evento World Crane and Transport Summit, em Amsterdam , quando assinamos com mais 5 associações The World Crane & Transport Alliance com dentre outros objetivos promover a troca de informações e esforços a nível mundial para simplificação e padronização de procedimentos. FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

92 International Crane & Transport Latin America Conference
Ação do Sindipesa Aproveitamos para prestar de público nossos agradecimentos ao vice-presidente executivo da SC&RA, Mr. Joel Dandrea, um dos grandes responsáveis pela viabilização dessa aliança e, sem dúvida, pela abertura que tem dado ao Sindipesa em seu processo de internacionalização. FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA PETROBRAS

93 International Crane & Transport Latin America Conference
Muito obrigado! JOÃO BATISTA PINHEIRO DOMINICI SINDIPESA Vice-Presidente Executivo Tel: (11) Cel: (11)


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