A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de Língua Portuguesa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de Língua Portuguesa"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de Língua Portuguesa
Região Nordeste,Brasil.

2 C r e n ç a s Candomblé; Espiritismo; Umbanda; Catimbó de Jurema;
Tambor de Mina.

3 Candomblé Candomblé é um designativo para diversos cultos, intitulados Nações em que há o cultivo dos orixás. Sendo de origem totêmica e familiar, é uma das religiões afro- brasileiras praticadas principalmente no Brasil, pelo chamado povo do santo.

4 E s p i r i t i s m o Espiritismo é o conjunto de doutrinas espiritualistas que acreditam na possibilidade de comunicação com os espíritos através de médiuns.

5 Umbanda A Umbanda é uma religião brasileira e fundamentada em 3 pilares que são sua base de sustentação:O AMOR ,A CARIDADE e a HUMILDADE, composta de um Deus único (OLORUM),que é o criador de tudo e todos,onde seus freqüentadores reverenciam entidades superiores denominados ORIXÁS, sendo o principal Jesus (OXALÁ).

6 Catimbó de Jurema O Catimbó-Jurema é um culto híbrido, nascido dos contatos ocorridos entre as espiritualidades indígena, européia e africana, contatos esses que se deram em solo brasileiro, a partir do século XVI, com o advento da colonização.

7 Tambor de Mina tambor de mina se caracteriza por ser religião iniciática e de transe ou possessão. No tambor de mina mais tradicional a iniciação é demorada, não havendo cerimônias públicas de saída, sendo realizada com grande discrição no recinto dos terreiros e poucas pessoas recebem os graus mais elevados ou a iniciação completa.

8 Danças Nordestinas Xaxado; Maculelé; Samba de Roda; Afoxé;
Samba Reggae; Axé; Frevo; Passistas; Samba.

9 Xaxado é uma dança popular do sertão nordestino que reflete o som dos sapatos dos camponeses que batem a terra seca. A tradição do Xaxado conta os tempos e as façanhas dos bandidos que de vez em ves governaram no sertão e defenderam os camponeses oprimidos contre os mestres ricos e poderosos do litoral. Aqueles bandidos incluiram os caráteres históricos de Lampião e Maria Bonita. Curiosamente, os Xaxados mais antigos conta somente com o som das vozes e das coronhas dos fusis que batem a terra para dar o ritmo.

10 Maculelé é uma dança que originou nas plantações do recôncavo durante o período colonial de Brasil e foi executada pelos escravos para comemorar uma colheita boa. Maculelé foi usado também como uma forma de arte martial no contexto da defesa e da rebelião dos escravos contre os seus donos.

11 Samba de Roda é um tipo de samba e ritmo que virou mais popular no nordeste do país, particularmente na Bahia. Todos dançam juntos num círculo com muita alegria e brincadeira.

12 Afoxé chegou da África com os escravos e na língua dos Yorubas significa “dança da felicidade”. Este tipo de dança serve como base de muitas festas religiosas e animistas em todo o país. É uma mistura intoxicante de movimento, som, e cores, refletindo a sensualidade e o espírito do Brasil como grande mistura étnica e cultural.

13 Samba Reggae é uma mistura de vários ritmos incluindo o afoxé, ijexa, e samba duro com influências do caribe. Paul Simon era o primeiro artista principal para introduzir esta música do samba reggae ao mundo quando tocou e fez turné com a baticada Olodum da Bahia.

14 Axé é um jeito de música e dança mui popular com originem em Salvador Bahia. A palavra vem de um cumprimento ritual do sentido de boas vibrações. Axé é a dança do carnaval da Bahia e domina todos os aspectos da cultura popular baiana. Seu rico visual é único no mundo por sua mistura da ginga, dos sorrisos, paqueros, relances, rostos, vozes, corpos, e cores do povo baiano.

15 Frevo é a dança e a música típica do carnaval de rua em Recife/Olinda no nordeste do país. Esta dança é muito rítmica com coreografia individual e passos rápidos. As dançarinas vestem roupas coloridas e carregam um pequeno guarda-chuva. Originalmente, esta dança não usou nenhumas letras mas confiou unicamente no som dos instrumentos.

16 Passistas (chamados também sambistas) são as dançarinas principais nos desfiles de carnaval do Rio de Janeiro e atuam geralmente na terra na frente da bateria, dançando o passo muito rítmico de “Samba no Pe”. O Samba no pe é uma combinação de ginga, malandragem, elegância, e graça, e é também um dos estilos mais difíceis do samba.

17 Samba A palavra "samba" tem origem africana: na língua Quibundo “Samba” significa “ondulação umbilical” Inicialmente, os escravos africanos celebraram ceremônias segredas baseadas nas suas tradições étnicas e religiosas. O Samba é bem conhecido pela sua versatilidade e vitalidade. Embora alguns formulários do Samba permanescessem muito perto aos suas raizes em Afoxé, a maioria dos movimentos mais modernos do Samba envolveram fusões, tais como o samba-reggae ou o samba-funk. Samba de Enredo é o tipo de Samba dominando nos desfiles do carnaval do Rio de Janeiro. Suas letras contam uma história do passado ou presente acompanhado pelo ritmo da batucada. Samba de Enredo se tornou popular nos anos 1920 quando começou a dominar o carnaval do Rio de Janeiro.

18 Vestimentos Nordestino
AS ROUPAS DA CULTURA NORDESTINA VARIAM DE ESTADO PARA ESTADO DE COMEMORAÇÃO PARA COMEMORAÇÃO. EX: A VESTIMENTA DO BOIADEIRO, DO CANGACEIRO, DO REISADO,DO QUILOMBO E DOS ESCRAVOS MAUÊS SÃO COLORIDAS DE DIVERSAS FORMAS.

19 COMIDAS TÍPICAS Temos a Buchada de bode, a buchada de carneiro que é apreciada no ceará. Alagoas é o lugar de comer muito peixe, crustáceos, mariscos e moluscos, lagostas, camarões, como as peixadas com pirão e regadas ao molho de pimenta.

20 Base Econômica Nordestina
A economia da Região Nordeste do Brasil foi a base histórica do começo da economia do Brasil, já que as atividades em torno do pau-brasil e da cana-de-açúcar predominaram e foram iniciadas no Nordeste do Brasil.

21 Base Econômica Nordestina
A Região Nordeste é, atualmente, a terceira economia do país entre as grandes regiões. Sua participação no Produto Interno Bruto brasileiro,(PIB), foi de 13,1% em Ainda assim, é a região com o mais baixo PIB per capita e maior nível de pobreza

22 Base Econômica Nordestina
As maiores economias da Região Nordeste são, respectivamente, Bahia, Pernambuco e Ceará, estados que concentram, juntos, 8,3% do PIB nacional. Já os estados nordestinos com maior PIB per capita são Sergipe, Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco, seguidos por Ceará, Paraíba, Alagoas, Maranhão e Piauí

23 Base Econômica Nordestina
A região é vista por muitos economistas como uma das mais promissoras do mundo ocidental, pois tem cerca de 30% da população brasileira e grande parte de seus habitantes ainda fora do mercado consumidor

24 Trabalho de Língua Portuguesa
E.E.Dr. Martinho Marques Trabalho de Língua Portuguesa 1º Ensino Médio “A” Alunos: Guilherme R. , Álvaro , Alex , Elenilço e Diogo. Profº: Luciana Fim (:


Carregar ppt "Trabalho de Língua Portuguesa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google