A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Não tenho pernas nem asas, mas corro, caio e voo Posso ser dura como pedra ou suave como o ar Não tenho cheiro nem cor, nem tão pouco sabor A mim deves.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Não tenho pernas nem asas, mas corro, caio e voo Posso ser dura como pedra ou suave como o ar Não tenho cheiro nem cor, nem tão pouco sabor A mim deves."— Transcrição da apresentação:

1

2 Não tenho pernas nem asas, mas corro, caio e voo Posso ser dura como pedra ou suave como o ar Não tenho cheiro nem cor, nem tão pouco sabor A mim deves a vida, já conseguiste adivinhar? Sou…

3

4 Porque chove? Como nascem os rios? Porque é que, chovendo tanto, a água não acaba? E, já agora, o que é isso de

5 O sol aquece a água, que passa ao estado gasoso (evapora-se). Minúsculas partículas (vapor de água) vão subindo até ao céu.

6 No céu, as partículas de água juntam-se todas muito apertadinhas, formando as nuvens. Quanto mais carregadinhas de gotículas estão as nuvens, mais escuras se tornam. As nuvens são levadas pelo vento e, quando chegam a um sítio frio, o vapor de água torna-se líquido – dá- se a condensação – e cai sob a forma de chuva.

7 Se as nuvens passarem por um sítio muito, muito frio, a água líquida torna- -se sólida (solidificação) e cai como neve, saraiva ou granizo.

8 Uma parte da chuva infiltra-se no solo e forma, debaixo da terra, lençóis de água. Quando esse lençóis encontram uma abertura no solo, forma-se uma nascente. A água da chuva faz com que o leito do rio vá alargando cada vez mais. Por fim, a chuva rega as plantas e sacia a sede dos animais. É dos lençóis de água subterrâneos que vem a água do poço… … e também aquela que chega às nossas casas!

9 Vários rios pequenos vão-se juntando formando rios sempre maiores. Todos eles correm para o mar. O local onde o rio se junta ao mar chama-se foz.

10 A nossa viagem acabou, mas a da água nunca acaba! Agora, o Sol vai aquecer a água e tudo começará de novo!


Carregar ppt "Não tenho pernas nem asas, mas corro, caio e voo Posso ser dura como pedra ou suave como o ar Não tenho cheiro nem cor, nem tão pouco sabor A mim deves."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google