A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fungos Pioneiros entre as formas de vida na Terra, são tão diversos entre si e diferentes de todos os outros seres do planeta que, depois de muita controvérsia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fungos Pioneiros entre as formas de vida na Terra, são tão diversos entre si e diferentes de todos os outros seres do planeta que, depois de muita controvérsia."— Transcrição da apresentação:

1 Fungos Pioneiros entre as formas de vida na Terra, são tão diversos entre si e diferentes de todos os outros seres do planeta que, depois de muita controvérsia sobre sua classificação, acabaram considerados um reino à parte na natureza Os fungos constituem um grupo de microorganismo que tem grande interesse prático e cientifico. (Suas manifestações são familiares: todos já viram os crescimentos azuis e verdes em laranjas, limões e queijos, as colônias cotonosas, brancas ou acinzentadas, no pão e no presunto, os cogumelos dos campos ou nas prateleiras) e os chapéus-de-cobra nas matas. Os fungos, essas esquisitas criaturas que crescem tanto em organismos vivos como nos mortos, começam a ser cobiçados para ajudar empresas brasileiras no controle de qualidade de produtos industrializados

2 Exemplos de Fungos

3 Micorrizas As micorrizas formam-se quando as hifas de um fungo invadem as raízes de uma planta. As hifas vão auxiliar as raízes da planta na função de absorção de água e sais minerais do solo, já que aumentam a superfície de absorção ou rizosfera.. Os fungos, como "pagamento" dos seus serviços, recebem da planta os fotoassimilados (carboidratos), que necessitam para a sua sobrevivência e que não conseguem sintetizar, pois não possuem clorofila. Tipos de micorrizas, 1 - Endomicorrizas ou micorrizas arbusculares; 2 - Ectomicorrizas; 3 - Ectendomicorrizas; 4 - Micorrizas arbutóides; 5 - Micorrizas monotropóides; 6 - Micorrizas Ericóides e 7 - Micorrizas orquidóides. A seguir, são apresentadas as características dos principais tipos de micorrizas que ocorrem na natureza. Endomicorrizas- São fungos com hifas asseptadas que colonizam as raízes de plantas de quase todos os gêneros das Gimnospermas e Angiospermas. são utilizadas em várias áreas de pesquisa e no desenvolvimento de mudas em viveiros. Ectomicorrizas - Essas micorrizas são formadas na grande maioria dos casos, por fungos com hifas septadas da classe dos Basidiomicetos. Ectendomicorrizas - É um tipo intermediário entre as endomicorrizas e as ectomicorrizas. Essas associações possuem muitas das características das ectomicorrizas.

4 Exemplos de Micorrizas

5 Liquens Os líquens são seres vivos muito simples que constituem uma simbiose de um organismo formado por um fungo (o micobionte) e uma alga ou cianobactéria (o fotobionte). Os líquenes desenvolvem-se como lâminas ou placas de várias cores na superfície de árvores ou de pedras, expostas à umidade e ao sol. São geralmente estudados pelos botânicos, apesar de não serem verdadeiras plantas. Como funciona O micobionte se beneficia da simbiose através dos açúcares ou polióis, que são o seu alimento, produzida pelo fungo, através da fotossíntese. A alga ganha proteção, uma vez que o fungo normalmente forma a superfície externa e mantém o interior do talo úmido, resultando num ambiente mais estável para a alga, que pode então desenvolver-se mais. O fungo consegue o açúcar através de hifas especiais, chamadas apressórios ou haustórios que entram em contato com a parede celular da célula da alga. Aparentemente, o fungo pode produzir uma substância que aumenta a permeabilidade da parede da alga e permite-lhe adquirir, por difusão, até 80% do açúcar que a alga produz

6 Exemplos de Líquens


Carregar ppt "Fungos Pioneiros entre as formas de vida na Terra, são tão diversos entre si e diferentes de todos os outros seres do planeta que, depois de muita controvérsia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google