A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO"— Transcrição da apresentação:

1 REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO

2 Região Corresponde a um agrupamento de áreas com características semelhantes. Podemos regionalizar bairros, cidades, estados e países.

3 Segundo aspectos físicos
Diferentes paisagens

4 Quais as possibilidades de regionalizar o Brasil?
Regiões Geoeconômicas Regiões do IBGE

5 Regiões do IBGE Criada em 1969, sendo considerada a oficial do Brasil;
Cinco grandes regiões de acordo com as características físicas e econômicas; Seus limites respeitam os limites dos estados.

6 Regiões Geoeconômicas ou Complexos Regionais ou ainda Regiões Concentradas
Geógrafo brasileiro Pedro P. Geiger no final da década de 60; Considera o processo histórico e a industrialização, associado aos aspectos naturais; Não respeita o limite entre os estados: O N de MG encontra-se no Nordeste, enquanto o restante do território encontra-se no Centro-Sul. O E do Maranhão encontra-se no Nordeste, enquanto o W encontra-se na Amazônia. O S de Tocantins e do Mato Grosso encontra-se no Centro-Sul, mas a maior parte desses estados pertencem ao complexo da Amazônia. Como as estatísticas econômicas e populacionais são produzidas por estados Mas é muito útil para a geografia, porque ajuda a contar a história da produção do espaço brasileiro.

7 Qual região Concentrada é esta? Por quê?
Agências bancárias Região concentrada: (07 estados) Brasil: (27 estados) Fonte: Febraban, abril/ Telefones fixos Região concentrada: (07 estados) Brasil: (27 estados) Fonte: Anatel, fevereiro/ Telefones celulares Região concentrada: (07 estados) Brasil: (27 estados) Fonte: Anatel, fevereiro/ Ferrovias vagões incorporados no sistema ferroviário entre 1997 e (Salta de 20 aquisições em 1997 e sobe para uma média de vagões a partir de 2004) locomotivas incorporados no sistema ferroviário entre 1997 e (Salta de 10 aquisições em 1997 e sobe para uma média acima de 230 locomotivas a partir de 2004 com frota atual de unidades) O volume transportado salta de 250 milhões de toneladas em 1997 para 404 milhões de toneladas em 2006 A maior parte deste volume localiza-se na região concentrada Fonte: Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários – ANTF Rodovias 1,6 milhão de km de rodovias A maior parte deste volume localiza-se na região concentrada Fonte: Geipot, 1999

8 Complexos Regionais / O Nordeste
Pólo mais rico da América portuguesa monocultura da cana trabalho escravo. É considerada “região-problema" do país, enfrenta graves conflitos sociais e econômicos: área de repulsão de população, analfabetismo, mortalidade infantil, concentração de renda e de terras, seca, falta de oportunidades de emprego. Pode ser dividido em quatro sub-regiões ocupa 18% do território brasileiro

9 Sub-região Meio-Norte
Zona de transição entre o Nordeste e a Amazônia Maranhão e Piauí O extrativismo do babaçu e a agricultura do algodão e do arroz são as principais atividades econômicas do Meio-Norte.

10 Sub-região Sertão É a maior das sub-regiões nordestinas, ocupada em sua maior parte pelo Polígono das Secas; A pecuária extensiva de corte e o cultivo arroz e algodão; Projetos de irrigação tem favorecido a produção de frutas em áreas sertanejas.

11 Sub-região Agreste Pequena faixa que atravessa de norte a sul os estados do RN, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. A cidade de Campina Grande, na Paraíba, é chamada de "capital do Agreste". O Agreste marca a transição entre a área litorânea (Zona da Mata) e o Sertão, A policultura comercial e a pecuária leiteira são as principais atividades econômicas

12 Sub-região Zona da Mata
Ocupa a faixa litorânea do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia. Foi o primeiro local do Brasil a ser povoado. Hoje é a área mais populosa e a que concentra duas das três maiores cidades do Nordeste: Salvador (Bahia) e Recife (Pernambuco). O cultivo da cana-de-açúcar e do cacau representa sua principal atividade econômica. Atualmente: Turismo

13 Complexos Regionais O Centro-Sul
Atual núcleo econômico do país; Concentra a economia moderna, tanto no setor industrial como no setor agrícola, além da melhor estrutura de serviços. Sede da capital política e da capital econômica do país.

14 Complexos Regionais A Amazônia
É o espaço de povoamento mais recente; Coberta densa floresta, com clima equatorial, que dificulta o povoamento; Movimentos migratórios: do Centro-Sul; do Nordeste; Hoje é a região mais recebe população.

15 Políticas regionais no Brasil
Com o objetivo de diminuir as desigualdades socioeconomicas existentes entre as regiões brasileiras e estimular o desenvolvimento regional, foram criadas instituições governamentais, são elas: - SUDENE SUDESUL - SUDAM - SUDECO

16

17

18 LEI Nº , DE 24 ABRIL DE 2008 Art. 1o  Esta Lei altera as alíneas “b” e “c” e revoga a alínea “d” do art. 2o do Decreto no 2.784, de 18 de junho de 1913, a fim de modificar os fusos horários do Estado do Acre e de parte do Estado do Amazonas do fuso horário Greenwich “menos cinco horas” para o fuso horário Greenwich “menos quatro horas”, e da parte ocidental do Estado do Pará do fuso horário Greenwich “menos quatro horas” para o fuso horário Greenwich “menos três horas”. 

19 b) o segundo fuso, caracterizado pela hora de Greenwich ‘menos três horas’, compreende todo o litoral do Brasil, o Distrito Federal e os Estados interiores, exceto os relacionados na alínea ‘c’ deste artigo;  c) o terceiro fuso, caracterizado pela hora de Greenwich ‘menos quatro horas’, compreende os Estados de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, do Amazonas, de Rondônia, de Roraima e do Acre. 


Carregar ppt "REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google