A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Antigamente referia-se ao Filo dos Protozoários. Atualmente o termo protozoário tem sido empregado como uma designação coletiva, sem valor taxonômico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Antigamente referia-se ao Filo dos Protozoários. Atualmente o termo protozoário tem sido empregado como uma designação coletiva, sem valor taxonômico."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Antigamente referia-se ao Filo dos Protozoários. Atualmente o termo protozoário tem sido empregado como uma designação coletiva, sem valor taxonômico. Os antigos Subfilos passaram a ser os atuais Filos. A classificação dos protozoários é feita com base nas estruturas de locomoção que apresentam.

4 Os protozoários podem ser fixos ou se deslocar através de cílios, flagelos ou pseudópodes. De acordo com o tipo e a presença ou não dessas organelas locomotoras, os protozoários classificam-se em:

5 Sarcodina (sarcodíneos)Mastigophora (mastigóforos) Locomovem-se através de pseudópodos. Exemplo.: as amebas Locomovem-se através de flagelos. Também conhecidos como flagelados. Exemplo.: tripanossomo

6 Ciliophora (ciliados)Sporozoa (esporozoários) Locomovem-se através de cílios. Exemplo.: paramécio Não possuem estruturas de locomoção. Exemplo.: plasmódio.

7 Os protozoários são eucariontes unicelular desprovidos de clorofila, que vivem isolados ou formando colônias, nos mais variados tipos de hábitat. Podem ser aeróbicos ou anaeróbicos e exibir vida livre ou associar-se a outros organismos. Neste último caso, alguns se comportam como simples comensais, isto é, sem causar danos se alojam no organismo hospedeiro, nutrindo-se de seus restos alimentares. É o caso da Entamoeba coli, protozoário comensal que pode ser encontrado no intestino humano.

8 Outros se comportam como mutualísticos, isto é, estabelecem com o hospedeiro uma relação de benefícios mútuos; é o caso do Trichonympha collaris, que vive no intestino de cupins, onde promove a digestão da celulose, auxiliando assim a nutrição desses animais; em troca, o protozoário encontra no inseto alimento e hábitat adequado para sua sobrevivência. Alguns atuam como parasitas do homem e de outros seres vivos. Os protozoários são microscópicos, mas existem exceções que podem ser visualizadas a olho nu, como o Spirostomum, que mede cerca de 5 milímetros de comprimento.

9 EspécieClasseDoençaSintomasTransmissão Entamœba histolyticaRizópodoAmebíaseUlcerações intestinais, diarréia, enfraquecimento Ingestão de cistos eliminados com as fezes humanas. Trypanosoma CruziFlageladoDoença de ChagasProblemas no coração, inchaço do baço e fígado, mal estar Fezes do inseto barbeiro (Triatoma sp.) Leishmania brasiliensisFlageladoÚlcera de BauruUlcerações (feridas que não cicatrizam) no rosto, braços e pernas Picada do mosquito palha (Phlebotomus sp.) Trichomonas vaginalisFlageloTricomoníaseVaginite, uretrite, corrimentoRelação sexual ou toalhas e objetos úmidos contaminados Giardia lambliaFlageladoGiardíaseDores abdominais, diarréiaIngestão de cistos eliminados com fezes humanas Plasmodium vivaxEsporozoárioMaláriaFebres, anemia, lesões no baço e no fígadoPicada de mosquito-prego (Anopheles sp.).


Carregar ppt "Antigamente referia-se ao Filo dos Protozoários. Atualmente o termo protozoário tem sido empregado como uma designação coletiva, sem valor taxonômico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google